quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS DO SPORT NOS TORNEIOS A, NAS FÉRIAS DE NATAL

Depois de termos divulgado os resultados ao longo das duas últimas semanas, resolvemos pedir aos treinadores que acompanharam os nossos atletas aos dois Torneios A das férias de Natal, de Sub 16 na Quinta da Marinha, e de Sub 14 no Clube de Ténis do Estoril, a opinião sobre a prestação dos nossos atletas nas duas provas.

Assim, Ricardo Cortes, que acompanhou a Inês Xavier, José Tinoco, João Monteiro e Rui Lima à prova da Quinta da Marinha gostou da evolução exibida por todos e disse-nos o seguinte sobre cada um:
Inês Xavier - A Inês não fez um torneio brilhante em termos de nível de jogo, mas como melhorou em alguns aspectos essenciais, acabou por ter boas vitórias sobre adversárias tradicionalmente difíceis, e o resultado final acabou por ser interessante; notou-se sobretudo que não tem treinado com a assiduidade desejada.
João Monteiro - O João apresentou um nível de jogo muito bom considerando que não competia há mais de 3 meses, e que a sua presença nos treinos não tem sido a mais regular; conseguiu transportar para a competição o que tem trabalhado nos treinos de forma exemplar, sendo pena que tenha de ser tão espicaçado para render.
José Tinoco - O Zé mostrou aqui o que viria a confirmar no torneio de Sub-14 do Estoril: uma evolução que o leva a jogar com mais tranquilidade e confiança, pelo que os resultados aparecerão com naturalidade.
Rui Lima - O Rui, embora tenha evoluído em determinados aspectos do jogo, ainda procura as melhores soluções dentro do seu estilo de jogo; o seu comportamento no court melhorou bastante mas ainda tem muita margem de progressão na atitude com que aborda o jogo e o seu desenrolar.

Já o Pedro Canedo, que levou Filipe Mendes, José Tinoco, Joaquim Ferreira, Mário Pinto e Rui Lima revelou-se satisfeito com a prestação de todos, lamentando que dos 5 atletas, 4 se tenham defrontado!

Aqui fica a sua opinião:

José Tinoco - O Zé Tó surgiu neste torneio como 1º cabeça de série, o que sugere sempre alguma pressão por parte dos adversários. No entanto, com um approach muito sério e humilde, conseguiu desembaraçar-se de todos os adversários com relativa facilidade, e sem perder um set, venceu a prova de singulares e pares com o Rui Lima. Notei grandes progressos no jogo de rede, a arriscar em pancadas (amortie de direita) que não eram o seu forte, e que se traduziram em muitos pontos, e que funcionam como o complemento que faltava no seu tipico jogo de fundo de court muito pressionante! Esta vitória surge como reflexo do empenho com que o Zé se entrega aos treinos! A ele e ao seu Treinador, Ricardo, parabéns!

Rui Lima - O Rui jogou a 1a ronda com o Mário Pinto, que venceu com naturalidade, e na segunda ronda jogou com o seu parceiro de treinos Zé Tó. Notou-se evolução, em termos de padrão de jogo (mais paciente com a bola mais rápida e com melhor escolha de pancadas) e no segundo serviço, mas o Zé revelou-se mais forte nos momentos importantes de um jogo mais equilibrado do que o resultado de 6-3 6-2 deixa transparecer.

Joaquim Ferreira - Era o atleta, à partida, com a missão mais complicada, ao jogar com o 2º cabeça de série, Henrique Costa. Apesar da diferença de nível, a prestação do Joaquim foi pouco ambiciosa, e o resultado de 6-0 6-1 reflecte isso! O Joaquim nestes jogos muito difíceis tem que se aplicar, pois todos os encontros, com adversários, na teoria, inferiores ou superiores apresentam-se sempre como oportunidades para aprender. Desde cedo que o Joaquim se resignou com a derrota - infeliz hábito do Joaquim com jogadores que lhe são superiores - e é uma postura que deve ser rapidamente corrigida, sob pena de futuros dissabores. inclusivé com jogadores que lhe são neste momento inferiores!

Mário Pinto - O Mário, depois de uma excelente prestação na Maia, rapidamente teve que descer à terra, na 1ª ronda do qualifying, e depois de um primeiro set em que se limitou a esperar que o adversário falhasse, sem sucesso, resolveu corrigir essa opção, ser mais ofensivo e pressionante e venceu em três sets. Na ronda de qualificação, venceu o seu parceiro de clube, Filipe Mendes em 3 equilibradas partidas, num duelo de três horas, em que esteve a perder por 7-5 4-1, sem atingir, no entanto, um grande nível. Limitou-se a passar a bola à espera do erro, que eventualmente surgiu, mas que podia perfeitamente não ter surgido! Na 1a ronda do quadro, em mais um duelo entre Atletas do Sport jogou o seu melhor ténis, a um nível muito interessante com o Rui Lima. O Mário só pensa no resultado, e isso influencia muito o seu ténis. Infelizmente nestes escalões de Sub 12 e Sub 14, a prioridade deverá ser a evolução técnica e aprendizagem dos hábitos correctos em competição. O Mário se só continuar interessado nos resultados imediatos, terá muitas limitações no futuro. Se jogar com a atitude que teve a espaços com o Rui Lima, poderá atingir um nível muito interessante. Continuo à espera que a escolha dele seja a certa, que até agora...

Filipe Mendes - O Filipe, com uma semana de treino depois de 15 dias parado, foi sem grandes expectativas para o torneio, mas ganhou a 1a ronda da qualificação em 3 sets, e perdeu o derby com o Mário desperdiçando a vantagem de 7-5 4-1. Fica no entanto na retina a excelente atitude com que encarou o jogo, e que o deixou muito perto de uma vitória, que seria nesta fase surpreendente. Foi sempre muito ofensivo, ao contrário do Mário, e só perdeu porque, fruto de alguma inexperiência na resolução dos pontos do meio court para a frente deitaram tudo a perder. Tomou sempre a iniciativa todos os pontos, o que nestas idades nem sempre traz os frutos merecidos, mas que se afirma como uma maneira de jogar com muito futuro para um atleta com as características do Pipo! Espero que o Pipo continue assim, que esse é que é o caminho!

Sem comentários: