quarta-feira, 28 de novembro de 2007

José Tinoco eliminado na Suécia!

José Tinoco, 104º classificado ETA Sub 14, no "Gothenburg Open", torneio categoria 3 do circuito ETA Sub 14, que se está a realizar em Gotemburgo, Suécia, até dia 2 de Dezembro, soçobrou na 1a eliminatória do quadro principal, perante o 5º cabeça de série do torneio, o Russo Andrey Goryachkov, 51º classificado no ranking ETA de Sub 14, por 3-6 6-4 6-0. Uma derrota complicada de gerir, depois de ter estado a ganhar por 6-3 e 4-1! Desejamos melhor sorte para a próxima oportunidade.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Calendário da Equipa de Seniores Masculinos!

Já é conhecido o calendário da Equipa de Séniores Masculinos.
Assim, a equipa composta por André Hüsgen, Álvaro Teixeira, Diogo Menezes, Filipe Bela, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira, Henrique Teixeira, João Monteiro, José Tinoco, Rui Lima, Tiago Costa e Tiago Vieira, joga:
8 de Dezembro em Gondomar, contra a equipa local;
9 de Dezembro, em casa, com o L.T.C Foz;
15 de Dezembro com o Clube de Ténis de Ermesinde, em Ermesinde.
Para os treinadores, é um orgulho ver uma equipa de jogadores da nossa escola de ténis, quando se vê tanta polémica na 1º divisão com tantos estrangeiros, ou jogadores nas equipas que nada têm a ver com os clubes que representam.
Boa sorte a todos!

Inês Xavier eliminada na 1a ronda na Suécia!

Inês Xavier, de 14 anos, 330ª classificada no ranking ETA de Sub 16, foi hoje eliminada na 1a ronda, no "Gothenburg Open", torneio de categoria 3, do circuito ETA Sub 16, que se realiza em Gotemburgo, Suécia, desde 26 de Novembro até ao próximo dia 2 de Dezembro, pela 5a cabeça de série do torneio, a Alemã Lea Kruse-Utemann, de 15 anos, 110ª classificada do ranking ETA Sub 16, com os parciais de 6-2 2-6 6-1.
Depois de duas épocas, em que as experiências internacionais se reduziram a torneios de Sub 14, este é só o segundo torneio ETA de Sub 16 da Inês, depois de ter chegado aos 1/4os de final no "Pestana Junior Open", na Beloura, em Setembro.
Aguardamos agora pela prestação do José Tinoco, que só joga quarta-feira, embora ainda não saibamos o seu adversário. Mal tenhamos novas informações, faremos o respectivo update!

Sub 12 Mistos em 1º lugar na 1a fase dos Interclubes!

A nossa Equipa de Sub 12 Mistos esteve no passado fim de semana de 24 e 25 de Novembro, no Clube de Ténis de Braga, onde se realizou a 1a fase do Campeonato Regional de Interclubes, na qual tinha como adversárias as Equipas do Clube de Ténis de Braga, e a da Escola de Ténis da Maia.
A Equipa composta por Joana Neves, Inês Costa, Arthur Garat, Bernardo Manahu, Francisco Cabral, João Almeida, Nuno Pinto da Costa, Pedro Moreira, capitaneada pelo Marco Ribeiro, conseguiu ganhar os dois encontros, assegurando o 1º lugar desta fase e a classificação para a fase seguinte!
Assim, os resultados foram os seguintes:
Sport Club do Porto vs Escola de Ténis da Maia - 3-2
2º Singular Feminino: Maria Inês Costa perdeu com Maria João Santiago - 4-0 4-0;
1º Singular Feminino: Joana Neves venceu Alexandra Oliveira - 4-0 4-0;
2º Singular Masculino: Bernardo Manahu venceu Nuno Borges - 4-2 4-2;
1º Singular Masculino: Arthur Garat perdeu com Rodrigo Navarro - 4-1 4-2;
Par: Joana Neves/Nuno Pinto da Costa venceram Alexandra Oliveira/Diogo Gomes - 4-0 4-0.
Sport Club do Porto vs Clube de Ténis de Braga - 3-2
2º Singular Feminino: Maria Inês Costa perdeu com Beatriz Sousa - 4-0 4-0;
1º Singular Feminino: Joana Neves venceu Maria João Santiago - 0-4 4-1 4-1;
2º Singular Masculino: Arthur Garat venceu José Macyntire - 4-0 4-0;
1º Singular Masculino: Francisco Cabral venceu Duarte Oliveira - 4-0 4-1;
Par: Joana Neves/João Almeida perderam com Mª João Santiago/Eduardo Costa - 4-2 4-2;
A todos, muitos parabéns e boa sorte para a próxima fase!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Tiagos estreiam piso rápido!

Os Tiagos, Costa e Vieira, como atesta a foto, tiveram a honra de estrear um dos courts de piso rápido, ontem, 22 de Novembro.

Inês Xavier e José Tinoco na Suécia

Os Atletas do Sport, Inês Xavier, 330ª classificada no ranking de Sub 16 da ETA (European Tennis Association), e José Tinoco, 104º classificado no ranking de Sub 14 da ETA vão estar presentes a partir de 2a feira, dia 26 de Novembro, na cidade de Gotemburgo a disputar o "Gothenburg Open", torneio de categoria 3, nos escalões de Sub 14 e Sub 16. Serão acompanhados pelo seu Treinador, Ricardo Cortes.
Esperamos que seja uma participação proveitosa como são sempre todas as experiências internacionais, e desejamos-lhes muita sorte. Está atento ao blog para saberes mais notícias sobre a
participação da Inês e do Zé Tó.
Fotos: Inês Xavier e José Tinoco

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Já se treina no novo complexo do Sport!

Ontem, 19 de Novembro de 2007, a Atleta Inês Xavier e o seu Treinador Ricardo Cortes tiveram o privilégio de bater a 1a bola nos novos courts do Sport Club do Porto, anexos ao Parque da Cidade na Circunvalação. Foi em antecipação aos Irmãos Teixeira, Álvaro e Henrique, pouco lestos no aquecimento, perdendo por isso a oportunidade de bater a 1a bola. Podemos testemunhar a direita falhada de Inês, depois duma intensa troca de bolas com o Ricardo, que ninguém queria falhar! Não pudémos deixar de registar a primeira bola utilizada enquanto jazia junto à rede!
Será a primeira de muitas bolas batidas, e se houver mais alguma digna de nota, o Blogger estará lá para vos fazer uma actualização da informação!



segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Joaquim Ferreira eliminado nas meias finais do "3º Torneio Moura Jóias" em Gondomar!

No escalão de sub 14 do 3º Torneio Moura Jóias, realizado no passado fim de semana de 17 e 18 de Novembro, nos courts do Ala Nun'Álvares de Gondomar, Joaquim Ferreira foi eliminado nas meias finais por Rui Emanuel Silva em três partidas por 266360, que também eliminou nos quartos de final Mário Pinto por 6363. Também Filipe Mendes foi eliminado na mesma ronda por 76(0)62 por Gustavo Pereira. Aliás, Rui E. Silva foi o carrasco dos Atletas do Sport, pois eliminodu na 1a ronda Tobias Lindner por 6160.
No escalão de sub 18, Tiago Costa, depois de ganhar a João Moura por uns emocionantes 367562 na 1a ronda, foi eliminado por José Alves por 6060.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fim de semana agitado para os Atletas do Sport!

Mais um fim de semana com muitos atletas do Sport envolvidos em torneios.
Os Atletas Joana Neves, Arthur Garat, Bernardo Manahu, Francisco Cabral e Nuno Pinto da Costa vão a Espinho para a prova de Sub 12. Nesse mesmo torneio, mas no escalão de Sub 16, jogarão José Tinoco e Rui Lima.
Já em Gondomar, no 3º Torneio Moura Jóias, Joaquim Ferreira, Filipe Mendes e Mário Pinto jogam o escalão de Sub 14 enquanto Tiago Costa vai jogar o escalão de Sub 18.
Boa sorte a todos!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Calendário da Equipa de Sub-12 Mista do Sport

A equipa mista de Sub-12 do Sport vai jogar a Braga no fim de semana de 24 e 25 de Novembro os primeiros jogos do Campeonato Regional de Interclubes desta época.
Ordem provisória dos jogos para 24 de Novembro:
Sport Club do Porto vs. E. T. Maia - 2º jogo das 14h
C. T. Braga vs. Sport Club do Porto - 3º jogo das 14h

Os atletas convocados para esta jornada dupla são: Joana Neves, Inês Costa, Francisco Cabral, João Almeida, Arthur Garat, Nuno Pinto da Costa, Pedro Moreira, Bernardo Manahu.
É favor assinarem a convocatória afixada na entrada do Sport!
Joguem com um sorriso nos lábios!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tenistas ao Raio-X - Uma iniciativa positiva!

Está a decorrer um inquérito aos tenistas nacionais, por iniciativa do blog Ténis Português, ao qual julgamos ser do maior interesse que dêem o vosso contributo, até porque a maioria dos tenistas nacionais (dos jogadores de fim de semana aos profissionais) está a fazê-lo.
O questionário é constituído pelas seguintes perguntas, que devem ser respondidas e enviadas para o e-mail tenisportugues@hotmail.com, acompanhadas de uma foto, de preferência em competição.


1- Onde treinas actualmente e quem são as pessoas envolvidas na tua preparação ?

2 - Como analisas o actual momento do ténis em Portugal?

3 - Quem são as tuas referências nacionais e internacionais?

4 – Como correu 2007 ? Qual o melhor e o pior momento deste ano?

5 – O que esperas para 2008, em termos de competição, ranking, torneios?

6 – Consideras o apoio estatal ao ténis suficiente ?

7 – Como vês o PNDT ( Programa Nacional Detecção de Talentos ) ?

8 – Para terminar, podes dizer o que quiseres , sobre o que quiseres, relacionado ou não com o ténis.


P.S.: Vejam a nossa lista de links úteis, no fundo da página à direita, para se manterem actualizados em relação ao Planeta Ténis!

Calendário da Equipa de S14 Masculinos do Sport

A equipa do Sport de Sub 14 Masculinos, vai jogar no Sport Club no Porto, no fim de semana de 1 e 2 de Dezembro, a 1a fase do Campeonato Regional de Interclubes.
Ordem de Jogos Provisória para Sábado 1 de Dezembro.
Não antes das 13 horas - A.N.A Gondomar vs C.T.Braga;
Seguido de SPORT C.P. vs A.N.A Gondomar;
Seguido de C.T. Braga vs SPORT C.P.
Neste escalão o Sport foi em 2005, 2006 e 2007 a Equipa Campeã Regional.
Fazemos votos para igual feito para o José Tinoco, Rui Lima, Joaquim Ferreira, Filipe Mendes, Mário Pinto e Tobias Lindner.
Na foto: Equipa Campeã Regional em 2007 (esq. para a dir . - José Tinoco, Marco Ribeiro (Treinador), Filipe Bela, Gonçalo Oliveira, João Monteiro, Pedro Canedo (Treinador) e Bernardo Bastos)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Constituição dos Escalões de Competição e Pré Competição da Escola de Ténis do Sport Club do Porto.

Como podem ver na imagem no comentário "Pirâmide - Um sistema que privilegia a detecção de talentos", mostramos os atletas que constituem os diferentes grupos de pré competição (Leõezinhos B e A, Leões B e A) e competição (Grupos Esperanças, FPT e ETA/ITF).
ETA/ITF (Treinador Responsável - Ricardo Cortes):
Inês Xavier;
João Monteiro;
José António Tinoco;
Rui Lima.
FPT (Treinador Responsável - Pedro Canedo):
Álvaro Teixeira;
André Hüsgen;
Diogo Menezes;
Filipe Bela;
Filipe Mendes;
Gerardo Castro;
Gonçalo Oliveira;
Henrique Teixeira;
Joaquim Ferreira;
Mário Pinto;
Tiago Costa;
Tiago Vieira.
ESPERANÇAS (Treinador Responsável - Marco Ribeiro):
Arthur Garat;
Bernardo Manahu;
Francisco Cabral;
Joana Neves;
João Almeida;
Tobias Lindner;
Nuno Pinto da Costa;
Pedro Moreira.
LEÕES A (Treinador Responsável - Luís Machado):
Francisco Guerra;
Gonçalo Moutinho;
Luís Nogueira;
Tiago Nina;
Tomás Fonseca;
Tomás Ribau.
LEÕES B (Treinador Responsável - Luís Machado):
Afonso Viana;
Duarte Moutinho;
Fernando Menezes;
Eduardo Cabral;
Henrique Dias;
Sebastião Eça.
LEÕEZINHOS A (Treinador Responsável - Luís Machado):
João Gomes;
José Francisco Samagaio;
Manuel Gonçalves;
Manuel Monteiro;
Maria Inês Costa.
LEÕEZINHOS B (Treinador Responsável - Luís Machado):
Anaïs Grah;
Carlota Arce;
Francisco Santos;
Isabel Queiroz;
Vasco Lobão.

PIRÂMIDE - Um sistema que privilegia a detecção de talentos!

A grande base de talento vem da Escola de Ténis do Sport Club do Porto. Os Professores/Treinadores de cada grupo encarregam-se de apontar os elementos com mais potencial e encaminhá-los para os escalões como podem ver na imagem à direita. Dos Leõezinhos até ao Grupo ETA/ITF, todos estes escalões estão interligados. Coincidente com as férias escolares, fazem-se períodos competitivos, que juntando às avaliações que os treinadores vão fazendo ao longo dos períodos escolares, determinam a continuidade no mesmo escalão, subida ou descida a outro escalão.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Álvaro Teixeira - Um Exemplo a seguir!

Nem só de vitórias ou finais dos nossos atletas reza este blog!
O Álvaro Teixeira, de 19 anos, é o mais velho atleta da competição do Sport, e o mais antigo, pois já treina connosco, juntamente com o seu irmão Henrique, desde 2000, quando começou com o Marco, no extinto court do Fluvial.
O Álvaro é um exemplo a seguir por várias razões: no ano lectivo que passou, esteve a estudar Medicina Veterinária, porque não entrou no Curso de Medicina por 0.05 de valor. Teve no 12º ano média de 17.95 valores mas o exigido era 18 valores! Este ano, já conseguiu entrar em Medicina, apesar da média de entrada este ano ter subido relativamente ao ano anterior, com uma média notável de 18.88 valores! Entretanto, em Fevereiro de 2007, tirou o curso de Nível 1 de Treinador da Federação Portuguesa de Ténis, e é actualmente um dos Professores da nossa escola. Quando os compromissos com os livros permitem, vai jogando torneios com resultados interessantes e cumpre o seu plano de treinos religiosamente. E só com esta atitude, tendo começado apenas aos 12 anos, o Álvaro mostra que qualquer pessoa, desde que se esforce, pode atingir um nível no ténis muito bom.
Nesta escola temos o desejo de formar bons atletas, seria bom que algum abraçasse o profissionalismo, mas sabemos que é um caminho que poucos podem trilhar. Para os que não querem ou não têm condições, expomos este caso, para mostrar que todos podem, se forem organizados e trabalhadores como o Álvaro é, treinar e competir em bons torneios, sem pôr em causa a entrada na faculdade. Temos vários Atletas em período pré universitário, e o Álvaro mostrou que não é preciso deixar de treinar e competir, para se entrar na faculdade.
É uma grande vitória do Álvaro! Para ele os nossos parabéns!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

José Tinoco no Torneio Intercidades

José Tinoco representou a Selecção Regional de Sub-14 no Torneio Intercidades que decorreu entre os dias 1 e 4 de Novembro, e que reuniu as selecções regionais dos Açores, do Algarve, da Andaluzia (Espanha), de Aveiro, de Leiria, de Lisboa, do Porto, e de Setúbal.
A equipa logrou atingir o 3º lugar, numa competição ganha pela Federação da Andaluzia, quer em Sub-14, quer em Sub-12.
A nível individual, os resultados do José Tinoco saldaram-se numa derrota com Aitor Sanz da Federação Andaluz por 4-0 e 4-1, seguindo-se-lhe uma vitória sobre Ricardo Jorge do Algarve por 1-4, 5-3 e 4-1, uma vitória sobre João Fazendeiro de Leiria por 4-2 e 4-1, e uma derrota com Ivo Lapão de Setúbal por 4-2 e 4-2.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Joaquim Ferreira finalista em Avanca!


Joaquim Ferreira foi finalista no "XVI Torneio Juvenil Cires", no escalão de Sub 14, que se realizou na Escola de Ténis de Cires, Avanca, de 1 a 4 de Novembro. Depois de ter superado na meia final, Tiago Cunha por 35 41 40, Joaquim soçobrou perante Raul Sarmento pelos parciais de 24 40 41. Joaquim atingiu ainda a final de pares fazendo dupla com Manuel Almeida.
Mário Pinto, outro atleta do Sport presente, logrou passar uma ronda com facilidade, perdendo, no entanto, na segunda ronda para Nuno Martins, por pesados 41 40.
Estes atletas planeiam regressar à competição em Gondomar no "3º Torneio Moura Jóias" que se vai realizar nos dias 17 e 18 de Novembro. Até lá, bons treinos!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Inês Xavier, João Monteiro e José Tinoco entre os mehores Portugueses nos rankings Tennis Europe!

É com muito orgulho por parte da nossa equipa técnica que vemos, nos rankings da Tennis Europe, o nome dos nossos Atletas entre os melhores Portugueses!
José Tinoco, está no 96º lugar no escalão de Sub 14 e é o 4º melhor Português, estando atrás respectivamente de Vasco Mensurado, João Barra e Diogo Rocha.
O João Monteiro, que vai entrar no escalão de Sub 16, está no 313º posto desse mesmo escalão, estando atrás do Miguel Almeida, Francisco Dias, Vasco Mensurado, Francisco Ramos.
Inês Xavier, que se vai estrear também no escalão de Sub 16, é a 318ª do ranking, a 5a melhor portuguesa, atrás de Bárbara Luz, Patrícia Martins, Ana Claro e Maria João Koehler.
Estas boas classificações reflectem um esforço feito em 2007, pelos atletas, respectivos Pais e Treinadores, que esperamos que funcione como mais um factor de motivação, pois para melhorar e manter este estatuto é preciso trabalhar mais e melhor!
Desejamos também que outros atletas do nosso clube, que partilham os treinos com a Inês, João e José, possam rapidamente juntar-se a este grupo de atletas nos rankings internacionais, sinal inequívoco de trabalho e de bom nível tenístico.
Parabéns aos três e cá vos esperamos para tentar melhorar!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Atletas do Sport em acção no fim de semana!

Um fim de semana com muita actividade espera alguns atletas do Sport!
José Tinoco vai representar a Selecção Regional de Sub 14 da A.T. Porto no Torneio Inter Cidades que se vai realizar em Lisboa no Clube de Ténis de Monsanto.
Joaquim Ferreira e Mário Pinto vão a Avanca jogar o "XVI Torneio Juvenil de Cires" no escalão de Sub 14. Enquanto o Joaquim espera adversário para a 2a ronda, o Mário joga sábado com o João Themudo às 11h30.
Por fim, os mais novos - Joana Neves, Arthur Garat, Bernardo Manahu, Francisco Cabral, João Pedro Almeida e Nuno Pinto da Costa - não vão em competição oficial para Ourense, Espanha, mas vão estar de certeza com muita vontade no Estágio das Selecções de Sub 12 da Associação de Ténis do Porto. Que todos joguem muito, se divirtam ainda mais, num fim de semana que se adivinha muito animado, como costumam ser estes estágios da Associação.
A todos muito boa sorte, contamos trazer mais notícias na próxima semana.