quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

INÊS XAVIER ÚNICA RESISTENTE NO CAMPEONATO REGIONAL ABSOLUTO

Com a eliminação ontem de Álvaro Teixeira por 1-6 6-3 6-3 frente ao qualifyer Ricardo Ferreira, na primeira ronda do quadro principal, e Rui Lima, eliminado por Carlos Fortunato por 6-2 6-1 na mesma fase, depois de se ter jogado o qualifying.
José Tinoco quedou-se pela primeira ronda da fase de qualificação perdendo com Ricardo Ferreira por 7-6 6-2.
Só resta Inês Xavier, que, como primeira cabeça de série, aguarda a sua estreia na prova contra Catarina Morais.

FRANCISCO CABRAL E ARTHUR GARAT ELIMINADOS NOS 1/4 FINAL EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS

No passádo fim de semana, realizou-se no Clube de Ténis de Azeméis, o Torneio "Professor João Carlos" que contou entre outros atletas de outros clubes, com a presença da Joana Neves, de 8 anos, em sub 12 femininos, que perdeu os dois jogos da fase de grupos, falhando assim o apuramento para o quadro de eliminação directa. Em masculinos, só João Almeida não chegou à fase de eliminação, Bernardo Manahu, Gonçalo Moutinho e Francisco Guerra foram eliminados nos 1/8os de final. Arhur Garat e Francisco Cabral foram os únicos que lograram atingir os 1/4os de final perdendo, respectivamente, com Ricardo Gomes e António Dória.
Esperamos que esta presença em massa por parte dos nossos atletas, pois os torneios nestas idades, sem ênfase nos resultados mas sim no desempenho, se repita nos próximos torneios, pois é muito importante no crescimento tenístico destes jovens atletas! A todos muitos parabéns!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

JOSÉ TINOCO ELIMINADO NA SUÉCIA

José Tinoco não resistiu à maior rodagem do belga Michael Geerts, nº 328 ETA, apurado da prova de qualificação, na primeira ronda da Olympia Cup, torneio a contar para o Circuito de Sub 14 da Tennis Europe, em Helsinborg, Suécia, saindo derrotado por 6-4 6-4. Em pares, na companhia de Gonçalo Loureiro, do CIF, foram eliminados pelos suecos Backlund e Laussen pelos parciais de 6-3 6-2 na primeira ronda.

EQUIPA SUB 12 MISTOS NO 3º LUGAR DO CAMPEONATO REGIONAL

A Equipa de Sub 12 Mistos, depois de ter passado à fase final em 1º lugar do seu grupo, não conseguiu resistir ao maior poderio das congéneres do Sport Clube Alberto Sousa (derrota 4-1) e do Clube de Ténis do Porto (derrota 5-0) que se sagrou Campeão Regional nos encontros realizados no Sport Club do Porto no passado Sábado, 16 de Fevereiro.
Note-se que desta equipa só um atleta está no último ano de Sub-12, o que augura um bom futuro a esta equipa!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ATLETAS DO SPORT CONVOCADOS PARA ESTÁGIO DA SELECÇÃO REGIONAL DE SUB-14

José Tinoco, Rui Lima, Joaquim Ferreira, Mário Pinto e Filipe Mendes foram convocados para o estágio de Sub-14 da Associação de Ténis do Porto, que se vai realizar em Viana, no Clube de Ténis local, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro. José Tinoco e Rui Lima, não vão marcar presença por se encontrarem em competição nessas datas, respectivamente na Suécia e no Campeonato Regional Absoluto. Os restantes atletas estarão presentes num estágio que da parte da manhã do sábado 23 será marcada pelos testes físicos na Faculdade do Porto.
A todos os nossos parabéns, sinal que o seu trabalho está a chamar a atenção dos responsáveis da Associação!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

JOAQUIM FERREIRA ATINGE FINAL NA PÓVOA DO VARZIM

No torneio da Póvoa do Varzim de Sub 14 e Sub 18, Joaquim Ferreira atingiu a final de Sub 14, perdendo por 6-4 e 6-4 com Alexandre Silva do Clube de Ténis do Braga que tinha eliminado na meia final outro atleta do Sport, Mário Pinto por 7-6 e 6-2. No mesmo escalão, Filipe Mendes, depois de passar a 1a ronda, foi eliminado por Joaquim Ferreira na ronda seguinte.
No escalão de Sub 18, Rui Lima ganhou em 3 partidas a João Carvalho da Escola de Ténis da Maia, perdendo com Miguel Horta da A.T.Ricardo Cayolla por 7-5 e 6-4.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

José Tinoco na Suécia para jogar "Olympia Cup"

O jogador do Sport José Tinoco vai viajar para a cidade de Helsingborg, Suécia, no próximo dia 18, 2ª feira, para jogar a "Olympia Cup" um torneio de Sub 14 de Categoria 3, a contar para o ranking da Tennis Europe. O José teve entrada directa no Quadro Principal, pelo que só começa a jogar 3ª feira. O ranking do último jogador com entrada directa no Quadro Principal é 153.
Após confirmar a nível interno os progressos registados nos últimos tempos, está na hora do Zé Tó provar que joga bem também nos torneios internacionais.
Para o Zé, e para o seu treinador Ricardo Cortes, que o acompanha nesta viagem, muito boa sorte!

TREINADORES DO SPORT EM CONSTANTE FORMAÇÃO

Depois de a 9 e 10 de Novembro Ricardo Cortes ter assistido ao seminário "Investigação e Ténis" na FMH-UTL, e de a 15 de Dezembro Henrique Assis, Pedro Canedo e Luís Machado terem efectuado a Reciclagem do Curso de Nível 2 da FPT, este último trio começa hoje, e todas as sextas, sábados e domingos até 9 de Março, a frequentar o Curso de Nível 3 da FPT, onde um dos prelectores deste primeiro dia é o conceituado Miguel Crespo, Director da Federação Internacional de Ténis e encarregue da Pesquisa para o Desenvolvimento do Ténis, bem como dos Programas para Educação de Treinadores daquele orgão.
Esperamos que este curso possa ser uma mais valia para os nossos treinadores, e que isso traga benefícios a todos os frequentadores da nossa Escola de Ténis! Mais informações em http://www.itftennis.com/coaching/news/newsarticle.asp?articleid=18438

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DOIS TÍTULOS REGIONAIS PARA AS EQUIPAS DO SPORT!

As equipas de Infantis masculinos e Cadetes Masculinos do Sport Club do Porto sagraram-se este Sábado Campeãs Regionais de Interclubes vencendo ambas as suas congéneres da E. T. Maia, em finais disputadas no Clube de Ténis do Porto.
Nos Sub-14 a superioridade patenteada pelos 2 singulares do Sport nunca fez com que a vitória fosse posta em causa, apesar da derrota do par.
Nos Sub-16 a emoção foi muito maior e acabou por ser uma vitória por 7/5 no 3º set no 1º singular a fazer a diferença, após a derrota no 2º singular e vitória no par.
A todos os jogadores e equipas técnicas, bem como aos capitães de equipa Pedro Canedo e Ricardo Cortes, os nossos parabéns! Um destaque especial para os suplentes não utilizados, mas presentes e incansáveis no apoio às equipas, Gerardo Castro, Filipe Mendes e Mário Pinto.
Resultados finais:
Sub-14
José Tinoco v. Gabriel Andrade - 6/1 6/3
Rui Lima v. Miguel Fernandes - 6/1 6/1
Pedro Leite/António Teixeira v. Joaquim Ferreira/Tobias Lindner - 6/4 6/3
Sub-16
Tiago Vieira v. Mário Correia - 7/6 3/6 7/5
Julien Sionnet v. João Monteiro - 7/5 6/3
Gonçalo Oliveira/Filipe Bela v. João Nuno Costa/Diogo Martins - 6/2 6/2

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO B WILSON, SUB-16, EM VILAMOURA

Os atletas do grupo ETA/ITF participaram, durante as mini-férias de Carnaval, no Torneio Wilson, prova de nível B em Sub-16, que decorreu nas magníficas instalações do Vilamouraténis. Em femininos, Inês Xavier, justificando o estatuto de 1ª cabeça-de-série, atingiu a final sem dificuldade de maior, onde saiu derrotada por Perova, uma jogadora russa, após 3 longos e emocionantes sets, onde se atingiu um nível de jogo muito interessante. O resultado final saldou-se em 4/6 6/2 6/3.
Nos masculinos, José Tinoco perdeu na 1ª ronda com Vasco Valverde, do C. T. Jamor, por 6/1 6/3, após ultrapassar a fase de qualificação. Rui Lima teve uma difícil e boa vitória sobre Bernardo Saraiva, do C. T. Jamor, por 4/6 6/3 7/5, na 1ª ronda, e acabou por perder a seguir com Vasco Valverde, o "carrasco" dos jogadores do Sport, por 6/3 6/3.
Em pares masculinos, José Tinoco e Rui Lima atingiram a final, perdendo com Henrique Costa e Ricardo Jorge por 6/4 6/1.
O Ricardo Cortes acompanhou-os nesta viagem e eis as suas considerações sobre o desempenho neste torneio:
Inês Xavier - A Inês mostrou boa qualidade de jogo, conseguindo dominar os pontos com o serviço, as variações de ritmo, e boas subidas à rede. Acabou por não vencer a final, essencialmente devido a algum descontrolo emocional, embora mesmo neste aspecto tenha evidenciado progressos, lutando até ao fim.
José Tinoco - O Zé Tó fez um jogo bem abaixo do que pode, buscando a potência em sacrifício de outros elementos essenciais ao seu jogo, numa superfície e com umas bolas que não pediam isso. Foi mais uma etapa de aprendizagem para o Zé, que entrou no jogo com algum excesso de respeito pelo seu adversário.
Rui Lima - O Rui jogou a um nível muito bom e conseguiu uma boa vitória numa primeira ronda em que conseguiu traduzir em competição o que tem treinado, e em que conseguiu manter a frieza para fechar um encontro complicado. Na 2ª ronda não conseguiu controlar as emoções, quando tinha todos os motivos para se sentir confiante e realizar mais um bom jogo. Foi pena!

JOAQUIM FERREIRA NAS MEIAS FINAIS NA MAIA!

Joaquim Ferreira quedou-se pelas meias finais do Torneio "Escola de Ténis da Maia", que teve início no dia 2, e que hoje termina nos courts do Complexo de Ténis da Maia. Apesar de um 1º set a um excelente nível, Joaquim não foi capaz de derrotar Bruno Soares, do C.T. Porto, perdendo por 3-6, 6-3 e 6-3. No entanto ficou na retina a exibição dominadora durante set e meio, que a continuar, poderá ser um indicador de muito bom ténis por parte do Joaquim no futuro!
Mário Pinto, ficou pelos quartos de final, perdendo por 6-3 e 6-2 para Alexandre Silva do C.T. Braga. Destaque para a ronda anterior em que eliminou o 1º cabeça de série, Fernando Sousa!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ATLETAS DO SPORT EM ACÇÃO DE NORTE A SUL DO PAÍS

De partida para o Algarve, acompanhados pelo Ricardo Cortes estão Inês Xavier, José Tinoco e Rui Lima para disputar o Torneio Juvenil Wilson em Vilamoura, torneio de categoria B de Sub 16. Em simultâneo a Inês vai tentar disputar o qualifying de um torneio WTA de 10.000 dólares que se realiza em Vale do Lobo.
Por cá, Joaquim Ferreira e Mário Pinto vão jogar o Torneio Escola de Ténis da Maia, no escalão de sub 14.
Mal tenhamos novidades divulgá-las-emos!
Boa sorte a todos!