domingo, 27 de setembro de 2009

FRANCISCO CABRAL NOS QUARTOS DE FINAL EM ALMEIRIM!

O Francisco, atleta ainda pertencente ao escalão de sub-12 anos, esteve muito bem na sua estreia numa prova B de Sub-14, que se disputa neste fim de semana de 26 e 27 de Setembro no clube "20km Almeirim".
Para chegar aos quartos, o Francisco venceu três encontros, os dois primeiros como parte da fase de qualificação, perdendo com o 2º cabeça de série Rafael Marques, por 6-1 6-0, lamentando as dificuldades em lidar com o jogo muito agressivo do atleta da Associação Académica de Coimbra.
Apesar da pesada derrota, uma estreia muito positiva em provas B de Sub-14, com três excelentes vitórias do Francisco! Parabéns!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HORÁRIO PROVISÓRIO CENTRO TREINO SEMANA 28/SETEMBRO A 2/OUTUBRO

Por favor "clickar" na fotografia para ver o horário provisório durante a semana de 28 de Setembro a 2 de Outubro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

XIIº CIRCUITO JUVENIL SOLVERDE - 8ª ETAPA: JOAQUIM FERREIRA E MÁRIO PINTO SEMI FINALISTAS

O Sport esteve muito bem representado no passado fim de semana de 19 e 20 de Setembro, no Complexo de Ténis de Espinho, na 8ª etapa do 12º Circuito Solverde Juvenil, que se realizou nos escalões de Sub-12 e Sub-16.
Nos mais velhos, estiveram presentes Joaquim Ferreira, Manuel Carvalho e Mário Pinto, todo ainda pertencentes ao escalão de Sub-14. Os dois primeiros foram eliminados nas meias finais, sendo respectivamente derrotados pelo Ivo Rodrigues (CT Porto) por 6-1 6-1 e pelo Miguel Fernandes (CT Porto) por 7-6 6-2, enquanto o Manel ganhou um jogo perdendo no entanto na segunda ronda.
Nos mais jovens, estiveram presentes Duarte Moutinho, Fernando Menezes, Francisco Guerra, Gonçalo Moutinho, Luís Nogueira e Tiago Barbosa. Destes o Gonçalo e o Tiago chegaram mais longe, perdendo nos quartos de final, respectivamente para o Luís Faria (CT Guimarães) por 4-1 4-2 e para o Bernardo Pires (ET Maia) por 4-1 5-4.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

15ª ETAPA PNDT LAWN TENNIS CLUBE DA FOZ: AFONSO VIANA FINALISTA!

Uma grande comitiva do Sport deslocou-se ligeiramente para sul, para o Lawn Tennis Clube da Foz, para disputar a 12ª etapa do Circuito do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), que se disputa no escalão de Sub-10.
No escalão feminino estiveram presentes Luísa Pelayo, Beatriz Maia e Marta Ramos, que alcançou as meias finais de singulares!
Já no escalão masculino, Afonso Viana só foi derrotado na final de singulares, e contou com a companhia na prova de Eduardo Cabral, João Gomes, João Romano, Manuel Gonçalves, Manuel Monteiro, Tomás Pereira, Sebastião Eça e Vasco Lobão! Em pares a final foi disputada exclusivamente entre atletas do Sport, Eduardo e o Afonso que venceram a Luísa e o Manel Gonçalves.
São os primeiros passos no ténis de competição, que muito aplaudimos, estando todos de parabéns!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SPORT AMBICIOSO NO CAMPEONATO NACIONAL DE INTERCLUBES DE SUB-16!

Realiza-se no Carcavelos Ténis, de 16 a 20 de Setembro, o Campeonato Nacional de Interclubes em Sub-16, onde a equipa do Sport é uma das favoritas ao triunfo final. Capitaneados pelo treinador Pedro Canedo, o João Monteiro, o José Tinoco, o Rui Lima, o Gonçalo Oliveira, e o João Magalhães vão fazer tudo para trazer para casa a vitória. Para já, começaram bem, derrotando na 1ª jornada do grupo, a equipa do Tavira R. C., por 4-1. Hoje, ficam isentos, e amanhã jogam com outra das equipas favoritas, o Ace Team.
Desejamos bons jogos e um espírito de grupo à prova de tudo para a nossa equipa!
ACTUALIZAÇÃO - 18/Setembro - SPORT VENCE CAMPEÃO REGIONAL DE LISBOA!
O Sport hoje mostrou-se uma equipa muito solidária para levar de vencida a sua congénere do Ace Team, campeã regional da A.T. Lisboa por 3-2. O 3º singular Rui Lima começou por vencer Nuno Deus, enquanto o nº1 João Monteiro se exibiu a uns furos abaixo do seu habitual, ao contrário do seu adversário Diogo Rocha, que se apresentou em grande forma, empatando a 1 ponto a contenda. Minutos depois 2h40 depois do início, o Zé Tó venceu o 2º singular Miguel Deus no terceiro set, após uma grande luta em que enfrentou a desvantagem de um set e 4-2 acima, e mais tarde anulando dois pontos para ficar 3-5. Uma valiosa vitória sobre um atleta com muito valor que deu a vantagem de 2-1 à entrada dos pares. Nesta variante, o João e o venceram sem dificuldade Francisco Saraiva e Nuno Deus, e com igual facilidade o Gonçalo e o Rui perderam para o Diogo Rocha e Miguel Deus, fechando assim o encontro com 3-2 a favor do Sport.
Amanhã disputam a última jornada do grupo, com o Clube de Ténis do Porto, e em caso de vitória disputará as meias finais com o 2º classificado do outro grupo, evitando a forte equipa do C.T. Jamor.
Boa sorte!
ACTUALIZAÇÃO - 21/Setembro - SPORT CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-16!
O Sport sagrou-se campeão depois de bater de repetir o triunfo da fase de grupos, mas de forma categórica depois de vencer os três singulares, sem precisar sequer de disputar os jogos de pares!
Mas antes da final, jogou na manhã de sábado o último encontro do grupo, com o C.T. Porto vencendo por 3-2, oferecendo os pares, depois de marcar nos singulares os 3 pontos suficientes para levar de vencida o rival portuense, com destaque para o Rui Lima, que fez uma exibição quase perfeita no seu compromisso diante de João Magalhães. Essa vitória colocou o Sport no primeiro lugar do grupo, defrontando o Clube Seténis na meia final disputada no sábado. Este encontro não teve grande história, caindo por 5-0 para a nossa equipa, apesar de toda a dedicação e esforço da equipa sadina.
Na final, repetição do encontro do grupo com o Ace Team, que na véspera bateram a fortíssima equipa do C.T. Jamor, num duelo muito intenso, decidido no par decisivo.
O Sport não se atemorizou, e com o 3º e 2º singulares a entrar no court em simultâneo, surpreendentemente foi o Zé Tó o primeiro encontro a acabar, que, com uma sólida exibição derrotou por 6-4 6-2 um super favorito Diogo Rocha, recente vencedor do torneio internacional de Sub-16 da Beloura, intratável ao longo desta semana, distribuindo correctivos a todos os adversários que se cruzaram no seu caminho (inclusive no nosso nº1 João Monteiro), mas que não soube lidar com as expectativas de poder significar um ponto quase certo aos olhos de praticamente toda a gente, menos para os do Zé e da nossa equipa. Galvanizado pelo espectacular triunfo do Zé, o Rui não quis ficar atrás, e recuperou da desvantagem de 2-4 no terceiro parcial, com uma raquete emprestada (visto ter partido as cordas da sua única raquete!) vencendo o duro Miguel Deus por 4-6 6-3 6-4, guardando para os últimos jogos um ténis de alto nível numa altura crítica. Entretanto, enquanto se iam jogando neste encontro os últimos jogos, entrou no court do lado, um duelo que opunha os dois nºs 1 da equipa o João Monteiro vs João Barra nº 43 Tennis Europe de Sub-16. O João entrou de acelerador no máximo, e no período que o Rui disputava os últimos três jogos do seu encontro, já vencia por 5-0, destruindo qualquer bola que lhe aparecesse pela frente, com uma concentração digna do campeão nacional individual que é, mas que o tinha desertado ao longo desta semana. Terminado o encontro do Rui, com a pressão de dar o título à equipa (já o treinador Ricardo Cortes festejava em casa, conhecedor do 2-0, tal era a fé no nosso número 1), perante umas timidas tentativas da claque adversária levantar o seu atleta, tão poucos os pontos que fez, o Monteiro levou de vencida o Barra por 6-0 6-1, exibindo-se ao seu melhor nível!
Depois de assegurada a vitória apenas nos encontros de singulares, o Sport abdicou da disputa dos encontros de pares, gesto agradecido pelo Ace Team, que leva para história um resultado mais brando de 3-2.
É o primeiro título nacional colectivo para estes atletas, conquistado em grande estilo perante adversários de grande valor! Foi uma excelente semana para todos, e que possam transportar nos seus torneios individuais a forma, o espírito de sacrifício que exibiram neste campeonato em que nos momentos menos bons houve sempre alguma voz de apoio e muita solidariedade entre os atletas e que culminou com uma final jogada pelos três intervenientes do Sport absolutamente espectacular! PARABÉNS!

domingo, 13 de setembro de 2009

JOAQUIM FERREIRA FINALISTA NO TORNEIO FESTAS DO MAR!

O Joaquim disputou este fim-de-semana o torneio C de Sub-16, "Festas do Mar" no Clube Desportivo Furadouro, e alcançou a final em singulares e a meia final em pares.
Na final perdeu com o Diogo Santos (CTP Brandão) em três partidas, com os parciais de 2-6 6-0 6-3.
Na prova de sub-14 participaram o Manuel Carvalho e o Francisco Cabral , tendo o Manel vencido dois jogos, e perdido com o João Mota (AT Matosinhos) por 6-0 6-0 na terrceira ronda, enquanto o Kiko venceu um encontro e foi derrotado pelo João Neto (TCF Foz) por 6-4 6-4.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

LUÍSA PELAYO FINALISTA DE TORNEIO SUB-10 EM MIRAMAR!

Decorreu no passado fim-de-semana, nas instalações do Sport Club Alberto Sousa, no Parque da Gândara, em Miramar, a 6ª etapa do circuito Open Jovem de Gaia/ETPG em Sub-10, que contou com a participação de alguns atletas do Sport. Nas meninas, a Luísa Pelayo logrou atingir a final, onde foi derrotada pela Francisca Jorge, por 4/1; a outra representante do Sport, a Beatriz Maia terminou a prova num honroso 4º lugar.
Nos rapazes, apenas o Manuel Monteiro passou a fase de grupos, tendo sido derrotado na fase eliminatória pelo João Martins; os outros dois rapazes presentes, Manuel Gonçalves e Vasco Lobão ficaram pela fase de grupos.
Parabéns a todos!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PESTANA JUNIOR OPEN - INÊS XAVIER, JOSÉ TINOCO E RUI LIMA NA 2ª RONDA!

O Sport está representado por seis atletas nesta prova internacional de sub-16 que se desenrola nos campos da Pestana Tennis Academy, na Quinta da Beloura, em Sintra, cuja fase de qualificação teve início no sábado, 5 de Setembro, tendo as melhores grelhas começado hoje, terminando no próximo sábado, dia 12.
No sector masculino, sortes diferentes para os nossos atletas. Os mais jovens foram derrotados em dois sets, sem grande equilibrio. O Joaquim Ferreira ainda prometeu nos dois primeiros jogos do primeiro set, diante do Gonzalo Baudet (Espanha), mas quando este aqueceu, o jogo teve um só sentido, notando-se que seria necessário o Joaquim jogar perto do limite para equilibrar mais, como se pode perceber pelo 6-1 6-1 final. O Mário Pinto, teve uma tarefa inglória diante do segundo cabeça de série e actual campeão nacional de sub-14, Frederico Silva ( CT Caldas da Rainha), e perdeu por 6-0 6-0, enquanto o Filipe Mendes, diante do Francisco Saraiva (Ace Team) cedeu por 6-3 6-1, num jogo equilibrado a espaços, mas com o Pipo a ter dificuldades em apresentar o melhor ténis nas fases mais determinantes do encontro. Por outro lado, o Rui Lima levou de vencida o suíço Marc Hofer, por 6-2 6-4, e só algumas desconcentrações impediram o Rui de ter uma vitória ainda mais tranquila. Já o José Tinoco venceu mas não convenceu. Apesar de bastantes erros não forçados no primeiro set, a qualidade do golpe de serviço e uma alta percentagem de pontos ganhos com a combinação entre o serviço e o volley garantiram-lhe o primeiro set por 6-3, porém um início desastroso do segundo set aliada a uma subida de produção do adversário Luís Soares (Pestana TA), estreante nestas andanças, determinaram um rápido 1-6. No terceiro set, o Zé finalmente começou a jogar, atento e preocupado de igual forma tanto com aspectos ofensivos como defensivos, reduziu o número de erros não forçados, e rapidamente marcou o 6-0 final. Como é costume nas saídas com vários atletas do Sport nos torneios fora do Porto, amanhã teremos um derby entre o Zé e o Rui, não antes das 12h.
A Inês Xavier, defrontou a Claúdia Gaspar (CIT Leiria), vencendo por um económico 6-0 6-o, marcando encontro com a Beatriz Coelho (CETO) amanhã não antes das 16h30.
ACTUALIZAÇÃO - 8/Setembro - INÊS XAVIER E JOSÉ TINOCO SEGUEM EM FRENTE!
No derby entre parceiros de treino, o Zé Tó levou a melhor, não sem antes apanhar um grande susto. No primeiro set, o Rui exibiu-se em grande nível, superiorizando-se ao Zé em todos os aspectos do jogo, acelerando para uma vantagem de 5-2. Só algumas dúvidas somadas à persistência do Zé adiaram o fim do set, culminando num 10º jogo com vários setpoints intercalados com possibilidades para o Zé igualar a 5 jogos, acabando o Rui por fechar o set por 6-4. No segundo parcial, o Zé subiu o nível e o Rui fez o inverso, mesmo assim o set teve jogos equilibrados, apesar de o Zé os ter ganho praticamente todos, marcando o 6-1. No último set, o Rui entrou muito bem, chegou ao 3-1 beneficiando de um abaixamento de nível do Zé, que no entanto teve o condão de nunca desistir, e ponto a ponto acabou por fazer cinco jogos seguidos, mas nenhum com facilidade. Destaque para o bom nível que o Rui se exibiu, mas que apenas pecou pela duração com que se exibiu. Mais um pouco e teria dado para vencer, enquanto o Zé foi premiado pela perseverança de quem nunca deixa de acreditar que é possível vencer, mesmo quando não está a praticar o melhor ténis! Destaque pela negativa, para a incapacidade dos dois atletas de lidar com a frustração e com os nervos ao longo do encontro, passando impunes maus comportamentos apenas graças à permissividade do juiz árbitro. Amanhã o Zé joga com André Murta (CTVRS António, 12º cabeça de série, 506ª TE Sub-16).
A Inês teve pela frente uma Beatriz Coelho (CETO) bastante diferente (para melhor) do que experimentou em confrontos passados! Venceu por 7-5 3-6 6-2 uma adversária muito explosiva com facilidade de desiquilibrar os pontos, mas que costumava desistir dos jogos à mínima contrariedade. Porém hoje, não o fez, apresentando-se bastante mais calma e lutadora, e só a persistência e capacidade de sofrimento da Inês a levaram à vitória! Joga agora com a 5ª cabeça de série, a espanhola Paula Gutierrez Perez (218ª TE sub-16).
Em pares masculinos, os participantes do Sport foram eliminados. O jovens Mário Pinto e Joaquim Ferreira ofereceram excelente réplica no primeiro set, ao par composto pelo Artur Completo (CT Caldas Rainha) e pelo João Fazendeiro (CIT Leiria), perdendo por 7-5 6-0, enquanto o Zé Tó e o Bruno Soares (CT Porto) favoritos perante Francisco Ferreira (CETO) e Nuno Deus (Ace Team) foram eliminados por 1-6 7-5 10-7!
ACTUALIZAÇÃO - 9/Setembro - INÊS XAVIER E JOSÉ TINOCO ELIMINADOS!
A Inês foi eliminada hoje, nos quartos de final, pela espanhola Paula Gutierrez Perez por 6-1 6-3. Perante uma adversária muito agressiva e concentrada, a Inês teve muitas oportunidades de equilibrar o resultado e pôr pressão na adversária, mas foi traída pelas tradicionais dificuldades em terminar os pontos. Mérito para a adversária que foi muito consistente tanto no nível de jogo, sempre muito agressiva, como em termos de intensidade mental, já que raramente se deixou ir abaixo, lutando sempre de forma muito aguerrida.
O perdeu nos oitavos de final com o algarvio André Murta, por 6-2 4-6 6-3, num encontro cheio de altos e baixos. Começou melhor o André exibindo-se num nível tão alto, que teve pontos para jogo em todos os jogos do set, vencendo com facilidade os seus jogos de serviço, e obrigando o Zé mesmo nos jogos em que segurou o seu serviço, a enfrentar break points. Porém no segundo set, tudo mudou, o André desconcentrou-se, prontamente aproveitado pelo Zé e chegou rapidamente ao 3-0 com dois breaks de vantagem. O algarvio conseguiu recuperar um dos breaks, mas o Zé acabou por fechar um 6-4 muito tenso e discutido. No 3º set, o Zé apesar de um primeiro jogo desconcentrado, voltou a focar-se no que tinha de fazer e, sempre a pressionar o adversário, chegou ao 3-1. Porém um mau jogo de resposta, sem que o adversário tenha servido particularmente bem, em que nem sequer fez jogar o adversário, devolveu-lhe esperança, deixando-o entrar no jogo. A partir desse momento o Zé nunca mais se encontrou, desaparecendo completamente do jogo, terminando no 6-3 a favor do algarvio, que neste terceiro set, nem precisou de jogar no nível altíssimo com que se exibiu no primeiro parcial!
Amanhã só a Inês joga pares!
ACTUALIZAÇÃO - 10/Setembro - INÊS XAVIER NA MEIA FINAL DE PARES!
A Inês, juntamente com a Sofia Araújo, venceram a dupla Andreia Bicho (CVG) e Djessika Bezerra (CTPSA) por 6-2 6-1, e disputam amanhã a meia final face ao par composto pela Ivone Álvaro e Claúdia Gaspar. Boa sorte!
ACTUALIZAÇÃO - 11/Stembro - INÊS XAVIER NA FINAL DE PARES!
A Inês e a Sofia Araújo (Ace Team) venceram hoje o seu compromisso por 6-2 6-0, jogando amanhã a final às 10h30 com as portuguesas Bárbara Ribeiro (Pestana TA) e Maria Palhoto (CT Coimbra).
ACTUALIZAÇÃO - 12/Setembro - INÊS XAVIER CAMPEÃ EM PARES!
A Inês e a sua parceira Sofia Araújo (Ace Team) venceram Maria Palhoto (CT Coimbra) e Bárbara Ribeiro (Pestana TA) por 6-3 7-6 (1), conquistando este Pestana Junior Open, a contar para o circuito Tennis Europe no escalão de sub-16. Muitos parabéns!