quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

FINAIS REGIONAIS INTERCLUBES INFANTIS E CADETES

Vão realizar-se no próximo dia 17 de Fevereiro, Domingo, às 13h, no C. T. Porto, as finais do Campeonato Nacional de Interclubes - Fase Regional, em Infantis e em Cadetes.
O Sport Club do Porto terá como adversário na final, em ambos os escalões, a E. T. Maia.
O ponto de encontro para as equipas dos dois escalões será nas instalações do Sport do Parque da Cidade, pelas 12.15h.


Os convocados para os Infantis são:
- Joaquim Ferreira
- Rui Lima
- Tobias Lindner
- Filipe Mendes
- Mário Pinto
- José Tinoco
Os convocados para os Cadetes são:
- Filipe Bela
- Gerardo Castro
- João Monteiro
- Gonçalo Oliveira
- Tiago Vieira

FASE FINAL DO CAMPEONATO REGIONAL DE INTERCLUBES SUB 12 MISTOS JOGA-SE NO SPORT!

Depois de, nos passados dias 1 e 2 de Dezembro, se ter apurado, a equipa do Sport de Sub 12 Mistos vai disputar em casa, no dia 16 de Fevereiro, com as congéneres do Sport Clube Alberto Sousa e com o Clube de Ténis do Porto, o título de equipa campeã, assim como o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional de Interclubes!
Aos atletas, Joana Neves e Francisca Braga da Cruz, Arthur Garat, Bernardo Manahu, Francisco Cabral, João Pedro Almeida, Pedro Moreira ficam os nossos desejos de muita aplicação nos treinos para estarem bem preparados, e muito boa sorte!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

SPORT APURADO PARA O CAMPEONATO NACIONAL DE INTERCLUBES SUB 16

A Equipa de Sub 16 Masculinos do Sport, composta por Tiago Vieira, João Monteiro, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira e Filipe Bela, capitaneada por Pedro Canedo, acabou em 1º lugar da 1a fase do Campeonato Regional, logrando assim o apuramento para a final regional e para a fase final do campeonato nacional a disputar em Julho. Para isso derrotou as equipas do Clube Ténis do Porto, Atlético Clube Alfenense e Clube de Ténis de Braga.
Resultados:
Sport. C.P. v. C.T. Porto 2-1
João Monteiro v. Bruno Soares 7-5 7-5;
João Magalhães v. Filipe Bela 6-3 6-0;
Tiago Vieira/Gonçalo Oliveira v. Tomás Veloso/Nuno Marques 6-3 6-3;
Sport C.P. v. A.C. Alfenense 3-0
João Monteiro v. Daniel Moreira 6-0 6-0;
Tiago Vieira v. Daniel Reis 6-1 6-0;
Filipe Bela/Gonçalo Oliveira v. Pedro Correia/Vítor Coelho 6-1 6-1;
Sport C.P. v. C.T. Braga 3-0
João Monteiro v. Duarte Vieira 6-0 6-0;
Tiago Vieira v. Marcos Pereira 6-1 6-1;
Filipe Bela/Gonçalo Oliveira v. Filipe Falcão/José Lopes 6-2 6-2.
Aguardamos agora pela data da final regional!
Muitos parabéns a todos, e agora venha a final!

RESULTADOS INTERCLUBES JÚNIORES - FASE REGIONAL

A equipa de Júniores Masculinos do Sport Club do Porto ficou em 2º lugar no Grupo 2 da Fase Regional do Campeonato Nacional de Interclubes, em que só se apurava uma equipa para a Fase Nacional e para a disputa do título de campeã regional!
Após uma vitória por falta de comparência contra o C. T. Braga, a equipa do Sport perdeu contra a equipa da E. T. Maia e fechou a sua participação com uma vitória esperada sobre o C. T. Viana.
Resultados completos:
E. T. Maia vs Sport C. P. : 3-0
Pedro Granado vs André Hüsgen - 6/0 7/6(5);
João Maio vs Tiago Costa - 6/0 6/3;
Octávio Torres/João Carvalho vs Diogo Menezes/Henrique Teixeira - 6/4 6/4;
Sport C. P. vs C. T. Viana : 3-0
André Hüsgen vs Pedro Cerqueira - 6/0 6/2;
Henrique Teixeira vs Guilherme Ramos - 6/0 6/0;
Diogo Menezes/Tiago Costa vs Nuno Amorim/Filipe Pereira - 6/2 6/3;





RUI LIMA ATINGE MEIA FINAL EM SUB 18 EM GONDOMAR

No passado fim de semana de 26 e 27 de Janeiro teve lugar nos courts do Ala Nun'Álvares de Gondomar, o 1º Torneio Juvenil, que contou com a presença de 4 atletas do Sport Club do Porto.
Rui Lima, de apenas 13 anos, atingiu a meia final, ao perder com Ricardo Reis, da A. T. Ricardo Cayolla, com os parciais de 6-4, 5-7 e 6-3.
No escalão de Sub 14, Joaquim Ferreira logrou atingir igual fase, ao perder com Artur Araújo, a jogar em casa, por 6-2 e 6-4. Mário Pinto, venceu dois encontros, mas saiu eliminado no duelo "fratricida" com Joaquim Ferreira por 6-1 e 6-1 nos 1/4os de final, ronda em Filipe Mendes perdeu também, com Artur Araújo por 6-2 e 6-2.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

1º TORNEIO INTER-COLÉGIOS 2007/2008

Realizou-se no passado dia 12 de Janeiro o 1º Torneio Inter-Colégios 2007/2008, nos novos campos do Parque da Cidade e no Colégio do Rosário, com a participação de 66 atletas distribuídos por 3 escalões.
Os resultados finais aqui ficam:

Sub-9:

1ª classificada - Anaïs Grah

2º classificado - Filipe Prata

3ª classificada - Carlota Arce

Sub-10:

Final - Fernando Menezes v. Miguel Cardoso 9/7

Sub-10 - Consolação:

Final - Luís Filipe v. Tiago Prata 9/7

Sub-10 + Leões:

Final - Duarte Moutinho v. Afonso Viana 11/9

Sub-10 + Leões - Consolação:

Final - Eduardo Cabral v. Manuel Gonçalves 7/4

> 11 Anos:

Final - Alex Kemper v. Bernardo Gil 9/7

A todos os participantes foram oferecidas t-shirts Sport Zone, bem como taças aos vencedores e medalhas aos finalistas. O torneio realizou-se num clima de alegria e competitividade q. b., como convém, e quiçá não teremos visto em acção alguns campeões do futuro... Parabéns a todos!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

INÊS XAVIER, JOÃO MONTEIRO E JOSÉ TINOCO CONVOCADOS PARA ESTÁGIOS DAS SELECÇÕES NACIONAIS

Os atletas do Sport Club do Porto Inês Xavier, João Monteiro e
José Tinoco foram convocados para os respectivos estágios da Selecção Nacional, a realizar durante o fim-de-semana de 19 e 20 de Janeiro, na zona da Grande Lisboa.
A Inês integrará o estágio da selecção feminina de Sub-16, juntamente com Brites Soares, Maria João Koehler, Margarida Moura, Ana Claro, Rita Vilaça, que se realizará no Estádio Nacional, no Jamor, e que tem como capitão Gonçalo Portas.
O João estará no estágio dos sub-16 masculinos, juntamente com Francisco Dias, Pedro Lopes, João Nascimento, Luís Silva, Miguel Cortez, Francisco Ramos, João Domingues, Francisco Jordão e João Magalhães, também no Estádio Nacional, tendo como capitão André Lopes.
Finalmente, o Zé Tó fará parte do estágio da selecção masculina de Sub-14, juntamente com Diogo Rocha, Frederico Silva, Gonçalo Loureiro, Henrique Costa, João Barra, José Maria Catela, Ricardo Jorge, Rodolfo Pereira, Samuel Cabanas, Vasco Mensurado, Fernando Sousa, André Silva e Tomás Leal. que terá lugar no Carcavelos Ténis, e que tem como capitão Pedro Felner.
Estes estágios têm como principais objectivos ajudar os capitães a formar a base da selecção para todo o ano, e a mais curto prazo as equipas que disputarão a Winter Cup, o Campeonato da Europa por Nações de Inverno, cuja primeira fase se disputa no princípio do mês de Fevereiro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

CALENDÁRIO EQUIPA DE SUB 18 FASE REGIONAL

A equipa de Interclubes de Sub 18 já conhece os seus adversários para a 1a Fase do Campeonato Regional de Interclubes de Sub 16 da Associação de Ténis do Porto: E.T. Maia, C.T. Viana e C.T. Braga.
Os jogos terão lugar no Complexo de Ténis da Maia com os seguintes horários:
26 de Janeiro
Sport C.P. vs C.T. Braga - 10 horas;
Sport C.P. vs E.T. Maia - 14 horas;
27 de Janeiro
Sport C.P. vs C.T. Viana - 10 horas;
À Equipa composta por André Hüsgen, Henrique Teixeira, Tiago Costa, Diogo Menezes e José Maria Carvalho ficam os desejos de muito boa sorte.

CALENDÁRIO EQUIPA SUB 16 FASE REGIONAL

A equipa de Interclubes de Sub 16 já conhece os seus adversários para a 1a Fase do Campeonato Regional de Interclubes de Sub 16 da Associação de Ténis do Porto: A.C. Alfenense, C.T. Porto e C.T. Braga.
Os jogos terão lugar no Complexo de Ténis junto ao Parque da Cidade com os seguintes horários:
26 de Janeiro
Sport C.P. vs C.T. Porto - 13 horas;
Sport C.P. vs A.C. Alfenense - 15 horas;
27 de Janeiro
Sport C.P. vs C.T. Braga - 13 horas;
À Equipa composta por Tiago Vieira, João Monteiro, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira e Filipe Bela ficam os desejos de muito boa sorte.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

5ª TAÇA SPORT CLUB DO PORTO

Realizou-se, no novo complexo do Parque da Cidade, entre os dias 17 a 21 de Dezembro de 2007 o torneio de ténis, de nível C, intitulado como 5ª Taça Sport Club do Porto com o apoio da Seat, destinado ao escalão juvenil, na categoria de iniciados e cadetes M/F, na modalidade de singulares.
O evento contou com um total de 54 inscrições, 3 na categoria de cadetes femininos; 4 iniciados femininos; 32 iniciados masculinos e 15 cadetes masculinos.
Os vencedores foram Afonso Gomes(CAD) em cadetes; Madalena Caiado(CVG) em cadetes; João Carvalho(CAD) iniciados; Cheila Cardoso (CAD) iniciados femininos.
Os finalistas foram Tomás Oliveira (CAD) iniciados; Ângela Nunes (SCAS) iniciados; Mafalda Silva(ETE) cadetes e Alexandre Caruço(CVG) em cadetes.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS DO SPORT NOS TORNEIOS A, NAS FÉRIAS DE NATAL

Depois de termos divulgado os resultados ao longo das duas últimas semanas, resolvemos pedir aos treinadores que acompanharam os nossos atletas aos dois Torneios A das férias de Natal, de Sub 16 na Quinta da Marinha, e de Sub 14 no Clube de Ténis do Estoril, a opinião sobre a prestação dos nossos atletas nas duas provas.

Assim, Ricardo Cortes, que acompanhou a Inês Xavier, José Tinoco, João Monteiro e Rui Lima à prova da Quinta da Marinha gostou da evolução exibida por todos e disse-nos o seguinte sobre cada um:
Inês Xavier - A Inês não fez um torneio brilhante em termos de nível de jogo, mas como melhorou em alguns aspectos essenciais, acabou por ter boas vitórias sobre adversárias tradicionalmente difíceis, e o resultado final acabou por ser interessante; notou-se sobretudo que não tem treinado com a assiduidade desejada.
João Monteiro - O João apresentou um nível de jogo muito bom considerando que não competia há mais de 3 meses, e que a sua presença nos treinos não tem sido a mais regular; conseguiu transportar para a competição o que tem trabalhado nos treinos de forma exemplar, sendo pena que tenha de ser tão espicaçado para render.
José Tinoco - O Zé mostrou aqui o que viria a confirmar no torneio de Sub-14 do Estoril: uma evolução que o leva a jogar com mais tranquilidade e confiança, pelo que os resultados aparecerão com naturalidade.
Rui Lima - O Rui, embora tenha evoluído em determinados aspectos do jogo, ainda procura as melhores soluções dentro do seu estilo de jogo; o seu comportamento no court melhorou bastante mas ainda tem muita margem de progressão na atitude com que aborda o jogo e o seu desenrolar.

Já o Pedro Canedo, que levou Filipe Mendes, José Tinoco, Joaquim Ferreira, Mário Pinto e Rui Lima revelou-se satisfeito com a prestação de todos, lamentando que dos 5 atletas, 4 se tenham defrontado!

Aqui fica a sua opinião:

José Tinoco - O Zé Tó surgiu neste torneio como 1º cabeça de série, o que sugere sempre alguma pressão por parte dos adversários. No entanto, com um approach muito sério e humilde, conseguiu desembaraçar-se de todos os adversários com relativa facilidade, e sem perder um set, venceu a prova de singulares e pares com o Rui Lima. Notei grandes progressos no jogo de rede, a arriscar em pancadas (amortie de direita) que não eram o seu forte, e que se traduziram em muitos pontos, e que funcionam como o complemento que faltava no seu tipico jogo de fundo de court muito pressionante! Esta vitória surge como reflexo do empenho com que o Zé se entrega aos treinos! A ele e ao seu Treinador, Ricardo, parabéns!

Rui Lima - O Rui jogou a 1a ronda com o Mário Pinto, que venceu com naturalidade, e na segunda ronda jogou com o seu parceiro de treinos Zé Tó. Notou-se evolução, em termos de padrão de jogo (mais paciente com a bola mais rápida e com melhor escolha de pancadas) e no segundo serviço, mas o Zé revelou-se mais forte nos momentos importantes de um jogo mais equilibrado do que o resultado de 6-3 6-2 deixa transparecer.

Joaquim Ferreira - Era o atleta, à partida, com a missão mais complicada, ao jogar com o 2º cabeça de série, Henrique Costa. Apesar da diferença de nível, a prestação do Joaquim foi pouco ambiciosa, e o resultado de 6-0 6-1 reflecte isso! O Joaquim nestes jogos muito difíceis tem que se aplicar, pois todos os encontros, com adversários, na teoria, inferiores ou superiores apresentam-se sempre como oportunidades para aprender. Desde cedo que o Joaquim se resignou com a derrota - infeliz hábito do Joaquim com jogadores que lhe são superiores - e é uma postura que deve ser rapidamente corrigida, sob pena de futuros dissabores. inclusivé com jogadores que lhe são neste momento inferiores!

Mário Pinto - O Mário, depois de uma excelente prestação na Maia, rapidamente teve que descer à terra, na 1ª ronda do qualifying, e depois de um primeiro set em que se limitou a esperar que o adversário falhasse, sem sucesso, resolveu corrigir essa opção, ser mais ofensivo e pressionante e venceu em três sets. Na ronda de qualificação, venceu o seu parceiro de clube, Filipe Mendes em 3 equilibradas partidas, num duelo de três horas, em que esteve a perder por 7-5 4-1, sem atingir, no entanto, um grande nível. Limitou-se a passar a bola à espera do erro, que eventualmente surgiu, mas que podia perfeitamente não ter surgido! Na 1a ronda do quadro, em mais um duelo entre Atletas do Sport jogou o seu melhor ténis, a um nível muito interessante com o Rui Lima. O Mário só pensa no resultado, e isso influencia muito o seu ténis. Infelizmente nestes escalões de Sub 12 e Sub 14, a prioridade deverá ser a evolução técnica e aprendizagem dos hábitos correctos em competição. O Mário se só continuar interessado nos resultados imediatos, terá muitas limitações no futuro. Se jogar com a atitude que teve a espaços com o Rui Lima, poderá atingir um nível muito interessante. Continuo à espera que a escolha dele seja a certa, que até agora...

Filipe Mendes - O Filipe, com uma semana de treino depois de 15 dias parado, foi sem grandes expectativas para o torneio, mas ganhou a 1a ronda da qualificação em 3 sets, e perdeu o derby com o Mário desperdiçando a vantagem de 7-5 4-1. Fica no entanto na retina a excelente atitude com que encarou o jogo, e que o deixou muito perto de uma vitória, que seria nesta fase surpreendente. Foi sempre muito ofensivo, ao contrário do Mário, e só perdeu porque, fruto de alguma inexperiência na resolução dos pontos do meio court para a frente deitaram tudo a perder. Tomou sempre a iniciativa todos os pontos, o que nestas idades nem sempre traz os frutos merecidos, mas que se afirma como uma maneira de jogar com muito futuro para um atleta com as características do Pipo! Espero que o Pipo continue assim, que esse é que é o caminho!

FRANCISCO CABRAL FICA PELAS 1/2 FINAIS NA MAIA

Francisco Cabral, de 10 anos, depois de passar três rondas, perdeu na meia final do Torneio de Natal de Sub 12 e Sub 16, realizado no Complexo de Ténis da Maia entre 22 e 29 de Dezembro, com o José Maria Dória, do S.C. Alberto Sousa, com os parciais de 4-1 4-1.