quinta-feira, 28 de maio de 2009

PEDRO CANEDO PRELECTOR NA ACÇÃO DE FORMAÇÃO COM O TEMA "TREINO DE JOVENS E AS SUAS VERTENTES"

O Pedro Canedo, um dos treinadores da nossa escola, foi convidado a fazer uma apresentação na Acção de Formação para Treinadores com o tema "Treino de Jovens e as suas vertentes", que se vai realizar no próximo sábado 30 de Maio, com início às 10h, no Clube de Ténis de Braga, numa organização conjunta da Associação de Ténis do Porto e da Associação de Treinadores de Ténis. O Pedro fará uma apresentação sobre os dois temas que ele apresentou recentemente nos artigos escritos no site http://www.bolamarela.com/ com os títulos "Pais de um jovem tenista: que comportamento?" e "Investimento no ténis juvenil: ilusão ou aposta de futuro?".
Também nesta Acção de Formação, mas da parte da tarde estará presente o Director do Clube de Ténis do Jamor, Carlos Cordovil, que fará uma apresentação com o título "Treino de Jovens - um exemplo prático".
Paralelamente a esta Acção de Formação desenrolar-se-ão o estágio das Selecções Juvenis nos escalões de Sub-10, Sub-12 e Sub-14 da Associação de Ténis do Porto, e as rondas finais do torneio WTA de 10000 dólares de Braga.

terça-feira, 26 de maio de 2009

SPORT CAMPEÃO REGIONAL DE SUB-10!

A equipa mista de Sub-10, composta pela Isabel Queirós, Joana Neves, Luísa Pelayo, Afonso Viana, Eduardo Cabral, Manuel Gonçalves, Manuel Monteiro e capitaneada pelo Marco Ribeiro foi campeã regional, num campeonato que se disputou no passado fim-de-semana de 23 e 24 de Maio, no Complexo de Ténis de Lousada.
Nesta cavalgada triunfante, o Sport derrotou o L.T.C. Foz, C.T. Guimarães e na final o C.T. Porto.
Parabéns a todos os atletas, aos treinadores Henrique Assis, Luís Machado e Marco Ribeiro e aos Pais dos Atletas que foram inexcedíveis no apoio à equipa ao longo do fim-de-semana!
Resultados
SPORT C.P. v. L.T.C. Foz 5-0
1º Singular Masculino - AFONSO VIANA - Francisco Girão 4-1;
2º Singular Masculino - EDUARDO CABRAL - Sebastião Salgado 4-1;
Singular Feminino - JOANA NEVES - Helena Belo 4-0;
Par Misto - LUÍSA PELAYO/MANUEL GONÇALVES - Helena Belo/Francisco Girão 4-0
Par Masculino - MANUEL MONTEIRO/SEBASTIÃO EÇA - Hugo Almeida/Sebastião Sottomayor 4-0;
SPORT C.P. v. C.T. Guimarães 3-2
1º S.M. - MANUEL GONÇALVES - Luís Faria 1-4 0-4;
2º S.M. - AFONSO VIANA - António Faria 4-2 4-1;
S.F. - JOANA NEVES - Francisca Ribeiro 4-0 4-1;
P. Misto - JOANA NEVES/AFONSO VIANA - Luís Faria/Francisca Ribeiro 4-1 4-0;
P. Masculino - EDUARDO CABRAL/SEBASTIÃO EÇA - José Meireles/Paulo Fernandes 2-4 1-4;
SPORT C.P. v. C.T. Porto (A) 3-2
1º S.M. - AFONSO VIANA - Miguel Ribeiro 1-4 4-0 10-5;
2º S.M. - EDUARDO CABRAL - João Pedro Mesquita 4-2 4-1;
S.F. - JOANA NEVES - Maria Constança Silva 4-0 4-0;
P. Misto - JOANA NEVES/AFONSO VIANA - Maria Constança Silva/Miguel Ribeiro 4-0 4-0;
P. Masculino - MANUEL GONÇALVES/SEBASTIÃO EÇA - Miguel Pereira/António Saraiva 4-2 4-5(4) 10-6;

segunda-feira, 25 de maio de 2009

MANUEL CARVALHO FINALISTA DE PARES EM VIANA DO CASTELO!

O Manuel Carvalho deslocou-se ao Clube de Ténis de Viana, para disputar o "Torneio da Páscoa", prova de nível C de Sub-14, que se disputou nos dias 23 e 24 de Maio.
Em singulares, o Manel perdeu na primeira ronda com o Nuno Pinto da Costa (CT Porto) por 6-3 6-4 4-6, enquanto nos pares, associado ao João Mota (ATR Cayolla) atingiu a final de pares, perdendo por 2-6 6-3 7-5 com o par Afonso Faria (CT Braga)/Diogo Santos (CTP Brandão).
Parabéns, Manel!
FOTO: Manel no Sport em Abril 2009

ÁLVARO TEIXEIRA SEMI-FINALISTA EM VILA DO CONDE!

O Álvaro Teixeira perdeu nas meias-finais do "Torneio Vinício Pereira", prova do escalão Sénior de nível C, que se disputou nos courts do Ginásio Clube Vilacondense, no passado fim-de-semana de 23 e 24 de Maio.
O Álvaro esteve a ganhar por 4-1 no 3º set ao João Carvalho (ET Maia), mas foi traído por cãibras, acabando derrotado por 6-3 4-6 7-5.
Resultados do Álvaro:
v. Nuno Norton 6-0 6-0;
v. Sérgio Paiva 4-6 6-4 6-1;
v. João Pereira 6-0 6-3;
d. João Carvalho 6-3 4-6 7-5;
Parabéns Álvaro pelo torneio!

JOÃO MONTEIRO NO QUADRO PRINCIPAL DO OPEN DE ÁGUEDA!

O João Monteiro, com 15 anos, assegurou o acesso ao quadro principal do Open de Águeda, prova A de Séniores Masculinos, que oferece 5000€ de prize money, que começou no sábado passado, 23 de Maio, e que termina no próximo domingo 31 de Maio.
Para tal o João venceu Artur Completo (CTC Rainha) 6-1 6-0, Miguel Cortez (CT Porto) 6-3 6-4 e Luís Pinho (AAU Aveiro) 6-1 6-1.
No quadro principal, calhou em sorte outro qualifyer, Diogo Monteiro (CET Oeiras) com quem o João perdeu em três sets no torneio A de Sub-18, na Figueira da Foz, em Abril.
Parabéns João, e boa sorte para o jogo de 6ª feira!
ACTUALIZAÇÃO 2/6/2009
O João não conseguiu vingar-se do Diogo Monteiro, tendo sido derrotado outra vez em três partidas com os parciais de 2-6 6-3 6-1.

FRANCISCO CABRAL FINALISTA EM PAÇOS DE BRANDÃO!

O Francisco Cabral foi finalista no Torneio da Primavera, prova C de Sub-12, em Paços de Brandão, no passado fim-de-semana de 23 e 24 de Maio, depois de perder com o Ricardo Gomes (CTP Brandão) por 0-4, 4-0 e 4-0, num encontro que acabou esgotado, já passava das 22h30. Este cansaço resultou da desgastante meia final, em que vingou a derrota sofrida em igual fase do Campeonato Regional de Sub-12 com o Nuno Borges (ET Maia) por 5-4 5-4 somado ao facto de ter realizado no domingo 4 encontros, que se revelou decisivo no final.
Esta derrota não mancha as excelentes prestações das três últimas semanas, que garantiu ao Francisco a conquista de duas provas - Braga e Espinho - e a final nesta prova.
Está portanto de parabéns o simpático Francisco por esta óptima sequência de torneios!
FOTO: O vencedor Ricardo e o finalista Francisco - gentilmente cedida pelo Fernando Cabral

HENRIQUE ASSIS VICE-CAMPEÃO DE CAMPEONATO REGIONAL DE +35 ANOS!

O Henrique, claramente afectado pela lesão e o respectivo período para tratamentos, que o impediu de se preparar condignamente para esta prova, não conseguiu repetir o feito de 2008 no Campeonato Regional de Veteranos, no escalão de +35 anos, em que alcançou o título regional.
Na edição desta época, o Henrique perdeu por 6-2 6-3 com André Rothes Barbosa (CT Porto)que se realizou no Clube de Ténis do Porto de 16 a 20 de Maio, repetindo a final de 2007, em que foi também derrotado pelo mesmo adversário desta final.
Parabéns!

terça-feira, 19 de maio de 2009

JOANA NEVES E FRANCISCO CABRAL DE NOVO VENCEDORES, DESTA VEZ EM ESPINHO!

Joana Neves, passada uma semana da sua vitória em Braga, voltou a vencer uma prova C de Sub-12, em Espinho, a 6ª etapa do Circuito Solverde, que se realizou no passado fim-de-semana de 16 e 17 de Maio depois de derrotar a Catarina Santos por 5-3 4-1 na final. Estão as duas de parabéns!
De parabéns também, está o Francisco Cabral, que não quis ficar atrás da Joana, e copiou-a, vencendo esta prova, derrotando o Gonçalo Moreiras (ACTRCayolla) por 5-3 4-1. O Francisco não ficou satisfeito, e venceu, associado ao Afonso Viana, o colega de clube, Gonçalo Moutinho que fez dupla com o Francisco Santos (CTPBrandão) por equilibrados 4-1 4-5(4) 4-2, como se pode ver na fotografia.
Os restantes atletas do Sport tiveram prestações meritórias, pois só o Luís Nogueira não conseguiu ultrapassar a fase dos grupos, enquanto o Fernando Menezes, Gonçalo Moutinho, Francisco Guerra e Afonso Viana foram eliminados nos oitavos de final, enquanto o Tiago Barbosa perdeu em três partidas com o Paulo Castela (CNSAssunção), nos quartos de final.
No escalão de Sub-16, o único representante do Sport , João Magalhães, venceu a 1ª ronda com facilidade, sendo derrotado na 2ª ronda pelo Artur Araújo (ANAGondomar) por 6-2 6-1.
FOTO: Os finalistas de pares - foto gentilmente cedida pelo Fernando Cabral!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DIOGO MENEZES SEMIFINALISTA NO IIIº TORNEIO AEJ TENNISWEBSHOP!

O Diogo Menezes jogou no passado fim-de-semana de 16 e 17 de Maio o torneio de nível C de Sub-18, que se disputou nos courts do Complexo Municipal Paulo Pinto, em S. João da Madeira.
O Diogo passou as duas primeiras rondas sem grandes dificuldades vencendo dois atletas locais, acabando por ser derrotado por 6-0 6-3 pelo Filipe Teixeira (CT Águeda). Associado ao José Pedro Carvalho ainda foi finalista em pares!
Parabéns Diogo!

OPEN JOVEM DE GAIA - ETPG II

Esta prova que se realizou dias 16 e 17 de Maio, nos courts do Sport Clube Alberto Sousa, em Miramar, contou com a presença de dois atletas nossos no escalão de Sub-14: Lucas Nogueira e Manuel Carvalho.
Destes, apenas o Lucas logrou alcançar a 2ª ronda soçobrando perante o João Mota (ACTMatosinhos) com os parciais de 4-1 4-1.
Ficam os desejos de melhor sorte para o próximo torneio!

ATLETAS DO SPORT CLUB DO PORTO NO BERGANT MEMORIAL TENNIS EUROPE SUB-14 E SUB-16!

Tem início hoje, segunda-feira 18 de Maio, a participação de alguns dos Atletas do Sport, na segunda das duas provas em Maribor, na Eslovénia, o "Bergant Memorial", que termina no próximo dia 23 de Maio.
Com a excepção do Joaquim Ferreira, inicialmente todos estavam nas listas das respectivas fase de qualificação, mas só o Filipe Mendes e o José Tinoco, não entraram no quadro principal, na actualização das listas antes do sorteio da qualificação.
Sendo assim, o Pipo joga o 2º jogo das 8h30 com o alemão Paul Worner (555º no ranking TE Sub-14), enquanto o Zé Tó beneficiou de um bye e joga o 2º jogo das 10h30 com o vencedor do encontro entre o croata Karlo Ivkovic e o wild card bósnio Dino Pehratovic, ambos sem ranking internacional.
A Inês Xavier, Joaquim Ferreira, Mário Pinto, Rui Lima, e o atleta do CIF, André Silva, que se juntou à nossa comitiva para esta prova, aguardam pelo sorteio dos respectivos quadros principais, que se realiza amanhã, de preferência, contando com o Pipo e o Zé Tó.
Mais tarde teremos novidades!
Boa sorte a todos!
Actualização 18/05:
O Pipo perdeu por 6/4 6/2 num jogo bastante equilibrado, em que ambos os jogadores pecaram por segurarem poucas vezes os seus jogos de serviço. Acabou por ser um castigo pesado para um Pipo que sentiu em demasia o peso de poder despedir-se da Eslovénia sem qualquer vitória. Salvou-se o nível do jogo, que foi bastante bom em determinados momentos, até porque do outro lado estava um jovem de elevado nível técnico.
O Zé Tó entrou mais uma vez a ganhar no qualifying por um rotundo 6/0 6/0, desta feita ao bósnio Dino Pehratovic, que apesar de ter passado uma ronda não tinha qualidade para dar qualquer tipo de réplica. Amanhã não antes das 11h da manhã a tarefa afigura-se mais complicada, ante o cabeça-de-série nº 2 do qualifying, o alemão Thomas Jan Dafcik.
Actualização 19/05:
O conseguiu passar ao Quadro Principal, com uma vitória sólida ante o 2º cabeça-de-série do qualifying e 560º do ranking TE, com os parciais de 6/1 6/2, num encontro em que soube simplificar a tarefa tirando partido dos pontos fracos do adversário e mantendo um ritmo alto e constante o jogo todo.
Ordem de jogos Quadros Principais para 4ºa feira, 20 de Maio:
Sub-16 Femininos
Inês Xavier vs Katja Vogrinek (Eslovénia) - 2º jogo das 10.30h
Sub-16 Masculinos
Rui Lima vs Matej Leljak (Eslovénia/5ºcs) - 8.30h
José Tinoco vs Franko Siljeg (Bósnia/15ºcs) - 8.30h
Sub-14 Masculinos
Joaquim Ferreira vs Tomaz Janezic Dorjan (Eslovénia) - 8.30h
Mário Pinto vs Sebastijan Gorsik (Eslovénia) - 2º jogo das 8.30h
Actualização 20/05:
Os rapazes Sub-14 não passaram da 1ª ronda, com o Joaquim Ferreira a perder 6/4 6/2 com Tomaz Dorjan, e o Mário Pinto a sair derrotado por 3/6 6/2 6/2, após um início de muito bom nível, mas em que mais uma vez deixou que as emoções acorrentassem a qualidade da sua exibição.
Nos rapazes Sub-16, o Rui Lima foi derrotado de entrada pelo 5º cabeça-de-série, pelos parciais de 6/0 6/3, onde deixou a ideia de poder ter feito melhor no 2º set, se tivesse acreditado um pouco mais em si próprio, num encontro que globalmente teve muito bom nível técnico.
O José Tinoco venceu o 15º cabeça-de-série com o conforto próprio de quem não facilitou sequer um ponto, pelos parciais de 6/2 6/0; na 2ª ronda, e após uma maratona de mais de 3 horas, em que desperdiçou a vantagem de servir para fechar o 1º set por 2 vezes e uma vantagem de 3-0 no 3º set, mas em que produziu uma exibição de encher o olho, confirmando a sua vontade em continuar a evoluir a olhos vistos, acabou por ser derrotado pelo inglês Jonathan Cornish por 7/6 (4) 3/6 6/4.
A Inês Xavier venceu com facilidade a 1ª ronda, por 6/1 6/0 e defronta amanhã pelas 8.30h a 1ª cabeça-de-série e vencedora do torneio da semana passada, a eslovena Tjasa Srimpf.
Nos pares, a Inês associou-se à suiça Seraina Jager, e defrontam pela tarde as cabeças-de-série nº 1, Matysova/Sumova (Alemanha/Eslováquia).
Nos pares masculinos de Sub-16, o vai jogar com o André Silva (CIF) contra os eslovenos Vantur/Zgubic; o Rui associou-se ao João Barra (Ace Team), tornando-se os 4º cabeças-de-série e defrontam na 1ª ronda Domiter/Babic (Eslovénia/Croácia).
Nos pares Sub-14, o Joaquim e o Pipo vão jogar contra par nº 4, os alemães Marterer e Wagner.
Actualização 21/05:
A Inês perdeu com a 1ª cabeça-de-série por 6/3 6/4, tendo tido vários pontos para fazer o 5-5 no 2º set, num encontro em que, apesar de ter tido oportunidade de dar a volta ao texto com o seu espírito combativo, a vitória da sua adversária se ajusta ao que se passou no court - muito solidez de fundo do court e uma movimentação muito rápida foram os trunfos da sua adversária.
Nos pares, e esta semana com uma parceira melhor que na semana passada, a Inês repetiu uma derrota contra as primeiras cabeças-de-série, com os parciais de 6/1 6/2, num jogo em que dispuseram de inúmeros pontos de jogo não convertidos!
Nos pares rapazes Sub-14, o Joaquim e o Pipo foram claramente batidos por 6/0 6/2, num jogo em que não conseguiram ser mais ambiciosos.
Nos pares rapazes Sub-16, os 2 pares "metade Sport" marcaram encontro nos quartos-de-final - garantindo desde já um atleta do Sport numa meia-final da variante - , após vitórias com os parciais de 4/6 7/5 10/8 (Rui Lima e João Barra, após salvarem um match-point) e 6/2 6/2 (José Tinoco e André Silva); o encontro que opõe estes 2 pares realiza-se amanhã às 9.ooh.
Actualização 22/05:
O e o André ganharam ao Rui e ao João 6/4 7/5, recuperando duma desvantagem de 3/5 no 2º set. Na meia-final não foram felizes e acabaram derrotados após terem vencido o 1º set por 6/4, e só terem concedido o break decicivo ao 3/4 do 2º set. No super tie-break, uma péssima entrada, cedendo 6 pontos consecutivos, impediram maior ambição na ponta final, apesar duma valorosa tentativa de recuperação. Resultado: 4/6 6/3 10/6, a favor dos húngaros Balla/Madarazs, que acabaram por vencer o torneio.
Quadros e ordens de jogos em http://www.teniska-zveza.si/inttour.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

FIM DE SEMANA AGITADO PARA OS ATLETAS DO SPORT!

Para além dos seis atletas, Inês Xavier, Filipe Mendes, Joaquim Ferreira, José Tinoco, Mário Pinto e Rui Lima, acompanhados pelo treinador Ricardo Cortes, que se encontram a disputar duas provas Tennis Europe em Maribor, na Eslovénia, até 23 de Maio, também por cá teremos muitos atletas espalhados por várias provas, nos próximos dias 16 e 17 de Maio.
Liga Atlântica Sub-16 - Complexo de Ténis de Lousada
- João Monteiro;
Circuito Solverde Juvenil 6ª Etapa - Espinho
Sub-12 Femininos
- Catarina Santos;
- Joana Neves;
Sub-12 Masculinos;
- Afonso Viana;
- Fernando Menezes;
- Francisco Cabral;
- Francisco Guerra;
- Gonçalo Moutinho;
- Luís Nogueira;
- Tiago Barbosa;
Sub-16 Masculinos;
- João Magalhães;
IIIº Torneio AEJ Tenniswebshop - S. João da Madeira
Sub-18 Masculinos
- Diogo Menezes;
Open Jovem de Gaia - ETPG 2 - Miramar
Sub-14 Masculinos
- Lucas Nogueira;
- Manuel Carvalho;
7ª Etapa Circuito Benjamin-Cir Sub-10 - Vila do Conde
- Beatriz Maia
- Carlota Arce
- Eduardo Cabral
- Francisco Silva
- Isabel Queiroz
- João Gomes
- João Rocha
- Luisa Pelayo
- Manuel Gonçalves
- Manuel Monteiro
- Marta Gomes
- Rui Oliveira
- Sebastião Eça
- Tomás Pereira
- Vasco Lobão

segunda-feira, 11 de maio de 2009

JOANA NEVES E FRANCISCO CABRAL VENCEM O OPEN JUVENIL DE BRAGA

A Joana Neves e o Francisco Cabral venceram as respectivas provas de Sub-12 do Open Juvenil de Braga, prova de nível C, que se disputou nos dias 9 e 10 de Maio.
A Joana, de apenas 10 anos, venceu na final a Sofia Morais (Vigorosa) por 4-1 4-1, enquanto o Francisco venceu o atleta local Guilherme Marques por 4-1 4-0.
Parabéns aos dois!
Esta prova contou ainda com a participação do Duarte Moutinho, que não conseguiu passar a fase dos grupos.
FOTO: Joana e Francisco com os troféus de vencedores!

sábado, 9 de maio de 2009

GRANDE COMITIVA DO SPORT A CAMINHO DA ESLOVÉNIA!

Parte este Domingo, dia 10 de Maio, às 6.45 h da manhã, do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, uma comitiva de 6 atletas e um treinador do Sport, para disputar 2 torneios de categoria 2 Tennis Europe, nas categorias de sub-14 e sub-16, em Maribor, Eslovénia.
1º Torneio - Raiffeisen Open:
Sub-16
Nas meninas, a Inês Xavier tem entrada directa no Quadro Principal, só devendo jogar lá para 3ª ou 4ª feira.
Nos rapazes, o José Tinoco e o Rui Lima vão jogar o Qualifying, que começará na 2ª feira.
Sub-14
Nos rapazes, o Joaquim Ferreira, o Mário Pinto e o Filipe Mendes estarão no Qualifying, este último beneficiando de um wild card da organização para entrar. Todos começarão a jogar também na 2ª feira.
2º Torneio - Bergant Memorial:
Sub-16
Nas meninas, a Inês é a 2ª cabeça-de-série do Qualifying, podendo ainda aspirar à entrada no Quadro Principal sem ter de jogar.
Nos rapazes, o José e o Rui disputarão novamente o Qualifying., sendo que o Rui, sendo o 4º jogador a entrar, ainda poderá entrar no Quadro sem jogar esta fase.
Sub-14
O Joaquim garantiu a entrada no Quadro Principal para esta semana, enquanto o Mário e o Pipo ainda poderão entrar no Quadro sem passar pelo Qualifying, já que estão 4 e 5 posições de fora, respectivamente.
Manter-vos-emos ao corrente das prestações dos nossos atletas, que serão acompanhados pelo Ricardo Cortes.
Actualização 10/05:
Os jogos começam bem cedo amanhã. O Mário é o primeiro a jogar, às 8.30h, seguido pelo Joaquim, e o Pipo é o 3º jogo da manhã.
No outro clube, onde se jogam os Sub-16, o Zé Tó é o 2º jogo das 8.30 h e o Rui joga a seguir.
Ainda haverá jogos da 2ª ronda do Qualifying amanhã, para quem vencer o primeiro jogo.
Actualização 11/05:
Uma autêntica razia, foi o que sucedeu hoje aos atletas do Sport envolvidos no Qualifying do Raiffeisen Open.
Nos rapazes Sub-14, o dia começou cedo para o Mário Pinto, que foi derrotado ao fim de 3 partidas, com os parciais de 4/6 6/4 6/1, pelo belga Omar Salman, num encontro que esteve bastante controlado (o Mário não aproveitou inclusivé uma vantagem de 5-1 no 1º set) e que durou 2.30h. O Filipe Mendes foi derrotado por 6/2 6/3, pelo húngaro Johann Gass, num encontro em que nunca acreditou verdadeiramente em si, mas que estava perfeitamente ao seu alcance. O Joaquim Ferreira logrou passar a 1ª ronda, vencendo por 2/6 6/3 6/1 o esloveno Miha Okorn, soçobrando de seguida com o inglês Sam Taylor, 493º TE, por 6/3 6/4, num encontro em que padeceu do mesmo mal que o Pipo.
Nos Sub-16, o José Tinoco venceu a 1ª ronda por 6/0 6/0 ao convidado local Dusko Krebanjevic, perdendo de seguida com o 11º cabeça-de-série e 588º TE, Nathan Lemke, australiano, por 6/4 6/3, num encontro em que o Zé admitiu ter sentido alguns nervos. O Rui Lima ficou pela 1ª ronda, num encontro de 3 h face a um austríaco, Alexander Grabher, 652º TE, em que o Rui esteve a vencer por 4-2 no 3º set, antes de perder por 6/3 3/6 6/4.
Amanhã ficaremos a conhecer a adversária da Inês Xavier na 1ª ronda do Quadro Principal, que se disputará 4ª feira.
Actualização 12/05:
A Inês Xavier joga amanhã o 3º jogo das 8.30h contra a 4ª cabeça-de-série e 208ª do ranking TE, a suiça Romaine Zenhäusern, na 1ª ronda do Quadro Principal de raparigas Sub-16.
Actualização 13/05:
A Inês venceu o encontro da 1ª ronda face à 4ª cabeça-de-série, a suiça Zenhäusern, após um início em que mais tarde admitiu não ter conseguido dominar os nervos, o que levou a que demorasse bastante tempo a assentar o seu jogo, explicando o parcial de 0/6 (!) no 1º set, após o qual dominou inequivocamente a partida, aproveitando também o desnorte da sua adversária com a radical subida do seu nível de jogo, o que levou a grandes perdas de concentração. Uma boa vitória, sobretudo no plano mental, da Inês, com os parciais de 0/6 6/3 6/2.
Amanhã a Inês defronta a eslovena Samatha Pribaz, num encontro referente à 2ª ronda, e que será o 2º jogo das 8.30h.
Nos pares masculinos de Sub-16, o José Tinoco e o Rui Lima entraram no quadro, onde vão defrontar, não antes das 13h, outro português, João Barra, associado ao francês Thomas Servien.
Actualização 14/05:
A Inês já está nos quartos-de-final, após uma vitória contundente, com os parciais de 6/1 6/0 sobre a eslovena Pribaz, num encontro em que mostrou níveis de concentração e intensidade altíssimos, defendendo e atacando quase sempre na perfeição.
A sua próxima adversária será a também eslovena Tina Rupert, 729ª classificada do ranking TE.
Nos pares, a Inês está associada à italiana Maria Polidori, e vão enfrentar na 1ª ronda as 2ª cabeças-de-série Zenhäusern e Jager, da Suiça.
O Zé e o Rui perderam nos pares de rapazes Sub-16, pelos duros parciais de 7/6 (6) 7/6 (4), num encontro em que o Rui mostrou muitos progressos a jogar nesta variante, mas em que a dupla pecou por não ter aproveitado as oportunidades - tiveram set points a servir em ambos os sets, mas geriram francamente mal as emoções em todos. Para este duo do Sport encerra-se a participação neste torneio. Para a semana há mais.
A Inês Xavier joga amanhã pelas 9h da manhã.
Actualização 15/05:
A Inês foi derrotada nos quartos-de-final, ao fim de uma longa batalha de 3 horas, pela eslovena Tina Rupert, num jogo em que evidenciou alguns altos e baixos exibicionais, mas em que conseguiu manter a motivação até ao último jogo. Começou bem, entrando a vencer por 3-0 no 1º set, permitindo em seguida 6 jogos consecutivos à adversária, após uma adaptação táctica desta. Respondeu bem no 2º set, conquistando um break e mantendo-o até ao final. No 3º set desperdiçou uma vantagem de 3-1, e várias vantagens para fazer o 4-3 e o 5-4, que vieram a revelar-se cruciais para o desfecho. Resultado final de 6/3 3/6 6/4 para a eslovena.
Nos pares, associada à italiana Polidori, devido à partida antecipada daquela que seria a sua parceira - Beatrice Knight, de Inglaterra - , foram derrotadas com naturalidade pelas segundas cabeças-de-série, por 6/2 6/2, num encontro em que a parceira da Inês mostrou muitas dificuldades em jogar ténis!
Assim vemos encerrada a participação dos atletas do Sport neste Raiffeisen Open. A partir de 2ª feira iniciam a sua participação no Bergant Memorial. Até lá podem contar com alguns dias de treino árduo!

terça-feira, 5 de maio de 2009

CATARINA SANTOS E FRANCISCO CABRAL QUARTOFINALISTAS NO TORNEIO GUIMARÃES JOVEM 2009!

Catarina Santos e Francisco Cabral atingiram os quartos de final na prova B de Sub-12 "Guimarães Jovem", que se realizou no Clube de Ténis de Guimarães, entre os dias 1 e 3 de Maio.
No sector feminino, a Catarina beneficiou da falta de comparência da adversária na 1ª ronda, perdendo nos quartos de final para a Mafalda Fernandes (CT Porto) que acabou por vencer o torneio. A Joana Neves fez o seu regresso à competição, após lesão, mas acabou por ser eliminada na 1ª ronda, pela Sara Lourenço (CTP Brandão), mas não desanimou, vencendo a prova de consolação. Em pares acabaram por perder nas meias finais com as vencedoras.
No sector masculino, o Francisco foi o único atleta do Sport no quadro, e depois de vencer o Afonso Portugal (SCAS), foi eliminado pelo vencedor da prova, Rafael Marques (AA Coimbra) por 6-0 6-2. Em pares, com o Tiago Lourenço (SCAS) perdeu nas meias finais com os vencedores do torneio Francisco Caldas (CT Braga) e Rafael Marques.
Na fase de qualificação participaram Afonso Viana, Francisco Guerra, Luís Nogueira e Tiago Barbosa. Destes, o Luís e o Tiago conseguiram passar a 1ª ronda, perdendo à 2ª, tendo o Afonso e o Francisco perdido na 1ª ronda.
Resultados:
Quadro Principal Singulares Femininos
1ª ronda
Catarina Santos v. Inês Pereira (CT Marco) f.c.;
Sara Lourenço (CTP Brandão) v. Joana Neves 6-3 6-1;
1/4 final - Mafalda Fernandes (CT Porto) v. Catarina Santos 6-0 6-0;
Quadro Principal Pares Femininos
1/2 Finais - M. Fernandes (CT Porto)/L. Pereira (CT Coimbra) v. C. Santos/J. Neves 4-1 5-4(5);
Consolação Feminina
1/2 Finais - Joana Neves v. Catarina Laranjeiro (CT Guimarães) 4-0 4-0;
Final - Joana Neves v. Inês Mesquita (CTT Vedras) 6-2 6-0;
Quadro Principal Singulares Masculinos
1ª ronda - Francisco Cabral v. Afonso Portugal (SCAS) 6-2 6-2;
1/4 final - Rafael Marques (AA Coimbra) v. Francisco Cabral 6-0 6-2;
Quadro Principal Pares Masculinos
1ª ronda - Francisco Cabral/Tiago Lourenço (SCAS) v. T. Almeida/J. Perez (SCAS) 5-4(5) 4-5(3) 4-1
1/2 final - F. Caldas (CT Braga)/R. Marques (AA Coimbra) v. F.Cabral/T.Lourenço 4-1 4-0;
Quadro de Qualificação Masculino
1ª ronda
Paulo Fernandes (CT Guimarães) v. Afonso Viana 4-1 4-1;
Tiago Barbosa v. Francisco Coelho (CT Guimarães) 4-0 4-0;
José G. Meireles (CT Guimarães) v. Francisco Guerra 3-5 5-3 4-1;
Luís Nogueira v. Duarte Monteiro (CT Guimarães) 4-1 4-0;
2º ronda
Francisco Oliveira (CT Porto) v. Tiago Barbosa 4-1 4-0;
Luís Faria (CT Guimarães) v. Luís Nogueira 4-1 4-2;

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LUCAS NOGUEIRA FINALISTA NO TORNEIO FESTA DAS CRUZES!

Lucas Nogueira foi finalista do Torneio Festa das Cruzes, prova de Nível C, no escalão de Sub-14 masculinos, que se disputou entre os dias 1 e 3 de Maio, na cidade de Barcelos, nas instalações da Associação Health Racket Tenis Clube de Barcelos.
O Lucas na final perdeu com o Tiago Eusébio (CI Football - Lisboa) por 6-1 6-1, num jogo em que a maior regularidade do seu adversário foi determinante para o resultado final. Este resultado demonstra a evolução do Lucas, que ingressou no Sport em Maio de 2008, tendo jogado o seu primeiro torneio em Junho de 2008. Tem vindo a alcançar cada vez melhores resultados, com diversos quartos de final jogados, uma derrota nas meias finais em Espinho em Janeiro, chegando agora à sua primeira final. Será que podemos arriscar o vaticínio de uma vitória para o Lucas nos próximos tempos? O que é preciso é jogar torneios...
Resultados:
1ª ronda v. João Novo (CT Braga) 6-0 6-0;
Quartos de Final v. Miguel Moura (CLIP Ténis) 6-0 6-1;
Meias Finais v. José Oliveira (CT Porto) 6-1 6-2;
Final d. Tiago Eusébio (CIF) 1-6 1-6;
FOTO: Lucas

DIOGO MENEZES ELIMINADO NA 1ª RONDA EM OVAR!

O Diogo Menezes continua à procura do seu primeiro título individual em torneios, e desta vez a sorte não o acompanhou na participação no 3º Torneio Juvenil CT Ovar, prova de nível C no escalão de Sub-18, que se disputou dias 2 e 3 de Maio, no Clube de Ténis de Ovar, perdendo na 1ª ronda com o Pedro Granado (ET Maia) por 6-2 6-1.
Esperamos que esta derrota precoce não desanime o Diogo, que tem sido um exemplo de dedicação e perseverança nos treinos, desde que ingressou no Sport!
FOTO: Diogo

EDUARDO CABRAL ATINGE QUARTOS DE FINAL NO TORNEIO DE FAMALICÃO

Realizou-se no Clube de Ténis de Famalicão, nos dias 25 e 26 de Abril, uma prova de sub-10 que faz parte do Circuito Benjamin-CIR da Associação de Ténis do Porto, e contou com a presença do simpático, mas temperamental, Eduardo Cabral, de 10 anos, que ganhou dois jogos, perdendo nos quartos de final com o Daniel Costa (CT Braga) por 5-4 4-1.
Esperamos que mais atletas façam companhia ao Eduardo em provas deste tipo, em que mais importante do que os resultados é a participação que lhes permite familiarizar-se com a competição ganhando experiência para o futuro!
Parabéns Eduardo!
FOTO: Eduardo