domingo, 2 de agosto de 2009

INTERNACIONAL JUNIOR DE LEIRIA! JOÃO MONTEIRO OITAVO-FINALISTA DE SINGULARES E SEMI-FINALISTA DE PARES!

Os dois atletas do Sport, Inês Xavier e João Monteiro, tiveram sortes diferentes na fase de qualificação desta prova, grupo 4 na escala de torneios do circuito mundial de Sub-18, tutelado pela Federação Internacional de Ténis (ITF), que se realiza de 1 a 8 de Agosto, no Centro Internacional de Ténis de Leiria.
A Inês foi eliminada na primeira ronda pela espanhola Carla Mocete, por 6-0 7-6, num jogo em que no primeiro set mais disputado do que o parcial indica, com muitos jogos discutidos nas vantagens, enquanto no segundo set, chegou inclusivé a dispôr de set points.
Por sua vez, o João, venceu a primeira ronda por 6-0 6-0 um adversário de bom nível, João Nascimento (CIF) e venceu na segunda ronda o brasileiro Thiago Bitencourt, pr 6-4 6-4, assegurando o lugar na ronda de acesso ao quadro principal, contra adversário ainda por determinar. Os quadros desta prova podem ser vistos em http://tennisresultados.webnode.com/internacional-junior-leiria/.
Boa sorte, João!
ACTUALIZAÇÃO 03/08:
O João assegurou a passagem ao Quadro Principal, com uma suada vitória sobre o espanhol Javier Varela Hernani, pelos parciais de 7/6 (5) 6/4, que muito se ficou a dever ao cansaço acumulado da ronda anterior, que também se disputou no domingo. Daqui a pouco o João entra outra vez no court para defrontar o tenista de Hong Kong, Pak Long Yeung, actual 1698º do ranking ITF.
Nos pares, e associado ao João Domingues (Espinho), o João conseguiu uma importante vitória, ao derrotar o par da selecção nacional de Sub-18, Francisco Dias e Diogo Monteiro (Oeiras). No entanto, voltamos a lembrar que o João nem sequer é convocado para a Selecção Nacional de Sub-16!
ACTUALIZAÇÃO 04/08:
O João continua a brilhar nos courts do Clube Internacional de Ténis de Leiria, e desta vez recuperou de uma desvantagem de 4/6 3/5 na 2ª ronda, face ao israelita Daniel Skripnik, 13º cabeça-de-série e 607º do ranking ITF, para se impor por 4/6 7/5 6/3. Nos oitavos-de-final terá provavelmente pela frente um velho conhecido, o também portuense Francisco Ramos, cabeça-de-série nº 2 da prova.
ACTUALIZAÇÃO 06/08:
O João terminou a sua participação neste ITF de Leiria com uma exibição apagada face a Francisco Ramos, caindo por 6/4 6/1, num encontro em que nos relatou ter jogado bem abaixo do que havia feito em rondas anteriores.
No entanto, em pares, os Joões (monteiro e Domingues) continuam a avançar e marcaram encontro com Mensurado (Portugal) e Cagnina (Bélgica) nas meias-finais da prova, após ultrapassarem sucessivamente Dias e Monteiro, os israelitas Hefetz e Faiman, e os gregos Tarassis e Giannkakis.
ACTUALIZAÇÃO 07/08:
Os Joões ficaram-se pela meia-final de pares, onde foram travados pela dupla Mensurado/Cagnina, pelos parciais de 6/2 6/4.
Ficam deste torneio as boas indicações dadas pelo João pouco após o seu regresso de férias, e, naquele que foi o seu primeiro torneio ITF com objectivos ambiciosos, a conquista dos primeiros pontos para este ranking.
Para a semana o João foi contemplado com um wild card para a Taça Diogo Nápoles, torneio também ITF, que se disputa no Lawn Tennis Clube da Foz. Em breve afixaremos um post sobre este torneio, onde estão 3 atletas do Sport.

Sem comentários: