sábado, 9 de maio de 2009

GRANDE COMITIVA DO SPORT A CAMINHO DA ESLOVÉNIA!

Parte este Domingo, dia 10 de Maio, às 6.45 h da manhã, do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, uma comitiva de 6 atletas e um treinador do Sport, para disputar 2 torneios de categoria 2 Tennis Europe, nas categorias de sub-14 e sub-16, em Maribor, Eslovénia.
1º Torneio - Raiffeisen Open:
Sub-16
Nas meninas, a Inês Xavier tem entrada directa no Quadro Principal, só devendo jogar lá para 3ª ou 4ª feira.
Nos rapazes, o José Tinoco e o Rui Lima vão jogar o Qualifying, que começará na 2ª feira.
Sub-14
Nos rapazes, o Joaquim Ferreira, o Mário Pinto e o Filipe Mendes estarão no Qualifying, este último beneficiando de um wild card da organização para entrar. Todos começarão a jogar também na 2ª feira.
2º Torneio - Bergant Memorial:
Sub-16
Nas meninas, a Inês é a 2ª cabeça-de-série do Qualifying, podendo ainda aspirar à entrada no Quadro Principal sem ter de jogar.
Nos rapazes, o José e o Rui disputarão novamente o Qualifying., sendo que o Rui, sendo o 4º jogador a entrar, ainda poderá entrar no Quadro sem jogar esta fase.
Sub-14
O Joaquim garantiu a entrada no Quadro Principal para esta semana, enquanto o Mário e o Pipo ainda poderão entrar no Quadro sem passar pelo Qualifying, já que estão 4 e 5 posições de fora, respectivamente.
Manter-vos-emos ao corrente das prestações dos nossos atletas, que serão acompanhados pelo Ricardo Cortes.
Actualização 10/05:
Os jogos começam bem cedo amanhã. O Mário é o primeiro a jogar, às 8.30h, seguido pelo Joaquim, e o Pipo é o 3º jogo da manhã.
No outro clube, onde se jogam os Sub-16, o Zé Tó é o 2º jogo das 8.30 h e o Rui joga a seguir.
Ainda haverá jogos da 2ª ronda do Qualifying amanhã, para quem vencer o primeiro jogo.
Actualização 11/05:
Uma autêntica razia, foi o que sucedeu hoje aos atletas do Sport envolvidos no Qualifying do Raiffeisen Open.
Nos rapazes Sub-14, o dia começou cedo para o Mário Pinto, que foi derrotado ao fim de 3 partidas, com os parciais de 4/6 6/4 6/1, pelo belga Omar Salman, num encontro que esteve bastante controlado (o Mário não aproveitou inclusivé uma vantagem de 5-1 no 1º set) e que durou 2.30h. O Filipe Mendes foi derrotado por 6/2 6/3, pelo húngaro Johann Gass, num encontro em que nunca acreditou verdadeiramente em si, mas que estava perfeitamente ao seu alcance. O Joaquim Ferreira logrou passar a 1ª ronda, vencendo por 2/6 6/3 6/1 o esloveno Miha Okorn, soçobrando de seguida com o inglês Sam Taylor, 493º TE, por 6/3 6/4, num encontro em que padeceu do mesmo mal que o Pipo.
Nos Sub-16, o José Tinoco venceu a 1ª ronda por 6/0 6/0 ao convidado local Dusko Krebanjevic, perdendo de seguida com o 11º cabeça-de-série e 588º TE, Nathan Lemke, australiano, por 6/4 6/3, num encontro em que o Zé admitiu ter sentido alguns nervos. O Rui Lima ficou pela 1ª ronda, num encontro de 3 h face a um austríaco, Alexander Grabher, 652º TE, em que o Rui esteve a vencer por 4-2 no 3º set, antes de perder por 6/3 3/6 6/4.
Amanhã ficaremos a conhecer a adversária da Inês Xavier na 1ª ronda do Quadro Principal, que se disputará 4ª feira.
Actualização 12/05:
A Inês Xavier joga amanhã o 3º jogo das 8.30h contra a 4ª cabeça-de-série e 208ª do ranking TE, a suiça Romaine Zenhäusern, na 1ª ronda do Quadro Principal de raparigas Sub-16.
Actualização 13/05:
A Inês venceu o encontro da 1ª ronda face à 4ª cabeça-de-série, a suiça Zenhäusern, após um início em que mais tarde admitiu não ter conseguido dominar os nervos, o que levou a que demorasse bastante tempo a assentar o seu jogo, explicando o parcial de 0/6 (!) no 1º set, após o qual dominou inequivocamente a partida, aproveitando também o desnorte da sua adversária com a radical subida do seu nível de jogo, o que levou a grandes perdas de concentração. Uma boa vitória, sobretudo no plano mental, da Inês, com os parciais de 0/6 6/3 6/2.
Amanhã a Inês defronta a eslovena Samatha Pribaz, num encontro referente à 2ª ronda, e que será o 2º jogo das 8.30h.
Nos pares masculinos de Sub-16, o José Tinoco e o Rui Lima entraram no quadro, onde vão defrontar, não antes das 13h, outro português, João Barra, associado ao francês Thomas Servien.
Actualização 14/05:
A Inês já está nos quartos-de-final, após uma vitória contundente, com os parciais de 6/1 6/0 sobre a eslovena Pribaz, num encontro em que mostrou níveis de concentração e intensidade altíssimos, defendendo e atacando quase sempre na perfeição.
A sua próxima adversária será a também eslovena Tina Rupert, 729ª classificada do ranking TE.
Nos pares, a Inês está associada à italiana Maria Polidori, e vão enfrentar na 1ª ronda as 2ª cabeças-de-série Zenhäusern e Jager, da Suiça.
O Zé e o Rui perderam nos pares de rapazes Sub-16, pelos duros parciais de 7/6 (6) 7/6 (4), num encontro em que o Rui mostrou muitos progressos a jogar nesta variante, mas em que a dupla pecou por não ter aproveitado as oportunidades - tiveram set points a servir em ambos os sets, mas geriram francamente mal as emoções em todos. Para este duo do Sport encerra-se a participação neste torneio. Para a semana há mais.
A Inês Xavier joga amanhã pelas 9h da manhã.
Actualização 15/05:
A Inês foi derrotada nos quartos-de-final, ao fim de uma longa batalha de 3 horas, pela eslovena Tina Rupert, num jogo em que evidenciou alguns altos e baixos exibicionais, mas em que conseguiu manter a motivação até ao último jogo. Começou bem, entrando a vencer por 3-0 no 1º set, permitindo em seguida 6 jogos consecutivos à adversária, após uma adaptação táctica desta. Respondeu bem no 2º set, conquistando um break e mantendo-o até ao final. No 3º set desperdiçou uma vantagem de 3-1, e várias vantagens para fazer o 4-3 e o 5-4, que vieram a revelar-se cruciais para o desfecho. Resultado final de 6/3 3/6 6/4 para a eslovena.
Nos pares, associada à italiana Polidori, devido à partida antecipada daquela que seria a sua parceira - Beatrice Knight, de Inglaterra - , foram derrotadas com naturalidade pelas segundas cabeças-de-série, por 6/2 6/2, num encontro em que a parceira da Inês mostrou muitas dificuldades em jogar ténis!
Assim vemos encerrada a participação dos atletas do Sport neste Raiffeisen Open. A partir de 2ª feira iniciam a sua participação no Bergant Memorial. Até lá podem contar com alguns dias de treino árduo!

Sem comentários: