segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

JOSÉ TINOCO VENCE NO ESTORIL

José Tinoco foi o grande vencedor, em singulares e pares, do Torneio de Natal do Clube de Ténis do Estoril. Esta era a 4a prova A, categoria mais cotada, do calendário da Federação Portuguesa de 2007, e o Zé venceu na final o Algarvio Ricardo Jorge por 6-3 6-3. Antes da final, venceu na meia final Ivo Lapão por 6-2 6-1, e André Murta do Algarve por 6-1 6-3 nos quartos de final.
Já nos pares, o Zé , associado ao Rui Lima, venceram Nuno Deus e Luís Palha por 6-4 6-4, depois de nas meias finais terem derrotado o dificil par formado por Henrique Costa e Ricardo Jorge em três sets.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Actualização de resultados do Sub-14 A do Estoril

O Torneio de Sub-14 de nível A que se realiza até Domingo no Clube de Ténis do Estoril produziu hoje mais um derby do Sport, e mais uma vez entre parceiros de treino. A vitória do José Tinoco (confirmando o estatuto de 1º cabeça-de-série do torneio) sobre o Rui Lima acabou por ser relativamente confortável, como traduzem os parciais de 6/2 6/3.
Continuando a aproveitar a colaboração de um jornalista infiltrado na comitiva do Sport, conseguimos mais uma vez publicar em exclusivo os pensamentos do Rui após o encontro: "acho que amadureci um pouco desde o último torneio; tentei manter um nível constante do início ao fim dos encontros e reduzi a quantidade de gritos semi-histéricos, o que é bom para todos, principalmente para o tráfego aéreo!".
Em pares, as duas duplas 100% Sport - José Tinoco / Rui Lima e Filipe Mendes / Mário Pinto - passaram a 1ª ronda, enquanto Joaquim Ferreira ficou pelo caminho.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Atletas do Sport em destaque nos primeiros dias do Sub-14 do Estoril!

Filipe Mendes e Mário Pinto travaram um verdadeiro derby interno do Sport nos courts do Clube de Ténis do Estoril, para decidir quem passava ao Quadro Principal, isto após ambos terem vencido a 1ª ronda do qualifying - o Mário venceu o Daniel Faria, do Carcavelos Ténis, por 2/6 6/1 6/3, e o Pipo derrotou o Miguel Carido, do CIF, por 6/7 6/1 6/0. A vitória neste duelo entre parceiros de treino acabou por sorrir ao Mário, pelos parciais de 6/7 6/4 6/4, isto após ter estado a perder 7/6 e 4/1 (!). O Pipo acabou por referir no fim do encontro que tinha feito "poop in the quakes".
Já no quadro principal, o sorteio voltou a determinar um encontro 100% Sport entre o Mário Pinto e o Rui Lima, com a vitória a sorrir ao segundo por 6/3 e 6/1. O Mário sintetizou a sua participação com as seguintes palavras: "fiz um bom torneio, especialmente considerando que ainda não sou Sub-14; agora estou ansioso por voltar aos treinos para aprender a controlar o meu mau feitio".
Ainda no quadro principal, o José Tinoco justificou o estatuto de primeiro cabeça-de-série com uma boa vitória sobre Henrique Pereira, do CT Jamor, por 6/2 7/6 (3), enquanto o Joaquim Ferreira não conseguiu contrariar o favoritismo do 2ª cabeça-de-série Henrique Costa, do CT Sassoeiros, sendo derrotado por 6/0 6/1, resumindo o encontro assim: "tive as minhas oportunidades mas deixei-as escapar... parecia que a minha pulsação não passava das 80 por minuto".
Amanhã, e pela 3ª ronda consecutiva, um derby Sport, na 2ª ronda do quadro principal, a opôr José Tinoco a Rui Lima. There can be only one...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ANDRÉ HÜSGEN E MÁRIO PINTO FINALISTAS

André Hüsgen foi hoje derrotado de forma inglória pelo seu adversário Pedro Granado, por 0-6 6-4 6-4, numa final que chegou a dispôr de ponto para fazer 5-2 no 2º set, mas com muito mérito do seu adversário, não conseguiu aproveitar essa vantagem, e apesar de ser ter recomposto, e lutado sempre muito no 3º set, a maior regularidade do Atleta da E.T. da Maia deu os seus frutos. Fica, no entanto, na retina, o excelente nível, por vezes mostrado pelo André, que esperamos ver em mais torneios!
Na final de Sub 14, outro duelo E.T. Maia- Sport, com o favorito Rui E. Silva a derrotar o nosso Atleta Mário Pinto por 6-1 6-1, num resultado que não reflecte o equilibrio que houve no encontro. Mário Pinto, de 12 anos acusou alguma inexperiência e muitas foram as vantagens em jogos que desperdiçou, fruto do maior traquejo de Rui Silva.
Apesar das derrotas, os dois obtiveram excelentes vitórias e desempenhos ao longo do torneio que deixa antever um ano de 2008 interessante, no mínimo!

ANDRÉ HÜSGEN E MÁRIO PINTO FINALISTAS NA MAIA!

No Torneio de Natal, nos escalões de Sub 14 e Sub 18, que termina hoje no Complexo de Ténis da Maia, Mário Pinto, nos mais novos, ao derrotar Tomás Marques com os parciais de 5-7 6-3 6-2, apurou-se para a final, hoje às 15 horas, onde vai defrontar Rui E. Silva, da E.T. Maia, que derrotou na outra meia final o nosso Atleta Joaquim Ferreira por 6-2 6-2.
Nos escalão dos mais velhos, André Hüsgen apurou-se facilmente para a final, ao vencer Duarte Silva, da E.T. Maia, por 6-2 6-0. Na final vai encontrar um velho rival, Pedro Granado, que agora representa a E.T. Maia, também às 15 horas.
Muito boa sorte para os dois!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

ATLETAS DO SPORT JÁ TÊM ADVERSÁRIOS NO "A" DE SUB 14 DO ESTORIL

Filipe Mendes e Mário Pinto, na prova de qualificação, jogam respectivamente contra o Miguel Carido e Daniel Faria às 17h30 do dia 26 de Dezembro.
José Tinoco joga dia 27, contra Henrique Pereira às 9 horas. Nesse mesmo dia, Joaquim Ferreira defronta Henrique Costa às 10h30 e Rui Lima aguarda um adversário apurado da Qualificação, num jogo marcado para as 13h30.
Este Torneio A de Sub 14 realiza-se de 26 a 31 de Dezembro no Clube de Ténis do Estoril.

TORNEIO DE NATAL - MAIA - SUB 14 E SUB 18!

Joaquim Ferreira, Mário Pinto e André Hüsgen lograram a qualificação para a ronda seguinte.
Nos Sub 14, Joaquim Ferreira venceu Paulino Figueiredo por 6-2 6-1, e Mário Pinto assinou uma excelente vitória ante Rui J. Silva por 5-7 6-3 6-3.
No escalão de Sub 18, André Hüsgen venceu José Alves, do CT Porto, a quem não tinha ganho em 2007, em três equilibradas partidas que culminaram num 7-5 no último parcial, enquanto Tiago Costa foi eliminado por João Maio, da E.T. Maia, por 6-3 6-4.

INÊS XAVIER FINALISTA NO TORNEIO A SUB 16!

Inês Xavier alcançou a final do Torneio A de Sub 16, que se realizou de 15 a 19 de Dezembro, nos courts do Centro de Ténis da Quinta da Marinha, em Cascais. Na final, perdeu com Patrícia Martins, uma atleta com muita experiência em finais, antiga Campeã Nacional de Sub 12 e Sub 14, que venceu recentemente um torneio de Sub 16, a contar para a Classificação da Tennis Europe, por 6-2 3-6 e 6-0. Ficam no entanto as vitórias sobre Margarida Moura nos 1/4ºs de final, e sobre Cátia Rodrigues, duas atletas com quem a Inês já tinha perdido em 2007. À Inês muitos parabéns pelo torneio!
Já João Monteiro, foi eliminado nos 1/4ºs de final pelo vencedor do torneio, Pedro Lopes do CET Oeiras, com os parciais de 6-4 5-7 e 6-2.
(Foto: Inês com Mariana Alves e Patrícia Martins)

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ACTUALIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORT NOS VÁRIOS TORNEIOS

TORNEIO A DE SUB 16 DA QUINTA DA MARINHA
Inês Xavier apurou-se ontem para as meias finais deste torneio ao derrotar a Margarida Moura do CT Porto por 6-4 2-6 e 6-3. Vai defrontar hoje Cátia Rodrigues de Leiria. João Monteiro ao vencer Danyal Sualehe por 6-4 6-1, apurou-se para os 1/4os de final, onde vai defrontar Pedro Lopes do CET Oeiras, o principal favorito à conquista da vitória final. Em pares, só a Inês logrou apurar-se para a ronda seguinte, associada à Margarida Moura. Os rapazes, foram menos bem sucedidos: João Monteiro fez dupla com Vasco Valverde, do CT Jamor, perdendo para os Algarvios Coelho/Gomes por 3-6 7-6(9) e 6-4; José Tinoco jogando com Tomás Mendes do CT Jamor, foram eliminados por Dias/Martins do Ace Team por 6-3 6-2; Rui Lima associado a Miguel Rocha, cedeu perante a dupla Monteiro/Valverde por 6-1 6-0.
TORNEIO DE NATAL SUB 14/SUB 18 - COMPLEXO DE TÉNIS DA MAIA
Tiago Costa foi o nosso único atleta que jogou ontem, vencendo por 6/4 7/6 (3) Miguel Mateus do CT Porto. Junta-se agora ao André Hüsgen na ronda seguinte nos Sub 18, e a Joaquim Ferreira e Mário Pinto nos Sub 14.
Mais tarde faremos a actualização dos resultados do 5º Open Seat, no qual temos muitos atletas envolvidos!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

SÉNIORES MASCULINOS TERMINAM O GRUPO EM 2º LUGAR

A Equipa de Séniores Masculinos composta por Álvaro Teixeira, André Hüsgen, Diogo Menezes, Filipe Bela, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira, Henrique Teixeira, João Monteiro, José Tinoco, Rui Lima, Tiago Costa e Tiago Vieira ficou em 2º lugar do seu grupo da Fase Regional, na 3a Divisão do Campeonato Nacional de Interclubes.
Apesar das vitórias fora, por 3-2 frente ao Ala Nun'Álvares de Gondomar e por 4-1 frente ao Clube de Ténis de Ermesinde, a derrota por 4-1 em casa com o Lawn Tennis Club da Foz, num grupo que só apurava o primeiro classificado para a fase seguinte, determinou assim o 2º lugar do grupo para a equipa!
Ressalve-se que é uma equipa muito jovem, com uma média de idades a rondar os 16 anos, e na qual, só o Álvaro está acima dos 18 anos. Acreditamos que esta equipa pode, nas próximas épocas, lutar pelo acesso à Fase Nacional que determina o Campeão Nacional da 3a devisão e o acesso à 2a divisão.
Esperemos que assim seja para o ano!

Atletas do Sport em Acção no fim de semana!

Este fim de semana, muitos atletas do Sport estiveram em acção, em diversos locais do País!
TORNEIO A DE SUB-16 - QUINTA DA MARINHA C.T.
Os Atletas presentes tiveram destinos diferentes: José Tinoco passou três rondas no quadro de pré-qualificação, com uma excelente vitória sobre João Magalhães, de Espinho, na ronda de qualificação. Como o sorteio tem destas vicissitudes, João Monteiro que aguardava um jogador apurado do Pré-Qualifying, calhou como o adversário José Tinoco. Neste duelo fraticida, a vitória sorriu a João Monteiro por 6-3 6-4. Depois teve uma dupla vitória frente a Miguel Rocha do Ace Team, primeiro na ronda de apuramento da Qualificação, e depois na 1a ronda do Quadro Principal, fruto da desistência de Bruno Ferreira, adversário inicialmente definido para defrontar o João. Assim, o João joga hoje o apuramento para os 1/4os de final frente ao Danyal Sualehe, do CET Oeiras. Na mesma situação está a Inês Xavier, que eliminou Andreia Bicho por 6-3 6-2 e joga agora com a Margarida Moura, do C.T. Porto. Rui Lima, que tal como João Monteiro, esperava um adversário apurado do pré-qualifying acabou por ser eliminado por Tomás Pereira do CIF por 6-4 7-5.
TORNEIO DE NATAL - COMPLEXO DE TÉNIS DA MAIA
No escalão de Sub-14 Joaquim Ferreira com duas vitórias fáceis já está na 3a ronda do Quadro. Em igual fase está Mário Pinto, depois de vitórias mais complicadas! Só voltam a jogar na 4a feira! No escalão de Sub-18, estavam 3 atletas do Sport em prova. André Hüsgen e Tiago Costa apuraram-se para a ronda seguinte com facilidade, menos feliz esteve Diogo Menezes, que foi, mais uma vez, derrotado em 3 equilibrados sets, por Duarte Silva, da E.T. Maia.
INTERCLUBES SÉNIORES MASCULINOS - C.T. ERMESINDE vs SPORT C.P.
No Domingo, no Complexo da Piscina Municipal de Ermesinde, a equipa de Séniores Masculinos, derrotou por 4-1 a sua congénere local. Tiago Costa não deu hipótese a Sérgio Perestrelo, com os parciais de 6-4 6-2, Tiago Vieira derrotou Tiago Reigada por 6-3 6-3, e Álvaro Teixeira venceu André Dias por 6-1 6-0. Nos pares, a dupla Teixeira/Vieira venceu 6-1 6-0 a Dupla Reigada/Perestrelo, e a dupla Costa/Menezes cedeu o único ponto da Equipa de Ermesinde por 6-4 6-4, face a Daniel Santos/Daniel Monteiro.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Seniores jogam Domingo às 14 horas!

A Equipa de Séniores Masculinos, vai, no próximo Domingo 16 de Dezembro às 14 horas, jogar contra o Clube de Ténis de Ermesinde, no Complexo das Piscinas Municipais de Ermesinde.
Muito boa sorte!

Atletas do Sport já conhecem os seus Adversários no A de Sub 16 na Quinta da Marinha!

Os Atletas do Sport, Inês Xavier, João Monteiro, Rui Lima e José Tinoco já conhecem os seus adversários no torneio A de Sub 16, que se realiza de 15 a 19 de Dezembro, no Quinta da Marinha Centro de Ténis, em Cascais.
Inês Xavier, joga na 1a ronda do Quadro Principal contra Salomé Duarte do Albi S.C. de Castelo Branco, mas só joga dia 16 em hora por definir.
João Monteiro e Rui Lima, no Quadro de Qualificação, esperam ambos por adversários da prova de Pré-Qualificação, e tem jogo marcado para dia 15, no segundo turno das 14 horas.
José Tinoco, está no quadro de Pré-Qualificação e espera um adversário, com quem jogará a partir das 11 horas do dia 15.
Serão acompanhados pelo Ricardo Cortes.
Boa sorte a todos!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Francisco Cabral Vencedor do 4º OPEN SEAT!

Francisco Cabral, com 10 anos, foi o vencedor do 4º Open Seat, no escalão de Sub 12 Masculinos, que se realizou no passado fim de semana de 8 e 9 de Dezembro, no novo Complexo de Ténis do Sport Club do Porto, na Circunvalação, anexo ao Parque da Cidade, ao derrotar na final, Nuno Borges da Escola de Ténis da Maia, com os parciais de 4-2 4-2.
Outros Atletas do Sport tiveram uma participação honrosa: Arthur Garat perdeu na 1/2 final com Francisco Cabral por 4-1 4-1, enquanto Nuno Pinto da Costa, João Almeida e Bernardo Manahu saíram derrotados nos 1/4 de final. Destaque positivo também para os menos experientes Tiago Nina, Gonçalo Moutinho e Luís Nogueira que lograram passa pela primeira vez num torneio de Sub-12 a fase de grupos, sendo eliminados no primeiro jogo do quadro eliminatória.
No escalão feminino, Joana Neves, ganhou dois encontros e perdeu outros dois!
Já no escalão de Sub 14 Masculinos, numa final com dois atletas do Sport, José Tinoco dominou Joaquim Ferreira, com os parciais de 6-0 e 6-1, num encontro muito desnivelado!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Jantar de Natal Ténis Adultos!

Decorreu no passado dia 6 de Dezembro no Clube o jantar de Natal para todos os alunos Adultos da Escola de Ténis do Sport Club do Porto. Estiveram presentes 30 "jovens promesssas" do nosso clube. O ambiente foi de puro convívio durante toda a noite, em que o ponto alto foi a troca de uma pequena lembrança entre todos os presentes. Esperamos que dentro de um ano nos possamos reunir novamente e contar com uma maior adesão por parte de todos os alunos.
Em breve apresentaremos as melhores fotos da noite!
Boas Festas
Luis Carvalho/Henrique Assis

Séniores Masculinos vencem em Gondomar!

Numa Equipa que conta com um só jogador maior de 18 (Álvaro Teixeira, que, por sinal, deu uma excelente imagem este fim de semana), Sábado dia 8 de Dezembro, a (Jovem!) Equipa de Séniores Masculinos do Sport Club do Porto, capitaneada com mestria pelo Ricardo Cortes, foi a Gondomar vencer o Ala Nun'Álvares de Gondomar por 3-2, num jogo polémico!

Sport C. P. v. A. N. A. Gondomar 3-2
André Hüsgen v. Pedro Marinho 3-6 6-3 7-5
Álvaro Teixeira v. Carlos Fortunato 7-6 (5) 7-6 (4)
Mário Pacheco v. Tiago Vieira 6-2 6-3
André Hüsgen/José Tinoco v. Pedro Marinho/Gonçalo Cavalheiro 2-6 6-4 7-5
Mário Pacheco/Carlos Fortunato v. Tiago Costa/Diogo Menezes 6-0 6-2

Já no Domingo, 9 de Dezembro, perante uma equipa do Lawn Tennis da Foz mais poderosa, a nossa equipa saiu derrotada por 4-1, sem nunca deixar de lutar face à maior experiência dos atletas da Foz.

L.T.C Foz v. Sport. C.P. 4-1
João Bastos v. Rui Lima 6-4 6-1
César Sousa v. João Monteiro 6-2 6-3
Álvaro Teixeira v. Fernando Vasconcelos 3-6 6-2 6-1
Miguel Ramos/Miguel Leitão v. Álvaro Teixeira/Rui Lima 6-2 7-6(4)
João Bastos/César Sousa v. João Monteiro/Tiago Vieira 6-2 6-3

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

HORÁRIO DOS JOGOS DA EQUIPA DE INTERCLUBES SÉNIORES PARA O PRÓXIMO FIM DE SEMANA!

A equipa de Séniores Masculinos, composta por André Hüsgen, Álvaro Teixeira, Diogo Menezes, Filipe Bela, Gerardo Castro, Gonçalo Oliveira, Henrique Teixeira, João Monteiro, José Tinoco, Rui Lima, Tiago Costa e Tiago Vieira joga no Sábado às 14 horas em Gondomar contra a equipa local, e no Domingo, às 14 horas, aqui no Sport, com o Lawn Tennis da Foz.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sport domina 1a fase de Interclubes Sub 14!

A Equipa de Interclubes Sub 14 do Sport Club do Porto, composta pelo José Tinoco, Rui Lima, Joaquim Ferreira, Mário Pinto, Filipe Mendes e Tobias Lindner, capitaneados por Pedro Canedo, a jogar em casa no passado sábado, 1 de Dezembro, terminou no 1º lugar do seu grupo, ao derrotar a equipa do Ala Nun'Álvares de Gondomar por 3-0 e o Clube de Ténis de Braga, por 2-1.
A equipa aguarda agora a marcação da decisão do título Regional, contra a Escola de Ténis da Maia. Esperamos que a equipa possa conquistar o título que foi seu nas últimas três épocas!

Resultados:
Sport C.P. v. A.N.A Gondomar 3-0
Rui Lima v. Artur Araújo 6-1 6-1;
Joaquim Ferreira v. Daniel Proença 6-1 6-1;
Filipe Mendes/Mário Pinto v. Tiago Guimarães/Rafael Andrade 6-0 6-0;
Sport C.P. v. C.T. Braga 2-1
Rui Lima v. Alexandre Silva 6-1 6-2;
Joaquim Ferreira v. Marco Prata 6-0 6-0;
Filipe Mendes/Tobias Lindner p. José Almeida/José Inácio 4-6 7-5 3-6.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Entrevista a Ricardo Cortes no Rescaldo da Deslocação a Gotemburgo

Temos o prazer de vos apresentar de seguida um excerto de uma entrevista exclusiva com Ricardo Cortes, treinador do Sport Club do Porto, de regresso de Gotemburgo, Suécia, onde esteve a acompanhar os atletas do clube Inês Xavier e José Tinoco, que acabaram por ter actuações algo aquém do esperado.

Blogger: Bem-vindo Ricardo. Correu tudo bem na viagem de regresso?
Ricardo Cortes: Pá porreiro pá, porreiro... Correu tudo impéc!
B.: Então... como descreves a participação da Inês e do Zé?
R.C.: Bom... eu tinha as minhas expectativas, eles tinham as expectativas deles, e é claro que se tivermos isso em conta não posso considerar que tenha sido uma boa participação, embora os resultados possam ser considerados normais, se atendermos ao ranking e ao valor dos seus adversários.
B.: Quais eram as vossas expectativas então?
R.C.: As nossas expectativas indo para um torneio nunca podem estar muito longe da vitória no mesmo, e não estou a falar nisso como um sonho que não contamos a ninguém, como algo que se deseja e não se atinge. Não podemos ter medo de ir para os torneios com a meta bem definida de ganhá-los - a desilusão de perder à 1ª quando nos preparamos para tão altos voos é normal e não deve ser encarada como um motivo de desencorajamento, mas como uma etapa de aprendizagem. O que não pode acontecer é irmos para qualquer torneio a pensar que os quartos-de-final são um bom resultado! Talvez isto pareça arrogância ou até falta de contacto com a realidade, mas a partir do momento em que um jogador de ténis deixa de acreditar não lhe sobra muita coisa, e esta crença tem de vir de dentro! E é claro que há sempre o reverso da medalha, que é falar muito sobre como se vai ganhar, e depois chegar ao court e a nossa atitude não espelhar em nada o nosso discurso, que é algo que vejo muito por aí (aqui)...
B.: Pois. Não será no entanto pedir demais a estes jovens?
R.C.: Atenção! Ninguém lhes pede nada! Resultado nenhum! Só me custa que às vezes lhes falte aquela crença neles próprios NO COURT que muitas vezes marca a diferença entre ganhar e perder, entre passar uma ronda e ganhar o torneio.
B.: Mas se eles não sentirem confiança no seu jogo, não estarão a ser realistas ao colocarem a fasquia mais baixa?
R.C.: O conceito de confiança é muito traiçoeiro. Essa confiança de que estás a falar (que não passa por dar porrada na bola de qualquer maneira e feitio, e de não se conseguir falhar quando se está numa "zona de confiança") só se ganha a competir, e até o jogador menos dotado tecnicamente (mas bem treinado, é claro) pode ganhar jogos se acreditar que o pode fazer do 1º ao último ponto... E desde o 1º jogo do torneio! Não é a intensidade do jogador que tem de aumentar com o decorrer de um jogo ou de um torneio. O que pode variar é a qualidade do seu jogo, a sua intensidade tem que ser sempre máxima!
B.: Veja-se o exemplo do David Ferrer na última Masters Cup, não é?
R.C.: Exactamente. Recomendo aos nossos atletas que vejam o Rocky III e que aprendam o Eye of the Tiger.
(...)

Vejam esta entrevista completa algures em local incerto.