sexta-feira, 18 de julho de 2008

A IMPORTÂNCIA DA VARIEDADE DE PARCEIROS NO TREINO!

Na formação de jovens tenistas de competição é fundamental a variedade de parceiros de treino, pois os atletas aprendem a lidar com os diferentes estilos de jogo, e quanto mais estilos se enfrentar mais completo os atletas se tornam!
No horário de Verão o Grupo FPT 2007/2008, constituído por 18 atletas, há 4 atletas (Arthur Garat, Bernardo Manahu, Francisco Cabral e Lucas Nogueira) a treinar com o Grupo Esperanças (com mais 8 atletas) todos os dias úteis, às 15 horas, e os restantes 14 atletas (Álvaro Teixeira, André Husgen, Bernardo Bastos, Diogo Menezes, Filipe Bela, Filipe Mendes, Francisco Monteiro, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira, Henrique Teixeira, Inês Xavier João Monteiro, José Dias e Tiago Vieira) têm os seus treinos marcados todos os dias úteis às 11 horas. Durante o ano lectivo, condicionados pelos horários escolares, os atletas acabam por treinar, semanas consecutivas, com um número reduzido de parceiros, e no Verão, é a altura ideal para poderem, graças ao facto de no Sport termos vários atletas com bom nível, treinar com parceiros de treino diferentes dos que treinam ao longo do ano. Relembro os atletas que para além destes atletas que integram o Grupo FPT, vocês podem desafiar os atletas do grupo ETA/ITF para jogar fora dos treinos, desde que haja courts livres, o que perante os treinos condicionados que muitas vezes fazemos é bom jogarem sets livres.
Temos consciência que mesmo em férias escolares, há outras condicionantes que justificam algumas ausências dos treinos, como os torneios, exames escolares ou a gestão da motivação/cansaço para treinar! Foi por isso com alegria, que registamos, ontem, 17 de Julho, a presença de 8 atletas no treino das 11 horas como podem ver na fotografia. Os presentes, não podem negar que o treino foi muito divertido (mesmo os que perderam mais vezes do que ganharam no jogo das divisões), e convidamos todos para que apareçam mais vezes, pois para além de variarem os parceiros de treino poderão variar no tipo de treino que se faz! Neste treino em particular, André Husgen, por mais estranho que pareça (praticamente ausente nos treinos dos últimos meses), foi o grande dominador do treino aguentando-se na 1a divisão mais vezes, Tiago Vieira e João Monteiro revelaram-se a concorrência mais feroz, seguidos do Gerardo Castro e o Álvaro Teixeira, que andaram entretidos entre a 2a e a 3a divisões, que contou com visitas esporádicas da Inês Xavier e do Diogo Menezes, que não conseguiram melhor do que derrotar consecutivamente na quarta divisão, o Filipe Mendes, o simpático "lanterna vermelha" deste campeonato realizado neste treino. Nós, treinadores, gostamos imenso destes treinos, e seria bom que se repetisse durante o Verão. Lá vos esperamos no parque da cidade!

Sem comentários: