sexta-feira, 19 de junho de 2009

JOÃO MONTEIRO ATINGE OS QUARTOS DO FUTURE SLAM TOUR WIMBLEDON!

O João Monteiro encontra-se em Madrid acompanhado pelo treinador Ricardo Cortes para disputar a etapa "Wimbledon" do Future Slam Tour, um circuito por convites disputado em Espanha que visa recriar os verdadeiros Grand Slams do circuito ATP e que é considerado um dos mais fortes do mundo para jogadores Sub-16 masculinos. Para cada torneio são convidados os 8 melhores espanhóis em Sub-16 e 8 estrangeiros que variam de etapa para etapa, formando um quadro de 16 jogadores, e que inclui um torneio de consolação para quem é eliminado na 1ª ronda. Neste torneio, disputado no incrível Club de Campo Villa de Madrid, e organizado pelo ex-nº 18 ATP Francisco Clavet, recria-se o torneio de Wimbledon, pelo que se disputa em relva (sintética).

Na 1ª ronda, o João defrontou Carlos Bautista, atleta que treina sob a supervisão da RFET (Federação Espanhola) e que, para além de representar a selecção espanhola tem como resultado mais importante a conquista do Masters Nike Junior Tour em Sub-14 o ano passado, seguindo nomes ilustres como os de Rafael Nadal e Carlos Boluda. O João passou este duro teste com os parciais de 7/6 (4) 6/3, não enfrentando um único ponto de break e com alguns pontos de grande qualidade defensiva conseguiu quebrar o serviço do adversário por 2 vezes no 2º set, uma das quais no último jogo. Nos quartos-de-final, frente ao 2º cabeça-de-série e nº 10 do ranking europeu da categoria, o espanhol Oriol Roca, o João voltou a servir muito bem nos primeiros 2 sets, vencendo o 1º por 7/5 e forçando o tie-break do 2º após salvar um set point no seu serviço a 5/6; neste começou a vencer por 2-0, antes de ceder por 7-5, o que lhe custou uma entrada apática no 3º set, que foi aquele em que a exibição de ambos oscilou mais, e que terminou com o parcial de 6/4 para o espanhol, num encontro de excelente qualidade, disputado sob quase 40º.
De realçar ainda que o João disputou todo o torneio com uma lesão no pulso esquerdo, que o impossibilitou de executar a sua esquerda ao melhor nível.


Parabéns ao João por se ter dignificado, aos seus treinadores, ao Sport, e ao ténis português, embora este não o tenha tratado muito bem nos últimos tempos - para além da ausência de convocatórias para a selecção nacional (aparentemente a sua cotação em Espanha é maior que no nosso país), não tem havido qualquer referência à sua participação neste torneio na comunicação social especializada, sendo este um torneio de enorme prestígio, e com bastante reconhecimento "até" em Portugal, já que o único português que já o disputou, Miguel Almeida, até o venceu!

Sem comentários: