quinta-feira, 26 de março de 2009

SPORT REPRESENTADO NO XVI TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM!

Joaquim Ferreira - contemplado com um Wild Card para o Quadro Principal - , Mário Pinto - inscrito no qualifying - são os atletas do Sport que vão participar na 16ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, prova de categoria 1 a contar para o ranking internacional sub-14 da Tennis Europe. O torneio tem início no sábado, dia 28 e acaba no fim-de-semana seguinte. O fim-de-semana inicial está reservado para a realização do qualifying, e só a partir de 2ª feira poderemos ver o Joaquim (e quem conseguir passar a qualificação) a bater-se com os melhores jogadores da Europa em sub-14.
Bons jogos para todos!
ACTUALIZAÇÃO 28/Março: Mário Pinto eliminado!
O Mário, com uma exibição extremamente infeliz (a fotografia espelha o desânimo do Mário ao longo do encontro) foi eliminado na 1ª ronda do quadro de qualificação, pelo Rafael Marques (AA Coimbra) por 6-1 6-0. Esperamos agora melhor sorte para o Joaquim no quadro principal com início na 2ª feira.
ACTUALIZAÇÃO 30/Março: Joaquim Ferreira eliminado!
O Joaquim foi derrotado pelo 3º classificado do ranking europeu de Sub-14 e 3º cabeça de série nesta prova, Stefano Napolitano de Itália, por 6-0 6-0. Resta-lhe agora o torneio de consolação, e a prova de pares!
ACTUALIZAÇÃO 31/Março: Joaquim Ferreira na 2ª ronda em pares!
O Joaquim e o Tiago Cunha (CT Paços Brandão) venceram a dupla Samuel Cabanas (AT Parque) e Martim Sousa (CTS Miguel) por 6-2 5-7 e 11-9 no super tie break.
ACTUALIZAÇÃO 2/Abril: Joaquim Ferreira eliminado na prova de consolação e nos pares. Nos pares, com o seu parceiro Tiago Cunha, ainda equilibraram o 1º set, mas no 2º não tiveram qualquer hipótese face aos italianos Bordoni/Scerrati - parciais de 6/4 6/0; na consolação o Joaquim não foi além da 1ª ronda, contra o alemão Jan Choinski.

JOSÉ TINOCO E JOÃO MONTEIRO NO TORNEIO CISTER, EM SUB-16 NÍVEL A, EM ALCOBAÇA!

Inicia-se este sábado, dia 28 de Março, o torneio Cister, primeira prova de nível A em Sub-16 do ano de 2009, que terá lugar nas instalações do Clube de Ténis de Alcobaça.
O Sport estará representado por dois atletas masculinos, o José Tinoco e o João Monteiro, que serão acompanhados pelo Ricardo Cortes.
Já são conhecidos adversários e ordens de jogos, num percurso com um ponto de partida bem diferente para os dois atletas, mas que esperamos dure até ao último dia do torneio, dia 1 de Abril.
Assim, o Zé está no qualifying, onde é o 6º cabeça-de-série, e onde iniciará a sua participação frente a Daniel Venâncio, de Leiria, no sábado, às 11h; se vencer jogará novamente no sábado, pelas 16h.
O João é o primeiro cabeça-de-série do Quadro Principal, e vai começar a defender esse estatuto face a Francisco Saraiva, do Ace Team.
Bons jogos para os dois!
ACTUALIZAÇÃO 29/Março - José Tinoco e João Monteiro na 2ª ronda no Quadro Principal!
O venceu os dois encontros na fase de qualificação, derrotando Daniel Venâncio (CIT Leiria) por 6-2 6-2, na ronda de acesso, Henrique Pereira (CT Jamor) por 7-6 6-2 e a 1ª ronda do melhor quadro com André Murta (CTVR Sto. António) por 6-3 6-1, jogando agora com o Bernardo Saraiva (CT Jamor). O João Monteiro já venceu a primeira ronda do quadro principal, por 6-1 6-2, Francisco Saraiva (Ace Team), jogando ainda hoje a segunda ronda com o qualifyer Rui E. Silva.
ACTUALIZAÇÃO 30/Março - João Monteiro apurado para as meias finais, José Tinoco eliminado nos quartos!
Sortes diferentes para os nossos atletas. O João fez um excelente resultado, derrotando ontem na 2ª ronda Rui E. Silva (ET Maia) por 6-2 6-1, e hoje, Tomás Mendes (CT Jamor) por 6-3 6-1. Em pares com o Danyal Sualehe venceram a dupla do CT Jamor, Tomás Pereira e David Gutkin, por 4-2 5-4. Amanhã disputa meia final com o Ricardo Jorge (Tavira RC).
O , ainda ontem, arrancou uma excelente vitória sobre o Bernardo Saraiva (CT Jamor) com um duplo 6-4, mas hoje não conseguiu contrariar da melhor forma o André Silva (CIF) perdendo por 6-3 6-3. Joga neste momento pares, associado ao Bruno Soares (CT Porto), frente à dupla do Ace Team, Francisco Saraiva e Miguel Deus.
ACTUALIZAÇÃO 31/Março - João Monteiro na final!
Depois de derrotar Ricardo Jorge (Tavira RC) por 6-4 6-1, o João marcou o lugar na final amanhã contra o vencedor do duelo entre Diogo Rocha (Ace Team) e o André Silva (CIF). O João tem-se revelado intratável, e assim esperamos que possa continuar amanhã.
O Zé Tó com o Bruno Soares (CT Porto) venceram na meia-final o par João Barra (Ace Team) e Tomás Mendes (CT Jamor), em 3 sets, com 7/6 no último parcial!

terça-feira, 24 de março de 2009

MANUEL GONÇALVES VENCE ETAPA 3 DO MINI-CIR!!!

Decorreu no fim-de-semana de 21 e 22 de Março, no Clube de Ténis do Porto, a 3ª etapa do Circuito Mini-Cir 2009, circuito oficial para atletas Sub-6 e Sub-8 do Norte do País. O grande vencedor da categoria de Sub-8 foi o atleta do Sport Manuel Gonçalves, que derrotou na final Pedro Perry (LTC Foz) com os parciais de 10/6 10/6.
Para o Manel e para os seus treinadores, Luís Machado e Henrique Assis, os nossos parabéns, e continuação de sucessos!
Foto: O Manel (1º da direita em baixo) entre os premiados do Mini-Cir! CT Porto, 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

SPORT CAMPEÃO REGIONAL DE INTERCLUBES SENIORES - 3ª DIVISÃO!!!

Decorreu este fim-de-semana no Monte Aventino a fase final do Campeonato Regional de Interclubes Seniores - 3ª Divisão, que após "centenas" de fases prévias, decidiu, finalmente, quem se apurou para a fase nacional e quem conquistou o título regional.
O Sport que entrou para este mini-quadro a eliminar, com derrotas averbadas face às duas equipas semi-finalistas do outro lado do quadro, acabou por demonstrar que tem um grupo que, embora jovem, já vai tendo valor e acima de tudo espírito de grupo para levar de vencida formações bem mais experientes, nos momentos decisivos!
A meia-final, frente à Ala Nun'Álvares de Gondomar ficou decidida nos singulares, enquanto a final, em jeito de desforra, frente ao C. T. Braga A (derrotou o Sport na última jornada da anterior fase de grupos) só ficou decidida no último par.
Resultados da fase final
Meia final: Sport vs ANAG - 3-0
Rui Lima vs Pedro Marinho - 6/3 6/0
João Monteiro vs Luís Sousa Pinto - 6/0 6/2
José Tinoco vs Mário Pacheco - 6/3 3/6 6/4
Final: Sport vs CT Braga - 3-2
Álvaro Teixeira vs Carlos Caldas - 6/3 6/2
João Monteiro vs Alexandre Silva - 6/1 6/0
José Tinoco vs Hélder Araújo - 1/6 1/6
João Monteiro/José Tinoco vs Gonçalo Neves/Hélder Araújo - 2/6 3/6
Álvaro Teixeira/Henrique Teixeira vs Carlos Caldas/José Mota - 6/4 6/2

Destaques:
José Tinoco
- ainda em convalescença depois de uma semana doente, deu um ponto decisivo na meia-final, após ter estado a perder por 1/4 no 3º set, e nunca deixou de dar o seu contributo à equipa.
João Monteiro - mostrou (a meio gás) estar numa liga à parte, o que ficou demonstrado pelos seus resultados de singulares, frente a adversários de valor.
Álvaro Teixeira - relegado para o banco na meia-final pelo bom momento do Rui Lima, mostrou que a equipa pode contar com ele, e revelou-se decisivo na final, com a conquista de 2 pontos, um dos quais num par de família com o irmão Henrique.
Imprensa - destaque no site bolamarela.com: http://www.bolamarela.com/pt/noticias.php?t=1&ref=1582

Para toda a equipa - Álvaro Teixeira, Rui Lima, Diogo Menezes, Henrique Teixeira, João Monteiro, José Tinoco, Gonçalo Oliveira - e para os capitães - Ricardo Cortes e Pedro Canedo - os nossos parabéns, e que se siga a subida à 2ª Divisão!


Foto: A equipa de Sub-16, 2/3 da de Seniores - Ricardo, Gonçalo, Rui, Zé, João.

FRANCISCO CABRAL SEMI-FINALISTA DE SINGULARES E VICE-CAMPEÃO DE PARES NO REGIONAL DE SUB-12!

Após uma semana com muitos jogos, chegou ao final o Campeonato Regional de Iniciados da A. T. Porto, que se realizou no Estrela e Vigorosa Sport.
O Sport foi representado até ao último fim-de-semana pelo Francisco Cabral, que logrou atingir a meia-final de singulares, onde mostrou toda a sua inexperiência nestas andanças e fez um encontro muito aquém das suas próprias expectativas - por outro lado, deixa-o com uma margem de progressão competitiva imensa! Neste encontro, em que o seu adversário foi Nuno Borges (Maia), a derrota por 6/1 6/2 não sofre contestação.
Nos pares, associado a Tiago Lourenço (Miramar), ainda passou mais uma ronda, vencendo Nuno Borges (Maia)/Bernardo Oliveira (EVS) por 6/3 4/6 6/2, antes de perder na final ante os primeiros cabeças-de-série António Dória e Francisco Caldas, em 3 sets.
Parabéns ao Francisco pelos bons resultados!

Foto: Francisco, Sport 2008

BERNARDO MANAHU E MANUEL CARVALHO NO SUB-14 EM GONDOMAR!

Realizou-se no passado fim-de-semana o 1º Torneio Juvenil da A. N. A. Gondomar, prova de nível C para Sub-14 e Sub-18. Nos Sub-14 tivemos 2 representantes do Sport, Bernardo Manahu e Manuel Carvalho, com sortes distintas, mas com o mesmo "carrasco". O Bernardo chegou aos quartos-de-final, onde perdeu 4/1 4/1 com o Rafael Andrade, que na ronda seguinte também bateu o Manel, por 6/4 6/3.
Resultados completos:
1ª ronda
Bernardo Manahu vs João Fragoso (ANAG) - 4/1 4/1
2ª ronda
Bernardo Manahu vs João Pestana (TPZ) - 4/0 4/0
Manuel Carvalho vs Eduardo Costa (Braga) - 4/1 4/1
Quartos-de-final
Bernardo Manahu vs Rafael Andrade (Maia) - 1/4 1/4
Manuel Carvalho vs Miguel Moura (CLIP) - 1/4 4/0 4/0
Meias-finais
Manuel Carvalho vs Rafael Andrade - 4/6 3/6

Foto: Bernardo Manahu. Sport 2008

JOAQUIM FERREIRA PASSA UMA RONDA NO TORNEIO SUB-16 DE OVAR!

O Joaquim Ferreira deslocou-se a Ovar este fim-de-semana, para disputar o 14º Torneio Juvenil - Circuito Solverde, em sub-16, não tendo conseguido melhor do que passar uma ronda, vencendo Luís Macedo (CTPB) por 6/4 6/1 e sendo derrotado por José Albuquerque (AT Matosinhos) por 6/4 6/3, num encontro em que o Joaquim nos confidenciou ter jogado longe do seu melhor nível.
Em pares, o Joca acabou por vencer o torneio, associado a Rui E. Silva (Maia), derrotando na final Filipe Teixeira (Águeda)/Luís Macedo (Paços Brandão) por 3/6 7/6 6/3.
Foto: O Joaquim no Sport. Outubro 2008

terça-feira, 17 de março de 2009

MANUEL GONÇALVES EM BRAGA PARA MAIS UMA ETAPA DO CIRCUITO MINI-CIR!

Foi num dia cheio de sol que se realizou no, no Clube de Ténis de Braga a 2ª etapa do Circuito Mini‐Cir El Corte Inglês.
Nesta etapa estiveram presentes 25 jovens jogadores, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade, que representaram vários clubes da ATPorto, (Clube de Ténis de Braga, Escola de Ténis da Maia, Lawn Tennis Clube da Foz, Ginásio Clube de Santo Tirso, Sport Club do Porto, Ginásio Clube Vilacondense e o Clube de Ténis do Porto).
Foi com normalidade que foram decorrendo os jogos sem existirem atrasos de maior, para isso contribuíu a ajuda sempre imprescindível dos ajudantes de campo. Mais uma vez foi agradável ver que os pais e familiares dos jogadores acompanham os jogos, vibrando pelo seu jogador.
O Manel venceu 4 encontros até perder nos quartos de final com o Hugo Maia (CT Braga) que venceu o torneio!
Resultados:
v. Maria Rodrigues (ET Maia) 10-1;
v. Miguel Silva (CT Braga) 10-1;
v. Guilherme Cardoso (CT Braga) 10-3;
v. José M. Godinho (GCS Tirso) 10-0;
p. Hugo Maia (CT Braga) 10-4;
Parabéns Manel!

segunda-feira, 16 de março de 2009

FUTURE 10 MIL DÓLARES ALBUFEIRA

A 3ª competição Future 10 mil Dólares, realizada em Portugal em 2009, esta semana, em Montechoro, contou com a presença do nosso atleta João Monteiro, em representação da Selecção Nacional de Sub-16.
O João disputou, naturalmente, a fase de qualificação, e foi eliminado pelo bósnio Tomislav Brkic, 1796º ATP por 6-1 6-4.
O João mostrou-se desapontado pelo resultado final, afirmando ter entrado algo desconcentrado no primeiro set, e que se tivesse jogado ao nível do segundo, que o resultado seria seguramente outro.
Acaba assim o primeiro contacto do João com o primeiro nível do ténis profissional, esperando que possa lá voltar nos próximos anos, não para ganhar experiência e rodagem internacional, mas sim, com a ambição de conquistar pontos para o ranking mundial de seniores.

CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-12 - AFONSO VIANA, FRANCISCO CABRAL E JOÃO ALMEIDA NA 2ª RONDA DO QUADRO PRINCIPAL!

Dos 9 representantes do Sport neste Campeonato Regional de Sub-12, que se disputa desde sábado passado até ao próximo dia 22 de Março nos court do Estrela e Vigorosa Sport, apenas Afonso Viana - apurado da fase de qualificação, com apenas 9 anos! - Francisco Cabral e João Almeida lograram o apuramento para a 2ª ronda do Quadro Principal!
Na fase de qualificação, estiveram Tiago Barbosa, eliminado na 1a ronda, Afonso Viana e Fernando Menezes, que se apuraram para o quadro principal.
Eliminados na 1ª ronda do quadro principal, foram Luís Nogueira, Gonçalo Moutinho, Francisco Guerra e Fernando Menezes.
Igual sorte, mas na prova feminina, teve Catarina Santos, eliminada pela 2ª cabeça de série, repetindo o resultado da derrota com a mesma adversária no torneio A de Alcobaça em Fevereiro, Mafalda Fernandes.
Convidamos os nossos visitantes a ver os quadros e ordem de jogos dos próximos dias em http://www.atporto.pt/
Resultados
Qualificação Masculina
1ª ronda
Paulo Fernandes (CT Guimarães) v. Tiago Barbosa 6-3 5-7 4-6;
Afonso Viana v. Tiago Almeida (ETN Allegro) 6-0 6-0;
Fernando Menezes v. Diogo Ribeiro (CLIP) 6-3 6-4;
2ª ronda
Afonso Viana v. Diogo Curval (EVS) 6-2 6-0;
Fernando Menezes v. João Rosas (ETN Allegro) 6-0 6-0;
Quadro Principal Masculino
Francisco Caldas (CT Braga) v. Luís Nogueira 6-1 6-1;
João Almeida v. Gonçalo Moutinho 6-2 6-2;
Bernardo Oliveira (EVS) v. Fernando Menezes 6-1 6-0;
Afonso Cortez (CT Porto) v. Francisco Guerra 6-1 6-2;
Francisco Cabral v. Luís Paiva Brandão (LTC Foz) 6-0 6-4;
Afonso Viana v. Pedro Lima (EVS) - 7-5 6-4;
Quadro Principal Feminino
1ª ronda
Mafalda Fernandes (CT Porto) v. Catarina Santos 6-0 6-2;
Próximos Jogos
16/3
18h - Afonso Viana - Tiago Lourenço (SCAS);
19h - Francisco Cabral - Luís Faria (CT Guimarães);
17/3
19h - Francisco Caldas (CT Braga) - João Almeida;
ACTUALIZAÇÃO:
Afonso Viana e Francisco Cabral marcaram encontro nos quartos de final!
O Afonso beneficiou da falta de comparência do 2º cabeça de série, Tiago Lourenço (SCAS) enquanto o Francisco venceu Luís Faria (CT Guimarães) por 6-0 6-0, estando o encontro que vai determinar quem passa à meia final marcado para 4ª feira 18, às 19 horas. O João Almeida não teve tanta sorte, perdendo com o primeiro cabeça de série, Francisco Caldas (CT Braga) por 6-1 6-0.
ACTUALIZAÇÃO 1:
O Afonso Viana continua com azar! Depois de ter ganho o acesso aos quartos de final sem jogar, graças à falta de comparência do Tiago Lourenço, um acidente de viação impediu-o de jogar com o parceiro de clube, Francisco Cabral. Felizmente não passou de um susto, e o Afonso está bem, não tendo jogado apenas por precaução.
O Francisco só joga a meia final contra o Nuno Borges (ET Maia) na sexta-feira, e entretanto o Francisco, o Afonso, o João, o Gonçalo Moutinho, o Tiago Barbosa e a Catarina Santos vão ter jogos de pares. A todos muito boa sorte, e sobretudo que se divirtam!

INÊS XAVIER VICE-CAMPEÃ REGIONAL DE JUNIORES!

Inês Xavier sagrou-se Vice Campeã Regional de Juniores, num Campeonato Regional que terminou no passado domingo, 15 de Março, ao ser batida - a sua primeira derrota em 2009 - por Margarida Moura (CT Porto) por 7-6(4) 6-4, num encontro longo com cerca de duas horas de duração!
A Inês pecou por algum nervosismo nas alturas cruciais do encontro, nomeadamente no tie break do primeiro set, quando, com uma igualdade a quatro pontos, a Inês fez erros não forçados em três pontos consecutivos, determinando assim a derrota no desempate. Geriu muito mal essa derrota no primeiro set, fazendo apenas três pontos nos primeiros três jogos do segundo set, e quando voltou ao encontro, conseguiu equilibrar, mas com tamanho fosso cavado, a adversária conseguiu gerir a vantagem.
Desta derrota, a Inês leva a lição que é fundamental entrar nos sets com o máximo de concentração (acumulou desvantagens de 3-1 e 3-0 nos dois sets), e sobretudo de nas alturas cruciais, se deve manter fiel ao plano de jogo que lhe garante mais sucesso!
A Inês acumula 2 vitórias e 1 final em 2009 e urge subir a parada, mas gorada a participação nos 2 Torneios Internacionais de Sub-18 em Espanha nas férias da Páscoa, disputará uma sequência de 4 provas - torneio A de Sub-16 em Alcobaça, no Torneio A de Sub-18 na Figueira da Foz, no 2500€ de Famalicão e no Campeonato Regional de Sub-16 - na qual se esperam muitos jogos duros que lhe permitam aprender a lidar melhor com momentos como os que surgiram nesta final!
À Inês os nossos parabéns pelo excelente resultado, e os desejos de muito boa sorte no ciclo que se avizinha!

sexta-feira, 13 de março de 2009

GRANDE CONTINGENTE DO SPORT NO CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-12!

Realiza-se entre os dias 14 e 22 de Março, nos courts do Estrela e Vigorosa Sport, o Campeonato Regional de Iniciados. Nas meninas, o Sport está representado pela Catarina Santos, que tem um duro teste na 1ª ronda do Quadro Principal, frente à 2ª cabeça-de-série Mafalda Fernandes (CT Porto); de salientar a ausência da Joana Neves, que não poderá participar devido a uma lesão.
Nos meninos, e no qualifying, temos o Afonso Viana, o Tiago Barbosa e o Fernando Menezes; no Quadro Principal estão o Francisco Cabral (6º cabeça-de-série), o Luís Nogueira, o João Almeida, o Gonçalo Moutinho e o Francisco Guerra.

Ordem de jogos para Sábado, dia 14:
Tiago Barbosa vs Paulo Fernandes (Guimarães) - 10h
Afonso Viana vs Tiago Almeida (Nun'Álvares) - N.A. 14h
Fernando Menezes vs Diogo Ribeiro (CLIP) - N.A. 15h
Atenção!! Se ganharem ainda jogam no sábado:
Tiago Barbosa - N.A. 16h
Fernando Menezes - N.A. 17h
Afonso Viana - N.A. 18h

Ordem de jogos para Domingo, dia 15:
Catarina Santos vs Mafalda Fernandes (CTP) - N.A. 12h
Francisco Cabral vs Luís Paiva Brandão (Foz) - N.A. 13h
Luís Nogueira vs Francisco Caldas (Braga) - N.A. 13h
João Almeida vs Gonçalo Moutinho - N.A. 14h
Atenção!! Os atletas que passarem o qualifying também jogam no domingo!

Bons jogos para todos!

RUI LIMA SEMI-FINALISTA NO CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-18!

O Rui Lima, ainda no seu 1º ano de Sub-16, atingiu a meia-final do Campeonato Regional de Sub-18 da A. T. Porto, que se realiza no Complexo do Monte Aventino até Domingo, após ter ultrapassado sucessivamente o seu parceiro de treino e 8º cabeça-de-série José Tinoco, por 6/4 6/0, Paulo Marques (Vigorosa), por 6/0 6/0, e o 3º cabeça-de-série Octávio Torres (Maia), por 6/3 6/3, acabando por soçobrar frente ao 2º cabeça-de-série Pedro Granado (Maia) por 6/2 6/1. Diogo Menezes e Henrique Teixeira também estiveram presentes, tendo sido derrotados de entrada, embora com boas exibições. A Inês Xavier disputa os quartos-de-final hoje, 6ª feira, frente a Bárbara Carvalho (Vigorosa).
Ao Rui os nossos parabéns e o desejo que continue a amadurecer como jogador de ténis!

segunda-feira, 9 de março de 2009

ARTIGO DO NOSSO TREINADOR PEDRO CANEDO NO SITE BOLAMARELA.COM

O Treinador da nossa Escola, Pedro Canedo, foi convidado para escrever para o Bolamarela.com, site sobre ténis com informações sobre o ténis regional, nacional e internacional.
Convidamos os nossos visitantes a ver o artigo com o título "Investimento no ténis juvenil: ilusão ou aposta de futuro" em http://www.bolamarela.com/pt/cronicas.php?ref=15&tit=investimento-no-tenis-juvenil:-ilusao-ou-uma-aposta-de-futuro?
Este artigo é uma reflexão sobre o que os benefícios que o ténis pode oferecer aos atletas que investem muito no ténis juvenil de competição.

SPORT VICE-CAMPEÃO REGIONAL DE EQUIPAS SUB-14!

A Equipa Masculina de Sub-14 do Sport ficou em 2º lugar no Campeonato Regional de Interclubes Sub-14, ao perder tangencialmente com a equipa do Sport Clube Alberto Sousa, por 2-1, na jornada em atraso que se realizou no Clube de Ténis do Porto. Assim as equipas terminaram com o mesmo número de pontos, mas graças ao critério de desempate escolhido - o confronto directo - a equipa de Miramar sagrou-se Campeã Regional.
Resultados:
Joaquim Ferreira - José Maria Dória 1-6 0-6;
Mário Pinto - David Moura 5-7 6-1 6-3;
Filipe Mendes/Lucas Nogueira - António Dória/Tiago Lourenço 4-6 2-6.
Os nossos parabéns aos atletas Joaquim Ferreira, Mário Pinto, Filipe Mendes, Lucas Nogueira, Bernardo Manahu e Manuel Carvalho, e aos Treinadores Pedro Canedo e Ricardo Cortes pelo Vice-Campeonato alcançado!
Uma nota especial para a união da comitiva - todos os 6 atletas estiveram presentes e não regatearem no apoio aos que jogaram - , destacando-se a presença dos já imprescindíveis pais do Pipo, Mário e Joaquim. O Paulo Mendes foi o grande dinamizador da claque, e o Mário Pinto Sr. e o Domingos Ferreira sofreram a bom sofrer com os jogos. Obrigado também pelo vosso apoio e pela atitude (quase sempre) pedagógica!

FUTURE 10 MIL DÓLARES LAGOS

O nosso atleta João Monteiro encontra-se em Lagos a disputar o segundo de três Futures de 10 mil dólares que se disputam em Portugal.
Na estreia, prevista para sábado passado, mas que por falta de luz natural só disputou no domingo, o João venceu o suíço Jerome Palaz por 6-2 6-4, seguindo-se a vitória sobre o português Luís Silva por 6-0 desistência, e disputa hoje, segunda-feira, a terceira ronda da fase de qualificação com o 12º cabeça de série, o polaco Igor Bujdo, 1353º classificado no ranking ATP.
O João está nesta prova inserido na Selecção Nacional de Sub-16.
Mais tarde actualizaremos o resultado do João!
Actualização: O João perdeu por 6/1 6/1 com o polaco Bujdo. Para a semana voltará ao Algarve, desta vez a Albufeira, para disputar mais um torneio Future!

CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-18!

O Campeonato Regional de Júniores teve início no sábado e realiza-se durante esta semana.
O Henrique Teixeira conseguiu o acesso ao Quadro Principal após vitória fácil ante Armando Basto (Vigorosa) por 6/1 6/0 na ronda de qualificação. Na 1ª ronda do Quadro perdeu em 3 sets com Rui Pedro Silva (OVS) por 2/6 6/4 6/1.
O Diogo Menezes teve entrada directa na melhor grelha e defrontou Bruno Soares (CT Porto), tendo sido derrotado por 6/4 6/3.
Para não variar muito, houve um derby do Sport na 1ª ronda, a opor José Tinoco a Rui Lima, vencido com alguma surpresa pelo Rui, por 6/4 6/0. Na 2ª ronda vai defrontar Paulo Marques (Vigorosa).
Nas meninas, Inês Xavier venceu a 1ª cabeça de série, Francisca Matos (CT Porto) na 1ª ronda do Quadro Principal, por 6-4 6-0, repetindo a vitória em igual fase do Campeonato Regional Absoluto.

Continuaremos a actualizar o blog enquanto houver atletas do Sport em prova.

Actualização: O Rui Lima já está nas meias-finais, após ter derrotado com facilidade na 2ª ronda o Paulo Marques (Vigorosa) por 6/0 6/0, e nos quartos-de-final o 3º cabeça-de-série Octávio Torres (Maia) por 6/3 6/3. O seu adversário na meia-final de hoje, 5ª feira, às 19h30 será Pedro Granado (Maia), 2º cabeça-de-série da prova.
A Inês Xavier defronta Bárbara Carvalho (Vigorosa) amanhã, 6ª feira, nos quartos-de-final.

EQUIPA DE SENIORES APURADA PARA A FASE FINAL DO CAMPEONATO REGIONAL DE 3ª DIVISÃO!

Após a vitória no Sábado frente ao C. T. Guimarães, a equipa de Seniores do Sport deslocou-se no domingo a Braga apenas para cumprir calendário, tendo sido derrotada pela equipa local. Apuraram-se para a fase final, a disputar em sistema a determinar: Sport Club do Porto, C. T. Braga (A), A. N. A. Gondomar (A), E. Vigorosa Sport.
Resultados completos do fim-de-semana:
Sport vs C.T. Guimarães - 4-1
3º Singular: Rui Lima vs Pedro Sá - 6/2 6/4
2º Singular: José Tinoco vs Guilherme Martins - 6/0 6/2
1º Singular: Álvaro Teixeira vs Franco Vieira - 6/2 3/6 6/3
2º Par: Gonçalo Oliveira/Diogo Menezes vs Ricardo Magalhães/Guilherme Martins - 7/5 6/2
1º Par: Álvaro Teixeira/José Tinoco vs Cedric Cruz/Franco Vieira - 4/6 4/6
C.T. Braga (A) vs Sport - 4-1
3º Singular: Pedro Leão vs Rui Lima - 6/0 6/0
2º Singular: Hélder Araújo vs José Tinoco - 1/6 6/2 6/0
1º Singular: Alexandre Silva vs Álvaro Teixeira - 6/2 5/7 3/6
2º Par: Pedro Leão/Gonçalo Neves vs Rui Lima/Diogo Menezes - 6/1 6/0
1º Par: Alexandre Silva/José B. Carvalho vs Álvaro Teixeira/José Tinoco - 6/4 7/5

A toda a equipa e aos capitães Pedro Canedo e Ricardo Cortes os nossos parabéns!

JOAQUIM FERREIRA VICE-CAMPEÃO REGIONAL DE SINGULARES E CAMPEÃO DE PARES EM SUB-14!

Joaquim Ferreira foi o último sobrevivente do Sport no Quadro Principal do Campeonato Regional de Infantis da A. T. Porto. Após 2 duelos internos do Sport na parte de cima do quadro, o 1º dos quais entre o Filipe Mendes e o Mário Pinto nos quartos-de-final - venceu o 2º por 7/5 3/1 com desistência do Pipo, em luta com uma contractura nas costas - , e o 2º entre o Mário Pinto e o Joaquim Ferreira nas meias-dinais - vencido pelo 2º por 6/4 6/2, após o Mário ter desperdiçado uma vantagem de 4/0 no 1º set -, ficou esclarecido qual dos sub-14 do Sport é mais forte e conquistou um mais que merecido lugar na final. Nesta, frente a Ivo Rodrigues (CT Porto) e após um 1º set de grande nível que podia ter pendido para qualquer jogador, o Ivo mostrou o seu maior arsenal e fugiu com o 2º set. Fica o registo de um aumento na potência de fundo de court do Joaquim, e da sua nítida vontade de repetir a façanha de há 2 anos, em que se sagrou campeão!
Na final de pares, associado a Zé Dória (Miramar), foi bem diferente, e o domínio deste par foi inquestionável, frente a Afonso Faria (Braga) e David Moura (Miramar), conquistando assim o título.
Ficam aqui os resultados completos dos atletas do Sport a partir dos quartos-de-final:
SINGULARES
Quartos-de-final
Joaquim Ferreira vs Nuno Borges (Maia) - 6/3 6/0
Filipe Mendes vs Mário Pinto - 5/7 1/3 ret.
Meias-finais
Joaquim Ferreira vs Mário Pinto - 6/4 6/2
Final
Joaquim Ferreira vs Ivo Rodrigues (CT Porto) - 6/7 (3) 1/6
PARES
Meias-finais
Joaquim Ferreira/Zé Dória vs R. Andrade (ANAG)/B. Oliveira (EVS) - 7/5 6/2
Filipe Mendes/Mário Pinto vs A. Faria/D. Moura - 0/2 ret.
Final
Joaquim Ferreira/Zé Dória vs A. Faria/D. Moura - 6/1 6/1

Parabéns a todos pelos resultados obtidos!

sexta-feira, 6 de março de 2009

FIM-DE-SEMANA LOUCO PARA OS ATLETAS DO SPORT!

Campeonato Regional de Sub-14
Com 3 atletas do Sport ainda em prova nos quartos-de-final do Quadro Principal de Singulares, o fim-de-semana promete bons jogos (mais do que um derby do Sport, provavelmente), e incerteza até ao final em relação a quem será o próximo Campeão Regional de Sub-14! No quadro de pares também seguem em prova 3 representantes do Sport, já nas meias-finais. Sigam as actualizações no post referente ao Campeonato Regional de Sub-14 para informações mais detalhadas!

Interclubes Seniores 3ª Divisão
Este fim-de-semana disputam-se dois jogos decisivos para o futuro da (jovem) equipa de Seniores do Sport. Assim, no Sábado às 10h jogamos em casa contra o C. T. Guimarães, e no Domingo também às 10h deslocamo-nos a Braga para enfrentar a equipa A do C. T. Braga. Relembramos aqui os convocados para os jogos:
- Álvaro Teixeira
- Henrique Teixeira
- Diogo Menezes
- Gonçalo Oliveira
- João Monteiro
- José Tinoco
- Rui Lima

Interclubes Sub-14
No Domingo à tarde, por volta das 17h30, a equipa de Sub-14 joga contra o SCAS no último jogo da fase final do Campeonato Regional de Interclubes, num confronto que na prática é uma final, já que as duas equipas estão nos 2 primeiros lugares separados por 3 pontos.

Campeonato Regional de Sub-18
No Quadro Principal Feminino, a Inês Xavier defronta na 1ª ronda a 1ª cabeça-de-série, Francisca Matos (CT Porto), em busca de manter a invencibilidade em 2009.
No Qualifying Masculino, o único representante do Sport será o Henrique Teixeira, que defronta na ronda de apuramento Armando Basto (Vigorosa). No Quadro Principal Masculino o Diogo Menezes vai enfrentar Bruno Soares (CT Porto), e (para não variar a tendência nos torneios mais importantes) um novo derby do Sport entre os outros dois representantes, José Tinoco e Rui Lima. Siga as incidências deste Regional de Sub-18 num post próprio a afixar oportunamente.

PNDT Jornada de Controlo
Realiza-se este fim-de-semana em Lousada mais uma jornada de controlo do Programa Nacional de Detecção de Talentos - Zona Norte, em que estão envolvidos vários jovens atletas do Sport. A saber: Lousada sub-8 9.30 sub-10 14h
- Afonso Viana
- Carlota Arce
- Eduardo Cabral
- Isabel Queirós
- Luísa Pelayo
- Manuel Gonçalves
- Manuel Monteiro
- Sebastião Eça
Espera-se uma jornada sobretudo de diversão, em que os Sub-8 se concentrarão às 9h30 e os Sub-10 às 14h, sempre no Sábado.

JOÃO MAGALHÃES DISPUTA O 12º TORNEIO CTPB!

O João Magalhães deslocou-se no fim-de-semana passado, dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, a Paços de Brandão, em busca de preciosos pontos para o ranking de Sub-16. No entanto o sorteio reservou-lhe um bem mais experiente Manuel Almeida (Espinho), que não teve muitos problemas em aplicar-lhe 6/1 6/2.
Aplaudimos e encorajamos a persistência do João, que já vai no seu 3º torneio Sub-16 de 2009, e temos a certeza que vai atingir os objectivos a que se propôs, pois o nível do seu ténis melhora de dia para dia.
Boa sorte para o próximo torneio e que seja o mais cedo possível!

quinta-feira, 5 de março de 2009

JOÃO MONTEIRO NA SELECÇÃO NACIONAL DE SUB-16!

João Monteiro foi convocado para representar a Selecção Nacional de Sub-16, nos dois torneios Futures de 10000 Dólares que se vão realizar em Lagos de 7 a 15 de Março e em Albufeira de 14 a 22 de Março.
Esta vai ser a estreia do João em provas do circuito ATP! O João está a treinar connosco desde 2006, e é com orgulho que o vemos experimentar torneios deste calibre. Esperamos que sejam os primeiros torneios de muitos a este nível! Com apenas 15 anos, será um primeiro contacto com os torneios nos quais se luta pela conquista dos primeiros pontos ATP. Para os conseguir terá que disputar as fases de qualificação com quadros de 128 jogadores, ganhar 4 jogos para ficar com 1 dos 4 lugares para qualifyers nos quadros principais, e vencer a primeira ronda do melhor quadro.
Para além dos parabéns pela convocatória, desejamos ao João muita sorte nesta participação nestas provas, sobretudo dando relevo à oportunidade de competir e treinar com muitos atletas de alto nível que concorrem a este tipo de provas!
Actualização:
O João já está na 3ª ronda do qualifying nesta sua primeira experiência numa prova do circuito profissional, fruto de dois resultados interessantes: vitória na 1ª ronda sobre o suiço Jerome Palaz - parciais de 6/2 6/4 - e vitória na 2ª ronda sobre o português Luís Silva - 6/0 e desistência do adversário. Hoje, 2ª feira, o João vai defrontar o polaco Igor Bujdo, 12º cabeça-de-série do qualifying e 1353º no ranking ATP. Fica a promessa de que, se o João vencer este encontro, mudaremos a foto deste artigo!
FOTO: João em Outubro de 2006

terça-feira, 3 de março de 2009

TORNEIO PNDT SUB-10 "OS AFONSINHOS"!

O Sport esteve representado nesta prova do Programa Nacional de Detecção de Talentos, que se realizou no Clube de Ténis de Guimarães, nos dias 21 e 22 de Fevereiro, pelos atletas Afonso Viana, Eduardo Cabral, Manuel Gonçalves e Manuel Monteiro.
Dos 4 atletas presentes, só Manuel Monteiro não conseguiu o apuramento para o quadro eliminatório, acumulando 3 derrotas no seu grupo!
Afonso Viana venceu os 3 encontros do seu grupo, a 1a do quadro eliminatório, soçobrando nos 1/8os de final, no tie break com o Paulo Fernandes (CT Guimarães).
Eduardo Cabral, apesar de 2 derrotas e 1 vitória no seu grupo, conseguiu o apuramento para o quadro eliminatório, acabando por perder com o Afonso Portugal (SCA Sousa).
Igual prestação teve o mais jovem dos 4 atletas do Sport presentes, Manuel Gonçalves, que depois de 2 derrotas e 1 vitória nos grupos perdeu com o Guilherme Valdoleiros (CT Marco) na 1ª ronda do quadro eliminatória.
Muitos parabéns a todos, pois muito mais importante do que ganhar, é que se divirtam e que participem o mais possível nestas provas!

segunda-feira, 2 de março de 2009

CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-14 - ACTUALIZAÇÃO DE RESULTADOS!

Teve início no sábado passado o Campeonato Regional de Sub-14, no Clube de Ténis do Porto, que termina no próximo dia 8 de Março, que conta com 5 atletas do Sport no quadro principal.
Joaquim Ferreira, 1º cabeça de série da prova, estreou-se com uma vitória por 6-1 6-0 sobre Pedro Schuller (CT Porto), marcando o duelo com Vasco Torgal (ET Maia) na 2ª ronda.
Manuel Carvalho, não lhe quis ficar atrás, e derrotou o qualifyer João Fragoso (ANA Gondomar) por 6-1 6-2, jogando na 2ª ronda com um dos favoritos José Maria Dória (SCA Sousa), enquanto Lucas Nogueira beneficiou de uma falta de comparência para chegar à 2ª ronda, onde aguardo o desenlace do jogo entre o seu colega de treinos, Filipe Mendes e Francisco Caldas (CT Braga), jogo que se realiza terça-feira.
Por fim, o Mário Pinto estreia-se hoje com o qualifyer João Santos (CT Porto).
Actualização:
O Filipe Mendes e o Lucas Nogueira protagonizaram o 1º derby do Sport neste Campeonato Regional, após o Pipo ter beneficiado da falta de comparência do seu adversário da 1ª ronda para progredir no quadro. Neste duelo prevaleceu o Pipo que compensou com a sua maior experiência nestas andanças o facto de ter passado a última semana nas praias do Brasil a beber caipirinhas; o resultado final de 6/4 6/4 espelha o equilíbrio e os progressos que o Lucas tem evidenciado. Ao vencer este encontro, o Pipo marcou outro derby, desta feita contra o Mário Pinto, naquele que será o encontro mais explosivo dos quartos-de-final!
O Joaquim Ferreira continua a confirmar o estatuto de 1º cabeça-de-série, tendo batido desta feita Vasco Torgal (Maia), por 6/3 6/2, marcando também lugar nos quartos-de-final e garantindo que 75% do parte de cima do quadro é formado por representantes do Sport; o seu adversário seráo Nuno Borges (Maia).
O único jogador do Sport na parte de baixo do quadro, Manuel Carvalho, teve na 2ª ronda um osso duro de roer, Zé Maria Dória (SCAS), saindo naturalmente derrotado por 6/0 6/3.
Com os jogos de singulares marcados para 6ª feira, hoje é dia de pares, com o Mário Pinto e o Filipe Mendes a defrontarem Rodrigo Navarro/Nuno Borges (Maia), o Bernardo Manahu e o Lucas Nogueira contra Afonso Faria(Braga)/David Moura(SCAS), e o Joaquim Ferreira emparelhado com o Zé Maria Dória (SCAS), ainda à espera de adversários.
Actualização 2:
5ª Feira foi dia de pares, e aqui ficam os resultados: Joaquim Ferreira/Zé Dória(SCAS) confirmaram o estatuto de 1º cabeças-de-série e eliminaram Pedro Schuller/Nuno P. da Costa (CT Porto) por 6/0 6/4; Mário Pinto/Filipe Mendes (2º cabeças-de-série) desembaraçaram-se de Nuno Borges/Rodrigo Navarro (Maia) por 6/0 6/1; sorte diferente tiveram Bernardo Manahu/Lucas Nogueira que perderam 6/2 6/2 com Afonso Faria (Braga)/David Moura (SCAS). Hoje, 6ª feira, é dia de quartos-de-final de singulares.

INTERCLUBES 3ª DIVISÃO: SPORT VITORIOSO NA 1ª JORNADA DA 2ª FASE!

Num confronto que se realizou no Clube Sportivo Nun'Álvares, no sábado 28 de Fevereiro, viram-se em acção duas gerações bem distintas do ténis portuense. De um lado, a equipa do Nun'Álvares com alguns elementos já "clássicos", do outro lado, a equipa do Sport, cujo elemento mais velho a entrar em campo foi o Diogo Menezes, de 17 anos (o 2º mais velho só tinha 15). A equipa do Sport fez valer a qualidade do seu ténis e venceu naturalmente por 5-0.
Resultados Completos:
1º Singular: José Tinoco vs Tiago Vasquez - 6/1 7/5
2º Singular: Rui Lima vs André Luso - 6/3 6/3
3º Singular: João Monteiro vs Frederico Cunha - 7/6 3/6 6/1
1º Par: José Tinoco/Diogo Menezes vs André Luso/Tiago Vasquez- 6/4 6/4
2º Par: Rui Lima/Gonçalo Oliveira vs Frederico Cunha/João Leite - 6/4 6/4


No próximo fim-de-semana teremos jornada dupla, face ao C.T. Guimarães (sábado, no Sport) e ao C.T. Braga (domingo, em Braga).

TORNEIO WILSON SUB-16 NÍVEL B, NO VILAMOURATÉNIS: INÊS XAVIER VENCE! JOSÉ TINOCO FINALISTA!

Decorreu durante as férias do Carnaval, de 21 a 24 de Fevereiro, nas magníficas instalações do Vilamouraténis, e sob o inconfundível sol algarvio, o torneio Wilson, que para os sub-16 teve nível B, o que já acarretou um nível qualitativo e competitivo bastante interessante.
A Inês Xavier, que continua invicta em 2009 - já com o título de Campeã Regional Absoluta - , fez questão de demonstrar a importância da rodagem competitiva para o aumento da performance, e foi simplificando os seus encontros à medida que o torneio avançava: na 1ª ronda teve o encontro de resultado mais nivelado face a Rita Correia (Faro), em que apesar de uma vantagem de 5/2 no 1º set, acabou por triunfar por 7/5 6/2; nos quartos e meias-finais defrontou duas irmãs, Jessica e Daniella Silva (AT Jim Stewart), vencendo respectivamente com os parciais de 6/2 6/0 e 6/2 6/2; a final acabou por ser um "passeio", não acabando com uma bicicleta por nítidas oscilações na concentração da Inês - parciais de 6/1 6/1, face a Sofia Baptista (Sassoeiros).
O José Tinoco teve um torneio bem mais sofrido, mas com vitórias importantes, reflexo do empenho com que tem trabalhado nos últimos tempos. Começou com um encontro "armadilhado" face ao talentoso portimonense Miguel Pitau, em que o 2º set se podia ter complicado ainda mais - 6/0 6/4; nos quartos-de-final, um embate duríssimo face a Miguel Deus (Ace Team) em que o Zé conseguiu equilibrar os momentos de sacrifício com os de coragem, apesar de uma quebra no 2º set - 6/2 2/6 6/3; nas meias-finais, realizadas pouco tempo depois, uma entrada preguiçosa podia ter custado caro - após ter entrado a perder por 3/0 frente a Henrique Costa (Sassoeiros), e após desperdiçar 4 set points antes do tie-break, acabou por prevalecer por 7/6(4) 6/2; na final, e apesar de inícios prometedores em ambos os sets, Ricardo Jorge (Tavira) mostrou um ténis demasiado versátil, nunca tendo sido verdadeiramente incomodado - 2/6 3/6.
Referência ainda para o terceiro elemento da comitiva, Rui Lima, que por capricho do sorteio defrontou Henrique Costa na 1ª ronda, soçobrando por 6/3 6/3, num encontro em que apesar da falta de maturidade emocional demonstrada, deixou indicações importantes para o futuro.
Aos 3, e ao Ricardo Cortes, que os acompanhou, os nossos parabéns!

Foto: Inês Xavier e Ricardo Cortes - Sport 2008

FRANCISCO CABRAL ATINGE QUARTOS DE FINAL NO TORNEIO JUVENIL DA FIGUEIRA DA FOZ!

Nesta Prova B de Sub-12, o Sport esteve representado pela Catarina Santos, João Almeida, Francisco Cabral e Francisco Guerra, no Tenis Clube de Figueira da Foz, que se realizou de 27 de Fevereiro a 1 de Março.
A Catarina, com entrada directa para a melhor grelha, foi eliminada à 1ª pela Sara Lourenço (CTP Brandão).
Os nossos três participantes tiveram que jogar a fase de qualificação, todos com destinos diferentes. O João desistiu lesionado diante do Paulo Castela (CNS Assunção), o Francisco Guerra venceu a 1ª ronda perdendo com o Tiago Silva (C Vale) na ronda de apuramento para o quadro principal. O Francisco Cabral ultrapassou sem dificuldades a fase de qualificação e a 1a ronda do quadro, perdendo com o recente vencedor da prova A de Alcobaça, Pedro Barosa (GC Português), num encontro muito equilibrado, no qual o Francisco se apresentou muito motivado e com um excelente nível de ténis. Esperemos que seja capaz de manter este nível no futuro!
Resultados:
Catarina Santos
Quadro Principal
1ª ronda - p. Sara Lourenço (CTP Brandão) 6-1 6-2;
João Almeida
Qualificação
1ª ronda - p. Paulo Castela (CNS Assunção) 2-1 des.;
Francisco Guerra
Qualificação
1ª ronda - v. Luís Murteira (CT Coimbra) 4-0 5-3;
2ª ronda - p. Tiago Silva (C. Vale) 6-2 6-0;
Francisco Cabral
Qualificação
1ª ronda - v. Gonçalo Tenreiro 4-0 4-0;
2ª ronda - v. José Perez 6-1 6-3;
Quadro Principal
1ª ronda - v. Salvador Bandeira (C. Vale) 6-0 6-0;
1/4ºs Final - p. Pedro Barosa (GC Português) 6-3 3-6 6-3.
FOTO: Francisco no Sport em Outubro de 2008.