segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PESTANA JUNIOR OPEN - INÊS XAVIER, JOSÉ TINOCO E RUI LIMA NA 2ª RONDA!

O Sport está representado por seis atletas nesta prova internacional de sub-16 que se desenrola nos campos da Pestana Tennis Academy, na Quinta da Beloura, em Sintra, cuja fase de qualificação teve início no sábado, 5 de Setembro, tendo as melhores grelhas começado hoje, terminando no próximo sábado, dia 12.
No sector masculino, sortes diferentes para os nossos atletas. Os mais jovens foram derrotados em dois sets, sem grande equilibrio. O Joaquim Ferreira ainda prometeu nos dois primeiros jogos do primeiro set, diante do Gonzalo Baudet (Espanha), mas quando este aqueceu, o jogo teve um só sentido, notando-se que seria necessário o Joaquim jogar perto do limite para equilibrar mais, como se pode perceber pelo 6-1 6-1 final. O Mário Pinto, teve uma tarefa inglória diante do segundo cabeça de série e actual campeão nacional de sub-14, Frederico Silva ( CT Caldas da Rainha), e perdeu por 6-0 6-0, enquanto o Filipe Mendes, diante do Francisco Saraiva (Ace Team) cedeu por 6-3 6-1, num jogo equilibrado a espaços, mas com o Pipo a ter dificuldades em apresentar o melhor ténis nas fases mais determinantes do encontro. Por outro lado, o Rui Lima levou de vencida o suíço Marc Hofer, por 6-2 6-4, e só algumas desconcentrações impediram o Rui de ter uma vitória ainda mais tranquila. Já o José Tinoco venceu mas não convenceu. Apesar de bastantes erros não forçados no primeiro set, a qualidade do golpe de serviço e uma alta percentagem de pontos ganhos com a combinação entre o serviço e o volley garantiram-lhe o primeiro set por 6-3, porém um início desastroso do segundo set aliada a uma subida de produção do adversário Luís Soares (Pestana TA), estreante nestas andanças, determinaram um rápido 1-6. No terceiro set, o Zé finalmente começou a jogar, atento e preocupado de igual forma tanto com aspectos ofensivos como defensivos, reduziu o número de erros não forçados, e rapidamente marcou o 6-0 final. Como é costume nas saídas com vários atletas do Sport nos torneios fora do Porto, amanhã teremos um derby entre o Zé e o Rui, não antes das 12h.
A Inês Xavier, defrontou a Claúdia Gaspar (CIT Leiria), vencendo por um económico 6-0 6-o, marcando encontro com a Beatriz Coelho (CETO) amanhã não antes das 16h30.
ACTUALIZAÇÃO - 8/Setembro - INÊS XAVIER E JOSÉ TINOCO SEGUEM EM FRENTE!
No derby entre parceiros de treino, o Zé Tó levou a melhor, não sem antes apanhar um grande susto. No primeiro set, o Rui exibiu-se em grande nível, superiorizando-se ao Zé em todos os aspectos do jogo, acelerando para uma vantagem de 5-2. Só algumas dúvidas somadas à persistência do Zé adiaram o fim do set, culminando num 10º jogo com vários setpoints intercalados com possibilidades para o Zé igualar a 5 jogos, acabando o Rui por fechar o set por 6-4. No segundo parcial, o Zé subiu o nível e o Rui fez o inverso, mesmo assim o set teve jogos equilibrados, apesar de o Zé os ter ganho praticamente todos, marcando o 6-1. No último set, o Rui entrou muito bem, chegou ao 3-1 beneficiando de um abaixamento de nível do Zé, que no entanto teve o condão de nunca desistir, e ponto a ponto acabou por fazer cinco jogos seguidos, mas nenhum com facilidade. Destaque para o bom nível que o Rui se exibiu, mas que apenas pecou pela duração com que se exibiu. Mais um pouco e teria dado para vencer, enquanto o Zé foi premiado pela perseverança de quem nunca deixa de acreditar que é possível vencer, mesmo quando não está a praticar o melhor ténis! Destaque pela negativa, para a incapacidade dos dois atletas de lidar com a frustração e com os nervos ao longo do encontro, passando impunes maus comportamentos apenas graças à permissividade do juiz árbitro. Amanhã o Zé joga com André Murta (CTVRS António, 12º cabeça de série, 506ª TE Sub-16).
A Inês teve pela frente uma Beatriz Coelho (CETO) bastante diferente (para melhor) do que experimentou em confrontos passados! Venceu por 7-5 3-6 6-2 uma adversária muito explosiva com facilidade de desiquilibrar os pontos, mas que costumava desistir dos jogos à mínima contrariedade. Porém hoje, não o fez, apresentando-se bastante mais calma e lutadora, e só a persistência e capacidade de sofrimento da Inês a levaram à vitória! Joga agora com a 5ª cabeça de série, a espanhola Paula Gutierrez Perez (218ª TE sub-16).
Em pares masculinos, os participantes do Sport foram eliminados. O jovens Mário Pinto e Joaquim Ferreira ofereceram excelente réplica no primeiro set, ao par composto pelo Artur Completo (CT Caldas Rainha) e pelo João Fazendeiro (CIT Leiria), perdendo por 7-5 6-0, enquanto o Zé Tó e o Bruno Soares (CT Porto) favoritos perante Francisco Ferreira (CETO) e Nuno Deus (Ace Team) foram eliminados por 1-6 7-5 10-7!
ACTUALIZAÇÃO - 9/Setembro - INÊS XAVIER E JOSÉ TINOCO ELIMINADOS!
A Inês foi eliminada hoje, nos quartos de final, pela espanhola Paula Gutierrez Perez por 6-1 6-3. Perante uma adversária muito agressiva e concentrada, a Inês teve muitas oportunidades de equilibrar o resultado e pôr pressão na adversária, mas foi traída pelas tradicionais dificuldades em terminar os pontos. Mérito para a adversária que foi muito consistente tanto no nível de jogo, sempre muito agressiva, como em termos de intensidade mental, já que raramente se deixou ir abaixo, lutando sempre de forma muito aguerrida.
O perdeu nos oitavos de final com o algarvio André Murta, por 6-2 4-6 6-3, num encontro cheio de altos e baixos. Começou melhor o André exibindo-se num nível tão alto, que teve pontos para jogo em todos os jogos do set, vencendo com facilidade os seus jogos de serviço, e obrigando o Zé mesmo nos jogos em que segurou o seu serviço, a enfrentar break points. Porém no segundo set, tudo mudou, o André desconcentrou-se, prontamente aproveitado pelo Zé e chegou rapidamente ao 3-0 com dois breaks de vantagem. O algarvio conseguiu recuperar um dos breaks, mas o Zé acabou por fechar um 6-4 muito tenso e discutido. No 3º set, o Zé apesar de um primeiro jogo desconcentrado, voltou a focar-se no que tinha de fazer e, sempre a pressionar o adversário, chegou ao 3-1. Porém um mau jogo de resposta, sem que o adversário tenha servido particularmente bem, em que nem sequer fez jogar o adversário, devolveu-lhe esperança, deixando-o entrar no jogo. A partir desse momento o Zé nunca mais se encontrou, desaparecendo completamente do jogo, terminando no 6-3 a favor do algarvio, que neste terceiro set, nem precisou de jogar no nível altíssimo com que se exibiu no primeiro parcial!
Amanhã só a Inês joga pares!
ACTUALIZAÇÃO - 10/Setembro - INÊS XAVIER NA MEIA FINAL DE PARES!
A Inês, juntamente com a Sofia Araújo, venceram a dupla Andreia Bicho (CVG) e Djessika Bezerra (CTPSA) por 6-2 6-1, e disputam amanhã a meia final face ao par composto pela Ivone Álvaro e Claúdia Gaspar. Boa sorte!
ACTUALIZAÇÃO - 11/Stembro - INÊS XAVIER NA FINAL DE PARES!
A Inês e a Sofia Araújo (Ace Team) venceram hoje o seu compromisso por 6-2 6-0, jogando amanhã a final às 10h30 com as portuguesas Bárbara Ribeiro (Pestana TA) e Maria Palhoto (CT Coimbra).
ACTUALIZAÇÃO - 12/Setembro - INÊS XAVIER CAMPEÃ EM PARES!
A Inês e a sua parceira Sofia Araújo (Ace Team) venceram Maria Palhoto (CT Coimbra) e Bárbara Ribeiro (Pestana TA) por 6-3 7-6 (1), conquistando este Pestana Junior Open, a contar para o circuito Tennis Europe no escalão de sub-16. Muitos parabéns!

Sem comentários: