segunda-feira, 31 de março de 2008

JOAQUIM FERREIRA FINALISTA DO CIRCUITO SPORT ZONE / HEAD EM SUB-16

O Joaquim Ferreira, ainda no seu primeiro ano nos Sub-14, atingiu a final do Circuito Sport Zone / Head em Sub-16, que se realizou no Estrela e Vigorosa Sport, entre os dias 24 e 30 de Março. Frente a Delfim Teixeira, a vitória acabou por escapar-lhe, pelo parciais de 4/6 6/0 6/1. Filipe Mendes foi semi-finalista, perdendo com o Joaquim, por 6/2 6/1.

Nos Sub-12, Bernardo Manahu e João Almeida atingiram os quartos-de-final (ultrapassando a fase de grupos e os oitavos-de-final).

sexta-feira, 28 de março de 2008

FORTE CONTINGENTE DO SPORT NO CAMPEONATO REGIONAL DE JUNIORES DA A.T. PORTO!

Tem início no próximo domingo, a edição de 2008 do Campeonato Regional de Juniores da Associação de Ténis do Porto, nos courts no Ginásio Clube Vilacondense que se joga até 5 de Abril e conta com 7 atletas do Sport.
No quadro principal feminino, Inês Xavier mede forças com Mariana Santos do C.T. Braga, enquanto no quadro principal masculino, André Hüsgen joga com Afonso Marinho do CLIP, Rui Lima com Francisco Ramos do C.T. Porto e José Tinoco aguarda um qualifyer.
Na prova de qualificação masculina, com jogos marcados para domingo, Henrique Teixeira defronta José Pinto do Clip na 1a ronda, enquanto Tiago Vieira e Diogo Menezes, que beneficiaram de bye na 1a ronda, jogam o apuramento, respectivamente, frente a André Miranda do C.T. Braga e Bruno Soares do C.T. Porto.
A todos ficam os nossos desejos de muito boa sorte!
Actualização: Henrique Teixeira e Tiago Vieira já estão no Quadro Principal. O Tiago aproveitou uma falta de comparência para passar o qualifying, enquanto o Henrique venceu José Pinto (CLIP) por 6/0 6/2 e Eduardo Moura (CLIP) por 6/3 6/1. Menos sorte teve Diogo Menezes, derrotado por Bruno Soares (CTP) por 6/1 6/3.
Actualização 2: Inês Xavier está na 2ª ronda, após bater Mariana Santos (CTB) por 6/1 6/3. Vai jogar a seguir com Raquel Mateus (CTP). Após ultrapassar a 1ª ronda por falta de comparência, Tiago Vieira foi derrotado pelo 1º cabeça-de-série Pedro Granado (ETM) por 6/0 6/1. André Hüsgen desembaraçou-se do seu adversário da 1ª ronda, Afonso Marinho (CLIP), por concludentes 6/0 6/0. Henrique Teixeira já está nos quartos-de-final, após ter vencido a 1ª ronda por falta de comparência e a 2ª, face a Ricardo Oliveira (ANAG), por 6/0 6/3 - em princípio jogárá com Francisco Azevedo (CTP).
Actualização 3: Inês Xavier ultrapassou a sempre difícil adversária Raquel Mateus (CTP) por concludentes 6/1 6/1, marcando lugar na meia-final onde a espera Catarina Morais (ACA). André Hüsgen voltou a ser autoritário na sua vitória da 2ª ronda sobre João Moura (ANAG) por 6/0 6/1, tendo agora pela frente um duro teste, o seu antigo parceiro de treino e cabeça-de-série nº 1 deste regional, Pedro Granado (ETM).

ACTUALIZAÇÃO DE RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORT EM COMPETIÇÃO ESTA SEMANA!

No Maia Jovem, os últimos representantes do Sport em prova, José Tinoco e Rui Lima, foram eliminados em singulares na prova de consolação na 1a ronda, respectivamente, pelo Belga Van Dooren por 4-1 4-1, e pelo Espanhol Rivera por 4-0 4-0. Venceram, no entanto, a 1a ronda do quadro de pares ao derrotar o Eslovaco Kianicka e o Polaco Dmochowski com os parciais de 6-3, 4-6 e 10-8 no super tie break, perdendo nos 1/8os de final com o par composto pelo Britânico Broady e o Belga Van Dooren, por 6-0 e 6-1.
Em Sintra, na Penha Longa, Tiago Vieira, perdeu hoje com João Magalhães (E.T. Espinho) por 6-4, 6-7 e 6-2, na 1a ronda do quadro principal do "VALTÉNIS", torneio A de Sub-16.
Na 2a etapa do Circuito Sportzone/Head, a ter lugar no Vigorosa, nos escalões de Sub-12 e Sub-16, prova de categoria C, nos mais novos estão em prova Bernardo Manahu, João Almeida e Gonçalo Moutinho. Já no escalão dos mais velhos, Filipe Mendes e Joaquim Ferreira, têm visto os seus jogos da 1a ronda adiados por causa da chuva.
Faremos uma actualização dos resultados brevemente.

terça-feira, 25 de março de 2008

ATLETAS DO SPORT ELIMINADOS EM SINGULARES NA XVª EDIÇÃO DO MAIA JOVEM

José Tinoco e Rui Lima foram eliminados ontem, na 1a ronda do Quadro Principal, do XVº Maia Jovem, competição categoria I do circuito da Tennis Europe.
José Tinoco, que teve entrada directa, perdeu com Moos Sporken, o Holandês finalista nos Açores, que figura neste torneio como 7º cabeça de série, por pesados 6-0 e 6-1.
Rui Lima teve um percurso bastante diferente, pois teve que passar mais uma fase de qualificação, derrotando Rodrigo Navarro, por 6-0 e 6-0, o 1º cabeça de série, o Inglês Evan Hoyt, por 6-4 e 6-3, e derrotando na ronda de qualificação o Lisboeta, representante do Ace Team, Nuno Deus, por 6-0 e 6-3. Na 1a ronda do quadro, perante um adversário acessível, Rui desperdiçou a oportunidade de fechar o encontro em duas partidas, soçobrando por equilibrados 2-6, 7-5 e 6-4. Registo para estas duas semanas, com 8 encontros para o Rui, e finalmente os primeiros pontos para o ranking Tennis Europe, que permitirão entrar noutros torneios TE, no futuro.
Ainda na qualificação jogaram Mário Pinto, Joaquim Ferreira e Filipe Mendes. O Mário foi o único que logrou passar uma ronda, ao beneficiar da desistência do Espanhol Rodrigo Bernardez, quando liderava por 6-4 e 4-1. Na ronda seguinte, com um adversário mais experiente, Bruno Soares (C.T.Porto) a sua atitude deixou muito a desejar perdendo por 6-1 e 6-3.
Na 1a ronda da qualificação, Joaquim Ferreira perdeu na 1a ronda com Alexandre Silva por 6-3 e 6-1, e Filipe Mendes, perdeu com Diogo Rodrigues (C.T. Lagos) por desequilibrados 6-1 e 6-0, mas ambos com a sensação que podiam equilibrar muito mais os jogos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

TIAGO VIEIRA VENCE 1a ETAPA DO CIRCUITO SPORTZONE/HEAD!

Tiago Vieira foi o grande vencedor da 1a etapa do Circuito Sportzone/Head em Sub-16, que se realizou no Clube de Ténis do Porto, de 15 a 21 de Março, ao derrotar Julien Sionnet da Escola de Ténis da Maia com os parciais de 6-0, 3-6 e 6-2. O Tiago representa o Sport há cerca de ano e meio, e este foi, porém, o primeiro título como atleta do Sport, que muito nos agradou! O Tiago, viaja agora na próxima 5a feira para Sintra, com a Associação de Ténis do Porto, para jogar o Torneio A de Sub 16 "Valténis" na Penha Longa, de 27 a 30 de Março.

quarta-feira, 19 de março de 2008

ESPERANÇAS DO SPORT EM ACÇÃO NO CTP!

Joana Neves, João Almeida, Francisco Guerra e Bernardo Manahu estão a participar durante esta semana, no Circuito Sport Zone / Head, em sub-12, a decorrer no Clube de Ténis do Porto.
A Joana, de apenas 9 anos, já está nas meias-finais, após ter ultrapassado a fase de grupos (onde venceu Rita Barros e Isabel Reis, e perdeu com Ângela Nunes) e os quartos-de-final. O João passou a fase de grupos invicto e perdeu nos oitavos-de-final com Francisco Melo por 5/3 4/2, o Bernardo também passou o seu grupo invicto e já assegurou presença nos quartos-de-final depois de ter vencido Alexandre Costa por 4/0 4/0.
P.S.: A Joana perdeu nas meias-finais por 4/2 5/3 com Inês Lopes, e o Bernardo venceu o Nuno Pinto da Costa por 4/1 4/2, ficando-se depois meias-finais, derrotado por Rodrigo Navarro, por 4/1 5/3, num encontro em que teve set points no 2º set.
P.S.2: Nos Sub-16, o Tiago Vieira está na final após vencer João Magalhães nas meias-finais, por 7/5 6/4. O seu adversário será Julien Sionnet, da ET Maia. Nos sub-18, Diogo Menezes ficou-se pela 1ª ronda. Boa sorte para o Tiago, que joga amanhã às 9h30 no CTP.

terça-feira, 18 de março de 2008

INÊS XAVIER EM DESTAQUE NO CIRCUITO MARCA EM ESPANHA!

Inês Xavier encontra-se em Valladolid, no Club Lasa Sport, onde se disputa o 1º torneio do Circuito Marca, o mais importante circuito Sub-16 do Ténis Espanhol. Com entrada directa no quadro principal, disputou e ganhou para 2 jogos, por 6/4 6/4 a Maria de La Torre, e 6/1 6/3 a Tamara Álvarez, mostrando um nível de jogo muito bom, segundo o Coordenador das Selecções da AT Porto, Rui Silva, responsável por esta comitiva que se deslocou a Espanha. Nos quartos de final, a Inês não teve grandes hipóteses, sendo batida por 6/1 6/1 por Loreto Martínez, adversária de outro calibre! Parabéns à Inês pela sua performance positiva neste torneio, e continuação de bons jogos para os outros portugueses em prova!

ATLETAS DO SPORT EM DESTAQUE NO TE SUB-14 DOS AÇORES!

Decorre desde sábado, dia 15, e até ao próximo sábado, dia 22, o XIV Lawn Tennis Club Tournament, torneio de Categoria 2 pontuável para o Ranking da Tennis Europe. Dos 4 participantes do Sport no qualifying - Joaquim Ferreira, Rui Lima, Filipe Mendes, Mário Pinto - , só o Rui Lima logrou passar rondas, ultrapassando inclusivé esta prova de qualificação. No quadro principal perdeu na primeira ronda face a Henrique Costa, embora tenha dado boas indicações para um futuro próximo, prometendo entrar no ranking TE em breve...
José Tinoco teve entrada directa no quadro principal e cometeu a proeza de afastar na 1ª ronda o 4º cabeça-de-série (nº 42 TE), em 3 equilibrados sets, naquela que constitui mais uma prova da evolução do Zé Tó. Parabéns aos atletas e ao treinador que os acompanha, Pedro Canedo, e prometemos trazer-vos o resultado do jogo de amanhã do Zé Tó com o Henrique Costa - procurando "vingar" a derrota do seu parceiro de treino.

Resultados completos
Qualifying:
Joaquim Ferreira vs Gleb Bylibov (Ale) - 3/6 5/7
Filipe Mendes vs Samuel Cabanas (Por) - 2/6 0/6
Mário Pinto vs Miguel Santos (Por) - 1/6 5/7
Rui Lima vs Martim Sousa (Por) - 6/4 6/4
Rui Lima vs Tim Knipping (Ale) - 7/5 7/5

Quadro Principal:
Rui Lima vs Henrique Costa (Por) - 6/3 3/6 3/6
José Tinoco vs David Rennhak (Ale) - 4/6 6/1 6/4
P.S.: O Zé Tó perdeu em dois equilibrados sets, por 6/4 6/3 com o Henrique Costa, mas o Rui Lima ganhou o primeiro jogo da Consolação ao André Murta, o que lhe garante o seu primeiro ponto para o ranking TE! Em pares, o Zé e o Rui ultrapassaram a primeira ronda do quadro, batendo o par alemão composto por Dietz e Schorner, por 6/4 1/6 6/3.

sexta-feira, 14 de março de 2008

SPORT DOMINA CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-14!

Decorreu esta semana no Clube de Ténis do Porto o Campeonato Regional de Infantis / Troféu José Mendes, que viu o seu final antecipado devido às partidas de alguns atletas esta 6ª feira para o Torneio Internacional dos Açores, que se inicia este fim-de-semana.
Justificando os estatutos de 1º e 2º cabeças-de-série, respectivamente, José Tinoco e Rui Lima, parceiros de treino, disputaram entre si a final, sorrindo a vitória ao primeiro, pelos parciais de 7/5 7/5.
Nas meias-finais afastaram os pré-designados 3 e 4, com autoridade: José Tinoco impôs-se a Bruno Soares (CTP) por 6/4 6/0, e Rui Lima desenvencilhou-se de Rui E. Silva (ETM) por 6/2 6/3.
Parabéns aos atletas e ao seu treinador Ricardo Cortes, bem como a toda a equipa técnica do Sport Club do Porto!
Uma menção aos outros dois jogadores do Sport que jogaram este Quadro Principal, e que foram ambos derrotados por Rui Lima, tendo Joaquim Ferreira sido o único a "roubar-lhe" um set antes da final. 1ª ronda: Rui Lima v. Filipe Mendes 6/3 6/1; 4os Final: Rui Lima v. Joaquim Ferreira 6/3 3/6 6/4.

quinta-feira, 6 de março de 2008

CAMPEONATO REGIONAL DE INFANTIS / TROFÉU JOSÉ MENDES

Durante a próxima semana, a começar dia 8 e a terminar dia 15, vai ter lugar o Campeonato Regional de Infantis / Troféu José Mendes, nos courts do Clube de Ténis do Porto.
O Sport estará representado pelos 2 primeiros cabeças-de-série do Quadro Principal Masculino, José Tinoco e Rui Lima, bem como pelo 6º cabeça-de-série, Joaquim Ferreira, e ainda por Filipe Mendes, também no Quadro Principal.
Ditou o sorteio que houvesse um derby do Sport logo na 1ª ronda, a opor Filipe Mendes a Rui Lima.
Aqui estão os jogos que envolvem jogadores do Sport e respectivos horários:
José Tinoco vs Gabriel Andrade (CTM) - Domingo, 09/03, 13h
Rui Lima vs Filipe Mendes - Domingo, 09/03, 16h
Joaquim Ferreira vs qualyfier - Domingo, 09/03, 16h
ACTUALIZAÇÃO DE RESULTADOS
1a. José Tinoco v. G. Andrade 6-1 6-1, 2a. José Tinoco v. A. Silva 6-3 6-1, joga hoje com Vasco Torgal (ETM) às 18h;
1a. Rui Lima v. Filipe Mendes 6-3 6-1, 2a. Rui Lima v. Vasco Barros 6-1 6-3, joga hoje com Joaquim Ferreira às 17h;
1a. Joaquim Ferreira v. R. Navarro 6-1 6-0, 2a. Joaquim Ferreira v. José Albuquerque 6-0 6-1, joga hoje com Rui Lima às 17h.

quarta-feira, 5 de março de 2008

AFONSO VIANA VENCEDOR DO MINI-CIR DE MIRAMAR!

Realizou-se no passado dia 1 de Março mais uma etapa do Mini-Cir, nos escalões de Sub-6 e Sub-8, no Sport Clube Alberto Sousa, em Miramar. Os Sub-8 registaram 47 presenças, entre os quais os jogadores do Sport Carlota Arce, Isabel Queirós, Sebastião Eça, Manuel Monteiro, Manuel Gonçalves e Afonso Viana.
Para além de estarem todos de parabéns pela qualidade de ténis e evolução demonstradas, os resultados foram também bastante agradáveis. Todos lograram passar a fase inicial de grupos, e o Afonso Viana sagrou-se mesmo o grande vencedor, derrotando na final David Canavezes por 10/3 e 10/5.
À Carlota, à Zabel, ao Sebas, ao Manel, ao Manel, e ao Afonso, continuem a evoluir e a gostar de jogar ténis e competir!

segunda-feira, 3 de março de 2008

JOSÉ TINOCO FINALISTA DO "TORNEIO DE CARNAVAL 2" NA PÓVOA DE VARZIM!

José Tinoco foi finalista, no escalão de Sub-18 do "Torneio de Carnaval 2", que se realizou no fim-de-semana de 1 e 2 de Março, na Academia de Ténis da Póvoa de Varzim, ao perder com Miguel Horta (A.T.R.Cayolla), pelos parciais de 6-2 6-3. Pelo caminho deixou Ricardo Reis, que venceu por 6/4 6/2, e Octávio Torres, que venceu por 6/4 1/6 7/6.
No escalão de Sub-14 masculinos, Filipe Mendes foi eliminado por Joaquim Ferreira, por 6-1 6-3 nos 1/4os de final, soçobrando este por equilibrados 7-5 7-5 face a Rodolfo Pereira nas meias finais.

INÊS XAVIER É VICE-CAMPEÃ REGIONAL ABSOLUTA!

Realizou-se durante a última semana, no Clube Sportivo Nun'Álvares, o Campeonato Regional Absoluto da Associação de Ténis do Porto.
Em masculinos, os atletas do Sport estiveram relativamente discretos, e, apesar do Rui Lima ainda ter ultrapassado a fase de qualificação, nenhum logrou passar a 1ª ronda do Quadro Principal.
Em femininos, Inês Xavier justificou em parte o estatuto de 1ª cabeça-de-série, chegando à final sem dificuldades de maior. Aí, defrontou Adriana Silva, que demonstrou ter maior capacidade de aceleração, o que acabou por fazer a diferença num jogo em que a Inês perdeu por 6/3 e 6/3.

FRANCISCO CABRAL E JOANA NEVES NOS 1/4 FINAL DO CAMPEONATO REGIONAL DE SUB 12

Francisco Cabral e Joana Neves são os únicos sobreviventes da armada de Atletas do Sport, depois de se apurar para os 1/4s de final, depois de bater Pedro Lima(Vigorosa) e José Oliveira(C.T.Porto). No próximo sábado joga com o principal favorito na conquista do título, Ivo Rodrigues(C.T.Porto). Já a Joana, venceu Raquel Pichel(C.T.Porto), e joga o acesso às meias finais contra a Maria Tavares(A.T.R.Cayolla). Aos dois, ficam os nossos desejos de muito boa sorte.
Gonçalo Moutinho passou o qualifying mas perdeu no duelo fratricida com Arthur Garat na 1a ronda do quadro principal, que viria a perder nos 1/8s de final para Afonso Faria(C.T.Braga). Francisco Guerra perdeu na ronda de acesso ao quadro principal com Eduardo Costa(C.T.Braga) enquanto João Almeida perdeu na 1a ronda do quadro principal com Francisco Ferreira(C.T.Braga), o mesmo se tendo passado com Pedro Moreira, que perdeu com José Perez(S.C.A.Sousa), e Bernardo Manahu, que saiu derrotado pelo 1º cabeça de série, Zé Dória(S.C.A.Sousa).