A equipa do
Sport, composta pelo
Joaquim Ferreira, Mário Pinto, Filipe Mendes, Lucas Nogueira, Manuel Carvalho e Bernardo Manahu, e capitaneada pelo Pedro
Canedo, venceu num duelo
animadíssimo, a equipa do
CIF, por 3-2, decidido no par decisivo, vencido pelo Joaquim e Pipo em três
sets, numa prova que se realiza no Complexo de Ténis de Lousada até ao próximo dia 12 de Julho. Os pontos do
CIF foram conquistados pelo seu número 1, Gonçalo Loureiro tanto no singular sobre o Joaquim, e no par associado ao Manuel Vieira, que venceram o Mário e o Lucas. Os outros dois pontos foram alcançados graças a duas boas vitórias do Pipo, sobre o Tiago Eusébio, e do Mário sobre o Pedro Carvalho (com quem só tinha derrotas nos seus anteriores encontros).
Não podemos deixar de agradecer o apoio de alguns Pais dos Atletas, Mário Pinto Sr, Paulo Mendes que brindaram a equipa com a sua presença, mas sobretudo ao Domingos Ferreira, que levou alguns dos atletas até Lousada, e que não regateou apoio do princípio até ao fim, durante a extenuante duração dos encontros que tiveram início às 13 horas, com o par decisivo a terminar cerca das 20h30.
Amanhã, a ronda de acesso ao quadro principal será disputada com o Carvoeiro Tennis Clube ou com a Academia Ténis do Parque.
ACTUALIZAÇÃO - 8/Julho/2009 - OS GUERREIROS DO SPORT!
Começou cerca das 10 horas a ronda que determinaria a equipa apurada para o quadro principal, calhando em sorte ao Sport, a equipa do Carvoeiro Ténis Clube. Os três singulares começaram em simultâneo, mas enquanto o Pipo e o Mário, respectivamente 3º e 2º singulares, venceram autoritariamente em dois sets, o Joaquim, "condenado" pelo ranking a jogar a nº1, perdeu, fruto da sua inconstância exibicional, em três sets, com o recente finalista do Torneio A de sub-14, em Vale do Lobo, o britânico Christopher Raspin. Nos encontros de pares, o capitão Pedro Canedo, manteve a aposta nos pares da véspera, mas desta vez o par mais expedito foi o Mário e o Lucas que brindaram o par adversário com um duplo 6-0, permitindo que o outro par - Joaquim e Pipo - abortasse a sua participação mais cedo, quando venciam por um set, e perdiam no segundo por 3-2, para poderem descansar para as batalhas vindouras, já o relógio marcava 14h. No quadro principal, no qual se garantem mais três encontros, calhou ao Sport em sorte as equipas do Clube de Ténis de Paços de Brandão, Carcavelos Ténis e Tennis Club da Figueira da Foz.
Já depois das 17h30 o Pipo abriu as hostilidades, com mais uma vitória sólida sobre o nº 3 Brandoense. Entretanto, já o Mário tinha entrado, e brindou os presentes com uma das melhores exibições da sua (curta!) carreira, derrotando o nº 1 na classificação nacional, Tiago Cunha, por 6-0 6-4. Ao Joaquim, como sempre, calhou-lhe a "fava", perdendo por duplo 6-1, com o nº 3 nacional (81º Tennis Europe sub-14), Rodolfo Pereira. Eram 20h30 quando os pares tiveram início, e a aposta nas equipas manteve-se! O Pipo e o Joaquim começaram muito bem, vencendo o primeiro set por 6-3, enquanto o Mário e o Lucas perdiam minutos mais tarde por equilibrados 7-5. Uma subida de rendimento do par brandoense composto pelo Rodolfo Pereira e Diogo Santos, somada a alguma descrença do nosso par Pipo e Joaquim, determinou a derrota por duplo 6-2 nos sets seguintes, mas no outro par o Lucas e o Mário foram-se aguentando, e num assomo de garra e capacidade de luta na recta final do set, conseguiram fechar o segundo parcial com 7-5. Com muito apoio dos inexcedíveis atletas não utilizados, Manel Carvalho e Bernardo Manahu, ajudados pela Cristina Pinto, pelos calmos Carla e Diogo Mendes, em contraste com os nervosos Paulo Mendes e Domingos Ferreira, o estóicos Mário e Lucas, com grande união e um estilo agressivo e acutilante, alcançaram um 6-2 categórico perto das 23 horas, que permite agora ao Sport sonhar com uma participação nas meias finais deste campeonato. Foi um longo mas saboroso dia!
Está tudo em aberto, no encontro de amanhã, não antes das 11 horas, frente à equipa do Carcavelos Ténis! Boa sorte Sport!
ACTUALIZAÇÃO - 9/Julho/2009 - DO CÉU AO INFERNO!
Depois de três encontros de muito bom nível, os Guerreiros surgiram exangues no encontro de hoje com o Carcavelos Ténis o que trouxe a equipa do Sport à terra. 5-0 foi o resultado final deste encontro, com um pobre desempenho dos atletas do Sport, com apenas duas atenuantes, a prestação de bom nível dos adversários e o cansaço depois de três encontros em dois dias, com os três atletas que jogaram os singulares com cerca de 14/15 sets nas pernas. Apesar do cansaço, o Joaquim, Mário e Pipo apresentaram-se com uma atitude pobre, resignada, que a manter-se amanhã frente ao Tennis Club da Figueira da Foz - com duas derrotas frente a Carcavelos e Paços de Brandão, só joga pela honra! - poderá custar ao Sport o acesso, mais do que possível às meias finais desta prova! Destaque positivo para as estreias nesta fase do Manel e do Bernardo nos pares de hoje, que apesar de uma atitude positiva não conseguiram arrecadar as vitórias nos respectivos encontros!
Só se pode melhorar amanhã! Ficam os desejos de boa sorte!
ACTUALIZAÇÃO - 13/Julho/2009 - SPORT ELIMINADO NAS MEIAS FINAIS!
No último encontro na fase de grupos, a equipa do Sport venceu a sua congénere do Tennis Club da Figueira da Foz, por 4-1, e esteve muito perto de conseguir o 5-0, depois de Joaquim Ferreira ter tido 6 match points quando liderava por 6-1 5-4. Teve ainda 3-1 no terceiro set, mas o nº1 figueirense, David Monteiro revelou-se muito relutante em dar a vitória ao Joaquim. Com este resultado, o Sport mesmo com duas vitórias no grupo correu por instantes o risco de ficar eliminado caso Carcavelos (que independentemente do resultado ficaria em 1º lugar do grupo) perdesse com o Clube de Ténis de Paços de Brandão. Este jogo decidiu-se no par decisivo, e graças ao brio dos atletas de Carcavelos, o Sport conseguiu alcançar as meias finais.
No sábado, 11 de Julho, o Sport jogou com a equipa do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, que tinha passado o outro grupo em 1º lugar, sem derrotas. Começaram bem, com uma vitória do Pipo em dois sets, no terceiro singular, e o Mário, depois de perdido o 1º set no tie break em que beneficiou de várias vantagens, venceu o segundo set, perdendo no terceiro, para o Diogo Agostinho. O Joaquim, não escapou à bicicleta contra o nº 1 nacional, Frederico Silva, entrando a nossa equipa nos pares com a obrigatória missão de ganhar os dois pares, mas após mais uma derrota no 1º par, o C.T. Caldas entregou o 2º par ficando o resultado final de 3-2.
Mais uma vez o agradecimento a todos os atletas e aos Capitães a disponibilidade com que se entregaram, como os Pais dos atletas que nunca negaram apoio à equipa, em especial ao Paulo Mendes e Domingos Ferreira, sempre disponíveis a todos os níveis. Estes resultados também são deles! Estão todos de parabéns!
FOTO: A equipa depois do aquecimento para a vitória, no Sport!