terça-feira, 30 de junho de 2009

CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL DE SUB-12

Os atletas do Sport, acompanhados pelo Marco Ribeiro, que vão participar no Campeonato Nacional Individual de Sub-12, que se realiza no Vilamouraténis, de 4 a 11 de Julho já sabem o seu destino!
Assim, a Joana Neves e a Catarina Santos, vão jogar na fase de qualificação feminina, respectivamente com a Inês Duarte (CTPortimão e Rocha) e Júlia Gaspar (CT Caldas da Rainha), ambos os encontros no próximo sábado não antes das 11h. Infelizmente, em caso de vitória, a Joana e a Catarina, disputarão a ronda de apuramento uma com a outra! Em igual fase, mas no torneio masculino estão Afonso Viana e Gonçalo Moutinho. O Afonso joga com o Miguel Lourenço (CT Setúbal), sábado não antes das 15h no sábado, enquanto o Gonçalo joga com o Tiago Valério (CT Portimão e Rocha) não antes das 13h no sábado.
O Francisco Cabral, que está no quadro principal, aguarda um adversário apurado da fase de qualificação.
Ficam aqui os desejos de muita sorte a todos!
ACTUALIZAÇÃO - 7/Julho/2009 - SPORT SEM ATLETAS EM SINGULARES
Os nossos atletas já foram todos eliminados nas respectivas provas em singulares. A Catarina Santos foi a atleta que chegou mais longe. Depois de passar a fase de qualificação, vencendo Julia Gaspar (CT Caldas da Rainha) por 6-0 6-0, venceu a sua parceira de treino Joana Neves por 6-2 6-1, que por sua vez tinha vencido na ronda anterior a Inês Duarte (CT Portimão e Rocha). A Catarina não ficou por aí, e no quadro principal derrotou na 1ª ronda, a Margarida Leão (CAD) por 2-6 6-0 6-4, tendo sido eliminada hoje, pela Beatriz Bento (Ace Team), por 6-2 6-4.
No escalão masculino, o Francisco Cabral, único representante do Sport no melhor quadro, perdeu por surpreendentes 6-1 6-0, com o Felipe Cunha e Silva (CETO), depois de o ter derrotado em dois sets em Espinho, no torneio A, há cerca de três semanas. Hoje jogou a primeira ronda do quadro B, tendo derrotado Diego Herrera (CIF) por 6-2 6-4, marcando encontro com o Gonçalo Silva (AT Jim Stewart), que o derrotou no Torneio A do Estoril, em Dezembro último.
Na fase de qualificação, Afonso Viana e Luís Nogueira foram eliminados na segunda ronda, enquanto o Gonçalo Moutinho foi eliminado na primeira ronda.
Podem ver os quadros de todas as provas em http://www.tenis.pt/index.php?option=detalhes_provas&id=20724

CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS SUB-12 MISTOS - SPORT COM DUAS DERROTAS!

A equipa de Sub-12 Mistos do Sport, composta pela Joana Neves, Catarina Santos, Afonso Viana, Duarte Moutinho, Fernando Menezes, Francisco Cabral, Francisco Guerra, Gonçalo Moutinho, Luís Nogueira e Tiago Barbosa, capitaneados pelo Marco Ribeiro, está a disputar o Campeonato Nacional de Equipas em Montechoro, tem duas derrotas nos encontros disputados.
Incluída no grupo da morte, perante a qualidade das equipas presentes, o Sport perdeu ontem por 4-1 com a Associação Académica de Coimbra, cuja participação está emsombrada em polémica, fruto da inclusão, de contornos algo indefinidos, de um atleta espanhol na equipa, que tendo sido inscrito na FPT em Junho, a equipa conimbricense afirma ter disputado três torneios em Portugal, antes de Junho, condição sine qua non para que atletas que não disputaram encontros na fase regional poderem participar na fase nacional. Esperamos para bem da verdade desportiva e de respeito por todas as equipas participantes nesta prova, que o atleta em questão tenha mesmo participado nas três provas necessárias, para que pudesse jogar na fase nacional. Hoje o Sport perdeu por apertados 3-2, decidido no par misto, depois de vitórias nos singulares masculinos e derrotas nos singulares femininos, com o Clube Escola de Ténis de Oeiras, e amanhã disputa o terceiro lugar do grupo com o Clube de Ténis de Paços Brandão, onde com certeza vai lutar até à exaustão pela vitória de honra!
Boa sorte!
ACTUALIZAÇÃO - 2/Julho/2009
Ontem a equipa do Sport conseguiu finalmente a 1ª vitória, depois de derrotar por 3-2 o Clube de Ténis de Paços de Brandão, vitória esta que revelou, sem a nossa equipa saber, decisiva, pois hoje de manhã foi-lhes comunicado, que estavam apurados para as meias finais de hoje, por desclassificação da Associação Académica de Coimbra, que apresentou um atleta inscrito que não reunia condições para tal. Reposta a verdade desportiva, o Sport foi derrotado pelo Colégio Amor de Deus, por 3-2 no par decisivo.
Parabéns à equipa do Sport pelas meias finais alcançadas!

CIRCUITO HONDA - PROVA B DE SUB-16 - SPORT EM FORÇA!

O Sport está representado em grande número nesta prova B de Sub-16, que se realiza no Clube de Ténis do Porto de 29 de Junho a 4 de Julho, e esteve muito perto de poder ocupar os quatro lugares de qualifyers masculinos!
Disputaram a fase de qualificação Filipe Mendes, Joaquim Ferreira, Mário Pinto, Lucas Nogueira e Rui Lima. Esperando pelo início dos respectivos quadros principais estão Inês Xavier e José Tinoco.
Os resultados poderão ser vistos em http://tennisresultados.webnode.com/circuito-honda-sub-16-b/ mas já podemos adiantar que o Lucas foi eliminado na primeira ronda do quali, que o o João Magalhães, eliminado pelo Pipo, e o Joaquim, eliminado pelo Francisco Fortes (CNS Assunção) perderam ambos na ronda de apuramento para o quadro principal, impedindo o Sport de conseguir de fazer o pleno, apurar quatro qualifyers, já que o Filipe, Mário e Rui asseguraram o apuramento. Jogam amanhã a 1ª ronda do quadro principal, respectivamente com o Tiago Cunha (CTP Brandão), Alexandre Silva (CT Braga) e Gustavo Pereira (ET Espinho), enquanto o José Tinoco, 2o cabeça de série, joga com João A. Castro (CT Coimbra). No quadro feminino a Inês Xavier, 1ª cabeça de série, joga com a Maria João Santos (CT Porto).
ACTUALIZAÇÃO - 1/Julho/2009
Sortes diferentes para os vários atletas presentes nesta prova!
No escalão feminino, a Inês não deu hipotese à Maria João Santos, vencendo por 6-1 6-0, e disputa o acesso à final frente a Raquel Mateus (CT Porto).
NO sector masculino, o Zé Tó venceu o Joaquim, que entrou como lucky loser a substituir João A. Castro (CT Coimbra), e na segunda ronda venceu Artur Araújo (ANA Gondomar) por 6-0 6-0. O Rui também não quis ficar atrás do seu parceiro de treino e venceu Gustavo Pereira (ET Espinho) por 6-1 6-2, e joga neste momento com o 1º cabeça de série, Filipe Teixeira (CT Águeda). Pior sorte, tiveram o Mário, eliminado pelo Alexandre Silva (CT Braga) por 6-1 6-0, e o Pipo que perdeu por 1-6 6-1 6-1, com o Tiago Cunha (CTP Brandão).
ACTUALIZAÇÃO - 2/Julho/2009
Os três atletas do Sport, que hoje disputaram as respectivas meias finais, foram bem sucedidos! Ladies first: a Inês venceu tranquilamente a Raquel Mateus (CT Porto) assegurando a passagem à final, na qual defrontará Djessika Bezerra (CTPS Adrião). Nos rapazes, o Rui imitou a Inês no resultado com o Tiago Cunha (CTP Brandão), enquanto o Zé Tó, fruto de uma entrada algo dormente em jogo, venceu por 1-6 6-1 6-2. Os rapazes jogam amanhã às 9h30, seguido da final feminina.
Boa sorte a todos!
ACTUALIZAÇÃO 2 - 3/Julho/2009 - Inês e Zé Tó vencedores!
A Inês e o Zé Tó venceram esta etapa do Circuito Honda, depois de derrotarem nas respectivas finais a Djessica Bezerra (CTPSto Adrião) por 6-3 6-3, e o Rui Lima por 6-2 4-6 6-2.
Parabéns aos três pelo torneio, e que possam transportar esta forma para os próximos torneios Tennis Europe de Sub-16, nas próximas duas semanas, no Clube de Ténis do Porto, e em Aviles, em Espanha.

JOÃO MONTEIRO NA TAÇA GEZA TOROK!

O João Monteiro encontra-se neste momento a disputar a Taça Geza Torok, prova B do escalão Sénior, que distribui 2000€ de prémios, que se disputa de 29 de Junho até o dia 4 de Julho, no Clube de Ténis do Estoril.
O João já disputou dois encontros na fase de qualificação que superou, depois de vencer Miguel Rocha (Ace Team) por 6-0 6-2, na segunda-feira, e de hoje de manhã, ter derrotado Ricardo Martins (Ace Team) por 6-2 6-4, marcando encontro ainda hoje com o Pedro Palha (CIF), na primeira ronda do quadro principal.
ACTUALIZAÇÃO - 1/Julho/2009
O João foi eliminado pelo Pedro Palha (CIF) por 6-4 6-2, na primeira ronda do quadro principal.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

JOANA NEVES ESMAGA NO PNDT DO SPORT! AFONSO VIANA FINALISTA!

Realizou-se no fim-de-semana passado, nas nossas instalações do Parque da Cidade, mais uma etapa do Plano Nacional de Detecção de Talentos, circuito nacional para Sub-10, numa prova que contou com a participação de cerca de 45 atletas.
Os atletas da casa tiveram em destaque, e, se no caso da Joana Neves, que venceu a prova sem consentir um único jogo (!) às suas adversárias, mostrando que já cresceu para além deste circuito, no caso do Afonso Viana, que acabou de fazer 9 anos, a presença na final é um bom indicador da qualidade deste pequeno jogador, que sempre demonstrou muita presença no court.
Destaque também para o Eduardo Cabral, o Manuel Gonçalves e o Manuel Monteiro que passaram a fase de grupos. João Romano, Sebastião Eça e Tomás Pereira ficaram-se pela fase de grupos. Em pares o tandem Afonso Viana e Sebastião Eça levaram o seu parceiro de treinos Manuel Gonçalves que se associou ao Henrique Oliveira (CT Porto)por 4-1 5-3.
Resultados das finais:
Raparigas
Joana Neves vs Matilde Lagoa (OCLTC) - 4/0 4/0
Rapazes
Afonso Portugal (Miramar) vs Afonso Viana - 4/2 2/4 4/1
Parabéns a todos!
FOTO 1: Joana (1ª esquerda)
FOTO 2: Afonso (1º esquerda) fotos gentilmente cedidas pela Manuela Faria.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

RUI LIMA VENCEDOR DO TORNEIO L. T. C. FOZ 1 EM SUB-16! JOÃO MAGALHÃES SEMI-FINALISTA!

O João Magalhães, em Sub-16, e o Bernardo Manahu e o Francisco Cabral, em Sub-14, passaram a 1ª ronda do Torneio L. T. C. Foz 1, que decorre esta semana nas instalações do mítico clube da Foz do Douro.
O João venceu o Afonso Guimarães, por 6/1 6/0, e o Bernardo ganhou ao Francisco Lima por 6/0 6/0, e o Francisco teve um jogo mais duro, mas acabou por vencer o Miguel Melo por 4/6 6/4 6/1.
O Rui Lima também está a jogar este torneio, em Sub-16, mas só entra em acção amanhã.
Bons jogos!
ACTUALIZAÇÃO 23/06:
Sub-16:
O Rui Lima venceu por 6/0 6/1 e marcou encontro com o companheiro de clube João Magalhães - vencedor por iguais parciais - na meia-final.
Sub-14:
O Bernardo Manahu venceu Nuno Pinto da Costa (CTP) por 6/3 6/3 e jogava ainda hoje frente a Francisco Melo.
No grande encontro do dia, o Francisco Cabral não conseguiu fechar o encontro frente ao nº 5 nacional Francisco Caldas (Braga), após estar a ganhar por 5/1 30/0 no 3º set, acabando por ser derrotado pelos parciais de 6/3 2/6 7/5, mas mostrando (como tem vindo a fazer) que está cada vez mais próximo do comboio dos melhores nacionais - será no Campeonato Nacional que concretizará as ameaças? Vamos torcer por ele.
ACTUALIZAÇÃO 24/06:
O Bernardo Manahu não foi além de uma derrota por 6/1 6/2 frente a Francisco Melo. No entanto saudamos o regresso do Bernardo à competição e torcemos para que rapidamente encontre o ritmo competitivo e melhore as suas opções no court, para que possa realizar o seu potencial técnico!
ACTUALIZAÇÃO 25/06:
O Rui Lima venceu o seu parceiro de treinos João Magalhães por 6/0 6/1 na meia-final, marcando lugar na final de amanhã, a realizar pelas 15h. Bom jogo para o Rui e de destacar mais um bom resultado do João!
ACTUALIZAÇÃO 26/06:
O Rui Lima venceu com naturalidade o torneio L. T. C. Foz 1 em Sub-16, derrotando na final Daniel Moreira (Alfena) por um duplo 6/0, o que espelhou o seu domínio no encontro e no torneio, uma evidência que vinha já das rondas anteriores. Concluíu o torneio com um total de apenas 2 jogos perdidos e regressou assim às vitórias em torneios, provando que o seu habitat natural não são os torneios C. Parabéns Rui!

ATLETAS DO SPORT TODOS NA 2ª RONDA DO GRAND CHAMPIONS JUNIOR TOUR - VALE DO LOBO!

Todos os atletas do Sport envolvidos na 2ª etapa do Grand Champions Junior Tour, que se realiza na Vale do Lobo Tennis Academy até ao próximo dia 26, lograram ultrapassar a 1ª ronda do Quadro Principal. Recordamos que todas as provas deste circuito são de nível A para o ranking de Sub-14 da Federação Portuguesa de Ténis, e que estes atletas se encontram no Algarve acompanhados pelo treinador Pedro Canedo.
Assim, o Pipo Mendes foi o 1º a entrar em acção e teve uma vitória concludente ante o nº 10 nacional, Ricardo Marreiros (Portimão), pelos parciais de 6/2 6/3, e marcou encontro na 2ª ronda com o seu parceiro de treino, o Mário Pinto, que derrotou João Rodrigo Costa (AT Parque), o nº 8 nacional, por 6/0 7/6 (1). Por fim, o Joaquim Ferreira defendeu o seu estatuto de 4º cabeça-de-série ante o qualifier João Lima (GCP), não sem se livrar de um susto após um 1º set "dormente", com o resultado final de 3/6 6/2 6/1, jogando de seguida contra André Aguiar (Portimão).
ACTUALIZAÇÃO 25/06/2009
O Pipo foi mais forte no derby com o Mário, vencendo por 4-6 6-3 6-2, num encontro bem disputado, com o jogador mais ofensivo a acabar por alcançar a vitória. O Joaquim perdeu com o André Aguiar (CTPR) por 6-4 6-0, num jogo que chegou a ter hipóteses no 1º set de passar para 5-4 no 1º, mas depois uma escorregadela quando o resultado estava em 4-5 15-30 no 1º set, deixou-o bastante diminuido, fruto de um problema no pulso esquerdo.
Nos quartos de final, o Pipo perdeu com o Fernando Sousa (LT Club), por 6-4 4-6 6-1, num encontro em que os 5 primeiros jogos do 3º set foram decisivos, em que o Pipo teve várias oportunidades nesses jogos acabando por só ganhar 1 jogo, caindo física e animicamente a partir do 4-1 para o adversário. De registo a excelente réplica dada ao recente vencedor do Torneio A do Jamor, na semana passada, neste encontro que a diferença foi feita em poucos pontos, e a maior versatilidade do adversário, muito bem ofensiva e defensivamente, foi determinante!
Em pares, o Mário associado ao Tiago Cunha (CTP Brandão) chegaram a dispor de um match point contra a dupla Nuno Deus (Ace Team) e José Maria Catela (CTT Vedras) perdendo na 1ª ronda. O Pipo que fez dupla com o Martim Sousa (CTS Miguel), venceram a 1ª ronda saindo derrotados com os britânicos radicados no Algarve, Sean Hadden (CT Lagos) e Christopher Raspin (Carvoeiro TC), enquanto o Joaquim, ainda acossado pela lesão no pulso esquerdo, na companhia do Fernando Sousa, foram eliminados na 2ª ronda pelos aguerridos José Maria Moya e Henrique Baptista do Ginásio Clube Português, em três partidas.
Em resumo, os nossos atletas continuam a evidenciar pancadas que lhes permitem discutir os pontos com os melhores nacionais, mas a nível mental, precisam de acreditar mais nas suas capacidades, e sobretudo de ser mais agressivos nos pontos importantes. Claramente, uma mentalidade de esperar pelo erro adversário a este nível não resulta, e é importante que estes três atletas se apercebam disso, se querem melhorar dentro deste nível!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

JOÃO MONTEIRO ATINGE OS QUARTOS DO FUTURE SLAM TOUR WIMBLEDON!

O João Monteiro encontra-se em Madrid acompanhado pelo treinador Ricardo Cortes para disputar a etapa "Wimbledon" do Future Slam Tour, um circuito por convites disputado em Espanha que visa recriar os verdadeiros Grand Slams do circuito ATP e que é considerado um dos mais fortes do mundo para jogadores Sub-16 masculinos. Para cada torneio são convidados os 8 melhores espanhóis em Sub-16 e 8 estrangeiros que variam de etapa para etapa, formando um quadro de 16 jogadores, e que inclui um torneio de consolação para quem é eliminado na 1ª ronda. Neste torneio, disputado no incrível Club de Campo Villa de Madrid, e organizado pelo ex-nº 18 ATP Francisco Clavet, recria-se o torneio de Wimbledon, pelo que se disputa em relva (sintética).

Na 1ª ronda, o João defrontou Carlos Bautista, atleta que treina sob a supervisão da RFET (Federação Espanhola) e que, para além de representar a selecção espanhola tem como resultado mais importante a conquista do Masters Nike Junior Tour em Sub-14 o ano passado, seguindo nomes ilustres como os de Rafael Nadal e Carlos Boluda. O João passou este duro teste com os parciais de 7/6 (4) 6/3, não enfrentando um único ponto de break e com alguns pontos de grande qualidade defensiva conseguiu quebrar o serviço do adversário por 2 vezes no 2º set, uma das quais no último jogo. Nos quartos-de-final, frente ao 2º cabeça-de-série e nº 10 do ranking europeu da categoria, o espanhol Oriol Roca, o João voltou a servir muito bem nos primeiros 2 sets, vencendo o 1º por 7/5 e forçando o tie-break do 2º após salvar um set point no seu serviço a 5/6; neste começou a vencer por 2-0, antes de ceder por 7-5, o que lhe custou uma entrada apática no 3º set, que foi aquele em que a exibição de ambos oscilou mais, e que terminou com o parcial de 6/4 para o espanhol, num encontro de excelente qualidade, disputado sob quase 40º.
De realçar ainda que o João disputou todo o torneio com uma lesão no pulso esquerdo, que o impossibilitou de executar a sua esquerda ao melhor nível.


Parabéns ao João por se ter dignificado, aos seus treinadores, ao Sport, e ao ténis português, embora este não o tenha tratado muito bem nos últimos tempos - para além da ausência de convocatórias para a selecção nacional (aparentemente a sua cotação em Espanha é maior que no nosso país), não tem havido qualquer referência à sua participação neste torneio na comunicação social especializada, sendo este um torneio de enorme prestígio, e com bastante reconhecimento "até" em Portugal, já que o único português que já o disputou, Miguel Almeida, até o venceu!

terça-feira, 16 de junho de 2009

CATARINA SANTOS, JOANA NEVES E FRANCISCO QUARTOFINALISTAS NO TORNEIO JUVENTUDE EM ESPINHO!

O Torneio Juventude, prova A de Sub-12, que se realizou no Complexo de Ténis de Espinho, de 10 a 14 de Junho, o Sport esteve muito bem representado por 4 atletas: Catarina Santos e Joana Neves no escalão feminino, e Francisco Cabral e Luís Nogueira no masculino.
A Catarina e o Luís passaram com sucesso as respectivas provas de qualificação para o quadro principal, mas tiveram destinos diferentes na melhor grelha: o Luís perdeu com o Ricardo Cardoso (ET Espinho) por 6-0 6-4, enquanto a Catarina depois de vencer a lucky loser Michelle Ortega (CT Braga), a quem tinha ganho na ronda de acesso ao quadro, perdeu com a eventual finalista Carolina Lopes (CT Setúbal) por 6-1 6-2, um resultado claramente consentido pela Catarina, que entrou visivelmente diminuída, impressionada sobremaneira com o curriculum da adversária.
A Joana Neves foi derrotada por 6-3 6-4, nos quartos de final pela Ema Pires (CETO), num encontro em que raramente as duas atletas jogaram a bom nível em simultâneo, a Ema acabou por ser mais forte, mas claramente a Joana, se não baixasse os braços nos momentos que a adversária se exibiu a bom nível, o resultado seria outro.
Já o Francisco exibiu-se a um nível muito interessante, e depois de duas boas vitórias nas 1as rondas, respectivamente sobre José Perez e Filipe Cunha e Silva, saiu derrotado pelo João Carvalho (CAD) nos quartos de final, depois de desperdiçar pontos para 5-2 e para 5-4 no 3º set. Contra um adversário muito combativo e resistente, o Francisco pecou por em vários momentos durante o encontro, começar a pensar no resultado, em vez de se concentrar no plano de jogo, que lhe permitiu recuperar da desvantagem de um set, e criar uma vantagem de 4-2 muito confortável no 3º set com o adversário praticamente descrente! Registe-se, apesar da derrota, o excelente nível apresentado a espaços pelo Francisco, que apresentando de forma mais regular, e sobretudo se não se deixar influenciar pelo desenrolar do resultado, lhe permitirá outro tipo de voos!

LUCAS NOGUEIRA FINALISTA CIRCUITO NACIONAL 1!

Lucas Nogueira foi finalista do Circuito Nacional 1, prova C de Sub-14, que se disputou entre os dias 10 e 14 de Junho, no Clube de Ténis do Porto, ao ser derrotado pelo David Moura (SCAS) por 6-1 6-0.
No escalão de Sub-12, o Eduardo Cabral esteve presente, mas não logrou a passagem à fase eliminatória.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ÁLVARO TEIXEIRA SEMI FINALISTA DO TROFÉU DE VERÃO EM VILA DO CONDE!

Numa prova C do escalão Sénior, que se realizou nos courts do Parque de Jogos de Vila do Conde, nos passados dias 13 e 14 de Junho, o futuro médico Álvaro Teixeira, atingiu as meias finais singulares, perdendo para o Hugo Fernandes por 6-4 5-7 6-2 (TC Famalicão), perdendo também em pares na final! Pelo caminho deixou Jorge Maia (ET Maia) 6-4 6-1, João Pereira (GC Vilacondense) 6-3 6-1.
José Tinoco também esteve presente nesta prova, perdendo na 1ª ronda para o João Carvalho (ET Maia) por 6-2 5-7 6-4.

TORNEIO JUVENIL DA FIGUEIRA DA FOZ - NÍVEL A DE SUB-14!

O Sport esteve representado nesta prova por três atletas, Filipe Mendes, Joaquim Ferreira e Mário Pinto, todos com entrada directa no quadro principal masculino.
O Pipo conseguiu o melhor resultado, perdendo na 2ª ronda com o José Maria Catela (CTT Vedras) por 6-0 6-7(4) 6-2, depois de na primeira ronda ter derrotado o Eduardo Paulo (CT Estoril) por 6-3 6-0.
O Joaquim, 4º cabeça de série, foi derrotado na 1ª ronda pelo José Maria Catela, que viria a bater o Pipo na ronda seguinte, com os parciais de 6-3 6-4.
O Mário perdeu também na 1ª ronda com o Pedro Carvalho (CIF), recente vencedor do Torneio B de Sub-14 de Paços de Brandão por 7-6(4) 6-3, num encontro que chegou a ter 3 set points para ganhar o primeiro set.
Em pares, a dupla composta pelo Joaquim e Pipo, perderam com os açorianos Fernando e Martim Sousa por 4-2 0-4 5-3, enquanto o Mário associado ao Samuel Ramalheira perderam para os algarvios Sean Hadden e Ricardo Marreiros por 4-1 4-0.

terça-feira, 9 de junho de 2009

ATLETAS DO SPORT EM COMPETIÇÃO NOS FERIADOS

Nos próximos dias há várias provas importantes de Sub-12 e Sub-14 e temos atletas a disputá-las!

Torneio Juventude - A de Sub-12 - Espinho
Quadro de Qualificação Feminino
Catarina Santos vs Michelle Ortega (CT Braga) - 4ª às 15h;
Quadro de Qualificação Masculino
Luís Nogueira vs Diogo Landau (SCAS) - 4ª 2º jogo das 10h30;
Quadro Principal Feminino
Joana Neves vs Mariana Rocha (Ace Team) - 5ª Não Antes das 13h30;
Quadro Principal Masculino
Francisco Cabral vs José Perez (SCAS) - 5ª Não Antes das 9h30;

Torneio Juvenil da Figueira da Foz - A de Sub-14 - Figueira da Foz
Joaquim Ferreira vs José Maria Catela (CTT Vedras)- 5ª em horário a definir;
Filipe Mendes vs qualifyer - 5ª em horário a definir;
Mário Pinto vs Pedro Carvalho (CIF) - 5ª em horário a definir;

Circuito Nacional - C Sub-12 e Sub-14 - C.T. Porto
Sub-12
Eduardo Cabral - adversário a definir - 4ª às 10h;
Sub-14
Lucas Nogueira vs João Vasco Pereira (CT Porto) - 4ª às 19h.

BOA SORTE A TODOS!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOÃO MONTEIRO CONVIDADO PARA PARTICIPAR NO FUTURE SLAM TOUR EM ESPANHA!

O João Monteiro foi convidado para participar num torneio organizado pelo antigo profissional Francisco Clavet, 18º classificado no ranking ATP Tour em 1992. Esta prova realiza-se de 18 a 21 de Junho, no Clube de Campo de Madrid e faz parte de um circuito em Espanha de quatro provas que pretende replicar as quatros provas do Grand Slam, mas desta feita para atletas de sub-16, convidando os melhores 8 jogadores espanhóis deste escalão, e 8 dos melhores jogadores europeus. Esta etapa será jogada em relva, à imagem do torneio de Wimbledon!
O João será acompanhado pelo Treinador Ricardo Cortes.
Parabéns João, e boa sorte!

JOANA NEVES VENCE TORNEIO B DE SUB-12 EM PAÇOS DE BRANDÃO!

Numa final com duas atletas do Sport, a Joana Neves derrotou a Catarina Santos por 6-4 6-1, no 12º Open Juvenil CTPB, que se realizou de 4 a 7 de Junho, no agradável Clube de Ténis de Paços de Brandão. É mais uma excelente vitória da Joana, que depois de algum tempo lesionada, venceu no espaço de 5 semanas, dois torneios C de Sub-12, ajudou a equipa de Sub-10 do Sport a conquistar o título regional, e agora uma vitória numa prova B de Sub-12, tudo isto, com apenas 10 anos!
Por outro lado, o desempenho da Catarina foi surpreendente, pois derrotou na meia final a 1ª cabeça de série da prova, a atleta local, Sara Lourenço, num encontro impróprio para cardíacos, com constantes reviravoltas no resultado, que terminou no tie break do 3º set, perante uma adversária com bom ténis, que tinha derrotado com muita facilidade a Catarina em Março na Figueira da Foz. Parabéns à Catarina pelo excelente resultado, que atesta a sua evolução nos últimos tempos.
No sector masculino, o Francisco Cabral, tal como a Catarina, deu mostras de grande evolução, e só foi parado na final pelo primeiro cabeça de série, o sintrense António Sabugueiro, nº 1 nacional de Sub-12, por 7-5 6-4, este mesmo atleta que em Fevereiro em Alcobaça, tinha derrotado o Kiko por parciais muito mais desequilibrados. Pelo meio o Kiko venceu dois excelentes adversários, o Tiago Lourenço (SCAS) e Gonçalo Rigueira (CTF Foz), e tal como a Joana, vem no seguimento de uma sequência de resultados muito interessante com duas vitórias em torneios C, seguidas de 1 final de um torneio C, e agora esta final deste torneio B.
Muitos parabéns a todos, e ficam os votos que se possam apresentar igualmente motivados na prova A, que tem início em Espinho no dia 10 de Junho. Obrigado ao Fernando Cabral pelo registo fotográfico!
FOTO 1: Finalistas Joana e Catarina
FOTO 2: Finalistas António Sabugueiro e o Francisco

FILIPE MENDES VENCE TORNEIO B DE SUB-14 DA COVILHÃ

Filipe Mendes foi o grande dominador do "VI Grande Torneio Juvenil Mcdonald's", prova B de Sub-14, que se realizou no Clube de Campo da Covilhã, de 4 a 7 de Junho.
O Filipe venceu na final o seu colega de treinos, Joaquim Ferreira por 6-2 7-5. Não satisfeito, venceu ainda a prova de pares associado ao Joaquim!
Parabéns aos dois!
FOTO: Os dois finalistas - foto gentilmente cedida pelo Paulo Mendes

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CLASSIFICAÇÃO JUVENIL - NOVA ACTUALIZAÇÃO

Já se encontra disponível para consulta, a Classificação Juvenil de Junho de 2009, no site http://www.tenis.pt/.
Nos termos do Regulamento Geral de Provas a data limite para recepção de reclamações na F.P.T. é 17 de Junho, 4ª feira.
Relembramos que esta Classificação será actualizada periodicamente, até se tornar definitiva no dia 19 de Junho 2009, 6ª feira.
A evolução dos nossos atletas nos rankings é, na sua maioria, positiva! Temos neste momento 3 atletas no top 10, quando em Janeiro só estavam 2 atletas. Entre o 10º e 20º lugar, se em Janeiro apenas um atleta estava nesse patamar, neste momento são 4, e esta felizmente é uma tendência geral mesmo para posições mais baixas, já que quase todos melhoraram o seu lugar nas respectivas classificações.
Os poucos atletas que não apresentam melhoria são casos com calendários com provas de maior exigência e dificuldade, outros que participaram em poucas provas por lesão ou falta de motivação para competir!
ATLETA - JUNHO 2009 - JANEIRO 2009
Sub-12 Femininos
Joana Neves - 27 - 43;
Catarina Santos - 34 - 68;
Sub-12 Masculinos
Francisco Cabral - 20 - 65;
Afonso Viana - 107 - sem classificação;
João Almeida - 109 - 141;
Gonçalo Moutinho - 157 - 205;
Luís Nogueira - 213 - 263;
Tiago Barbosa - 213 - 329;
Francisco Guerra - 234 - 278;
Fernando Menezes - 273 - 347;
Duarte Moutinho - 313 - sem classificação;
Sub-14 Masculinos
Joaquim Ferreira - 4 - 10;
Mário Pinto - 17 - 26;
Filipe Mendes - 27 - 38;
Lucas Nogueira - 96 - 186;
Manuel Carvalho - 157 - 274;
Bernardo Manahu - 273 - 381;
Sub-16 Femininos
Inês Xavier - 3 internacional (176 Tennis Europe) - 18;
Sub-16 Masculinos
João Monteiro - 7 internacional (244 TE) - 4 internacional (191 TE);
José Tinoco - 13 - 43;
Joaquim Ferreira - 87 - 111;
Rui Lima - 92 - 34;
João Magalhães - 216 - sem classificação;
Filipe Mendes - sem classificação - 194;
Mário Pinto - sem classificação - 287;
Sub-18 Femininos
Inês Xavier - 12 - sem classificação;
Sub-18 Masculinos
José Tinoco - 38 - 49;
Rui Lima - 57 - 98;
Diogo Menezes - 77 - 143;
Pedro Santos - 146 - sem classificação;

AFONSO VIANA E GONÇALO MOUTINHO SEMIFINALISTAS NA TAÇA PESCADOR!

O Afonso e o Gonçalo atingiram as meias finais da Taça Pescador, em sub-12, que se realizou nos courts da Academia de Ténis Ricardo Cayolla, em Leça da Palmeira, nos dias 30 e 31 de Maio, perdendo respectivamente com o Gonçalo Moreiras (ATRC) por 4-0 4-0 e com o Guilherme Lima (CT Viana) 0-4 4-1 4-1.
Para além do Gonçalo participaram ainda no sector masculino, o Francisco Guerra e o Luís Nogueira, que passaram a fase de grupos perdendo nos quartos-de-final.
No sector feminino, a Catarina Santos venceu um encontro, tendo perdido outros dois, um por falta de comparência e outro desistido por lesão.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

12º OPEN JUVENIL CTPB SUB-12 B - QUADROS DISPONÍVEIS!

Visitem o blog do Clube de Ténis de Paços de Brandão http://ctpbrandao.blogspot.com/ para ver os horários e os quadros!
Para os participantes do Sport - Catarina Santos, Joana Neves, Francisco Cabral, Francisco Guerra, Gonçalo Moutinho e Luís Nogueira - ficam os nossos desejos de boa sorte!

terça-feira, 2 de junho de 2009

JOAQUIM FERREIRA ELIMINADO À 1ª EM PAÇOS DE BRANDÃO!

O Joaquim Ferreira não fez jus ao estatuto de 2º cabeça de série, no Torneio Juvenil Brandoense, prova B de Sub-14, que se disputou de 28 a 31 de Maio, no Clube de Ténis de Paços de Brandão. O seu carrasco na 1ª ronda foi o César Castela (CNS Assunção) por 7-6(0) 6-3, num encontro em que o Joaquim teve uma vantagem de 5-1, e 10 set points para fechar o 1º set.
Desejamos melhor sorte para o próximo torneio do Joaquim.

ÁLVARO TEIXEIRA QUARTO FINALISTA EM GONDOMAR!

O Álvaro disputou no passado fim de semana de 30 e 31 de Maio, o Torneio Primavera, realizado no Ala Nun'Álvares de Gondomar, tendo sido eliminado pelo atleta local Mário Pacheco.
Resultados
1ª ronda v. Pedro Moura (ANAG) 6-3 6-1;
1/8 final v. Paulo Marques (EVS) 6-1 6-1;
1/4 final d. Mário Pacheco (ANAG) 6-2 6-3;